O que você fez de bom, de bem hoje?

Você já parou para pensar que o dia a dia se torna algo tão rotineiro que não nos dá tempo de pensar no quão é importante prestarmos atenção nos nossos movimentos e deles avaliar o que fizemos de bom?

Se você fizer algo de bom, que te faça feliz, seu sorriso irá contagiar outras pessoas. Você já parou para pensar que pode ser assim que a felicidade funciona?

Somente quando somos felizes por nós mesmos é que podemos ver, transmitir a verdadeira felicidade para o outro.

Observar os movimentos é algo muito interessante e quando “não estamos fazendo nada” é a melhor hora que esta observação pode ser feita porque no corre corre as coisas passam mais despercebidas que nos dias de ociosidade.

Transmitir a nós mesmos as leituras de nossas ações diárias e deste momento poder decifrar o que é bom e pode nos fazer bem é muito importante para que possamos dar mais ênfase ao que poderemos chamar de “coisa boa”.

Quando não há ninguém ao teu redor estes movimentos podem ser melhores observados pois não podem ser comparados então a observação de si mesmo é inevitável.

São estas mensagens emitidas ao nosso ego, enviadas ao superego que desencadeiam a adrenalina do prazer inocente, do prazer de estar vivendo.

Pequenos atos, coisas que você sempre fez, porém nunca observou o quanto lhe faz bem ou o quanto lhe faz mal, esta observação é algo surpreendente.

Fazer o bem pode parecer muito subjetivo, mas também é algo claro e prático que podemos aplicar todos os dias da nossa vida. O ato de ajudar outra pessoa, por exemplo, é uma das formas de fazer o bem, assim como conversar com alguém que necessita de um ombro amigo.

Quando oferecemos nosso amor a quem está próximo estamos espalhando o bem. Dessa forma, não ajudamos apenas o outro, mas a nós mesmos pois, ao espalhar o bem, nos sentimos ainda melhores.

Não há quem discorde que o amor, a doação, a atenção e tantas outras formas de fazer o bem é algo contagiante, é algo que se torna inclusive positivo porque quanto mais bem fazemos, mais bem queremos fazer porque este bem feito a alguém reflete em nós mesmo.

O ato de fazer o bem eu posso afirmar que é um ciclo vicioso, o bem só trás bem e então quem recebe o bem, faz o bem não apenas para quem lhe deu bem, mas sim para outras pessoas também e assim vamos formando uma grande e poderosa corrente do bem. Lembram-se daquele filme “A corrente do bem” acho que de 2000?

“Um professor que desafia seus alunos a mudar o mundo e então começam a planejar que em cada favor (bem) recebido você deve passar para 3 pessoas e assim a corrente do bem se espalharia rapidamente”

Imagina que legal realmente seria se estas ações fossem tomadas a sério e fossem praticadas em todos os lugares?

Então porque não fazemos todos os dias o bem e principalmente o bem a nós mesmo onde é que tudo pode começar?

Imagine em sua casa, alegre-se em poder ter seu lugar, seja ele como for, faça dele um lugar de alegrias, crie espaços coloridos, a cor dá vida a vida que queremos ter, alimente-se de coisas boas, não precisa ser coisas caras, mas sim, saudáveis que vão lhe dar saúde para seus dias, vista-se com conforto, nem sempre o que é elegante é confortável, agradeça todos os dias os benefícios recebidos mesmo que eles sejam simples como um sorriso desprendido ou uma chuva que rega “sua lavoura”.

Realize-se nos teus ideais, sonhe sonhos que possam ser realizados, vista-se de entusiasmo lembrando que todos os dias você recebe um presente precioso ao despertar, este presente é a Vida.

Seja sincero com você mesmo, não minta porque você não mentirá para o outro e sim para você mesmo e isto pode lhe causar um mal tremendo porque o outro esquece, você não.

Seja corajoso(a), a coragem é a válvula que impulsiona a vida, acredite que pode dar certo e que você saberá o que é certo no momento exato.

Mostre para o mundo que você pode e mostre que quando você começa a praticar boas ações outras tantas pessoas podem percebem o quanto isto faz bem e começam a querer mudar também.

Reações positivas sempre geram positividade.

É preciso lembrar de um grande detalhe: o detalhe de “mostrar”, mostrar para o mundo é mostrar o lado verdadeiro deste bem, é exibir o lado legítimo desta ação porque se isto não acontece, não é fazer o bem e sim ‘MOSTRAR O BEM” e mostrar apenas para massagear o ego em que outras pessoas possam “te avaliar” não é fazer o bem e para seu próprio bem se não for genuíno o melhor é não fazer o bem.

Preste mais atenção com quem você passa seu tempo, rodear-se de pessoas positivas é o ideal. Estar ao lado de pessoas que amamos e nos fazem bem estimulam a nossa vontade de continuar e sermos cada dia melhores.

Avalie com atenção a sinceridade daqueles que pensamos que o sentimento a nós dispensados é verdadeiro ou interesseiro, fazer o bem também é cuidar de nós e nos afastarmos de pessoas que sugam nossa energia é um grande bem.

Problemas todos temos não é mesmo? Então faça de cada um deles um aprendizado também do bem, enfrente de cabeça erguida e coragem para que pouco a pouco eles sejam solucionados e da melhor maneira eliminados em sua totalidade, lembre-se: “seja corajoso (a)”.

Portanto, o que você fez de bom, de bem hoje?

Fez o bem a você mesmo? Sorriu para alguém desconhecido ao caminhar até a padaria? Parou para esperar o pedestre passar sem reclamar? Comprou algo sem que aquele que pede pedir e a ele ofereceu? Olhou-se no espelho e se viu como alguém “tão belo”? Tomou um banho de chuva e sorriu para a vida?  Ligou para alguém que a muito não conversava? Visitou alguém despretensiosamente? Deu um grito e disse: “Carinha! Que trem bom demais da conta!, Amou intensamente aquele(a) que ama num ato de surpresa leve? Tomou ou comeu aquele enorme sorvete, açaí, torta, bolo, seja lá qual guloseima seja apenas porque sentiu desejo? Foi passear com aquela pessoa agradável que a muito tempo você pensava em convidar? Reuniu-se com pessoas legais? Foi visitar uma instituição de longa permanência e levou seu abraço? Conheceu aquele lugar que tanto tinha vontade de ir? Preservou uma amizade que tanto lhe faz bem? Hummmm tantas outras coisas…. Você Respirou? Pensou? Refletiu?

A vida está passando…

Então, isto é também fazer o bem e aí eu lhe pergunto:

– O que você fez de bom, O que você fez de bem hoje?

Pense nisso

Gilwanya Ferreira

CRP 04/42417

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •