Ser sozinho e estar sozinho Que diferença faz estas condições na idade madura

Quando falamos das condições de ser sozinho ou estar sozinho logo nos vem à ideia de situações iguais, porém não é bem assim que acontece, existe na verdade uma grande diferença entre estar sozinho e ser sozinho.
A condição de estar sozinho para muitos não é muito agradável, é como sentir que “falta algo” ou alguém para preencher um espaço a ser ocupado, um vazio que somente se preenche com a presença de alguém ou alguma coisa. No entanto para outros estar sozinho é totalmente agradável, é confortante e intransferível.
Nos dias atuais o número de pessoas que vivem sozinhos é cada dia mais crescente e não menor é a quantidade de pessoas que mantém a opinião de que estar sozinho acaba por ser a melhor opção. 
Uma grande diferença está entre ser sozinho e estar sozinho, ser sozinho não significa sentir-se sozinho, podemos estar sozinho e sentirmos bem, tudo acaba por ser uma questão de maturidade e de crescimento pessoal. No entanto ser sozinho muita das vezes acaba por não ser algo tão bom assim, é bom termos com quem dividir nossas vidas, termos companhia, ter com quem viajar, confiar, etc.
Nestes casos aparentemente iguais mais que estão totalmente opostos nas condições de vida de um sujeito o ideal é morar sozinho mantendo relações afetivas no trabalho, no ciclo de amizades, num namoro, em uma amizade “especial e no entorno familiar”, procurar manter acesa a chama do afeto sem invadir a privacidade do habitat precisando apenas para isso entender que aquele que o cerca não é a pessoa responsável pela sua felicidade e sim você mesmo, apenas você pode direcionar sua vida e sua felicidade para o patamar desejado.
A partir do momento que esta insígnia é compreendida tudo se torna mais simples e a condição de estar sozinho inclusive terá um significado ainda mais precioso, pois calcificada a idéia todo o processo de aparente solidão toma outra dimensão.
Estar sozinho pode ser inclusive prazeroso, estar sozinho é encontrar-se consigo mesmo e interpretar sua própria peça teatral com nome de vida com mais astúcia e liberdade.
Quando se tem segurança o significado do estar sozinho e ser sozinho toma outra dimensão e independente da idade que se tenha o sujeito passa a valorizar com o mesmo peso os momentos acompanhados e aqueles que está sozinho, pois ambas as condições podem lhe dar prazer, prazeres distintos que se fundem ao mesmo objetivo.
Estar sozinho significa fazer o que “lhe da na teia”, ter ou não regras em sua casa, ter ou não ter horários para sua vida sem se preocupar com a condição imposta pelo outro. 
Em uma pesquisa recente encontramos opiniões diversificadas onde o sujeito alega que ama estar sozinho e odeia sentir-se sozinho, e que a solução encontrada foi justamente buscar companhias para conversar ou manter um relacionamento fixo porém cada qual em sua casa justamente para não afetar o sentimento prazeroso de estar sozinho.
A madures da vida é um período bastante comum de encontrar muito bem definida estas duas condições porque é neste período da vida que o sujeito dificilmente se sente solitário mesmo estando sozinho, ele consegue preencher seus momentos com atividades que lhe dão prazer e alegria sem depender do outro para tal. É nesta etapa da vida que o sujeito tem prazer em poder tomar decisões, definir metas, planejar situações sem a necessidade da “cobrança” alheia e esta condição passa ser algo consciente e não algo imposto pelo outro.
Portanto vamos nos movimentar respeitar a subjetividade de cada ser, aceitar a condição de cada um entendendo que estar sozinho tem significado tanto de prazer quanto de dor assim com ser sozinho, que cada condição terá uma condição distinta dependendo da visão daquele que vive a situação e daqueles que naturalmente o cerca.
Viver é sentir o pulsar do coração sem sentir a dor da solidão, viver é caminhar sozinho sentindo o prazer dos pés no chão, viver e dar as mãos a aquele que ao seu lado está apenas por ser você quem é, é encontrar no olhar o brilho do sol e no toque da pele a maciez e a ternura do luar.
A tranqüilidade emocional e o equilíbrio são as chaves de todas as decisões. Manter a qualidade de vida e o bem viver depende em muitas situações de nós mesmos e somente após aprendermos a lidar com todas as intempéries da vida é que alcançaremos o ideal de viver independentemente da idade que teremos.
Pense Nisso

Gilwanya Ferreira

CRP 04/42417

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.