Prioridades

Estabelecer prioridades a partir de uma idade madura é resguarda-se de surpresas não desejadas durante os longos anos que ainda teremos que viver.

Determinar metas e ter controle sobre suas finanças também é uma forma inteligente de cuidar “da saúde”.

Enquanto somos jovens o comum é não dar tanta importância às prioridades além daquelas que fazem parte do cotidiano do jovem e do jovem adulto, porém com o passar dos anos, o amadurecimento chegando estas necessidades surgem como algo inevitavelmente importante para que o sujeito agora adulto possa controlar melhor sua vida e a vida daqueles que dele dependem, esposa, marido, filhos etc.

O dia a dia naturalmente agitado faz-nos agir “no piloto automático” executamos tarefas as quais estamos acostumados sem ao menos perceber o quão ela é representativa no nosso cotidiano. Vamos ao supermercado, ao açougue, à padaria, limpamos casa, mandamos os filhos para a escola depois das “tarefas comuns” dispensadas exclusivamente a eles, fazemos as refeições, organizamos as roupas de todos, saímos para o trabalho fora de casa, executamos as metas diárias necessárias, rompemos o dia e novamente voltamos à casa. Pegamos os filhos na escola, preparamos o jantar, ou o lanche da noite enquanto os filhos e o marido(esposa) tomam banho e se juntam à mesa. Novamente lavamos as louças observamos como foi o dia de todos e enquanto se preparam para dormir, ainda temos “tempo” para algumas coisinhas restantes do dia que se finda.

São muitas as tarefas, todos nós sabemos, e neste “automático” podemos ter um pouco de tempo para dedicar a nós e também descansar.

Este é o cotidiano da maioria dos adultos que formaram uma família e deles é provedor.

Porém sabemos que todas estas cargas horarias dispensadas à casa, à família e na maioria das vezes o excesso de compromisso com o passar do tempo faz com que o cansaço nos tire a vontade de seguir e nesta fase começaremos a não observar o quanto é importante a necessidade de termos prioridades em nossas vidas para que tudo possa funcionar perfeitamente e que os movimentos possam nos favorecer.

De nada adianta ter uma casa brilhando e não usufruir dela em momentos de paz…

De nada adianta ter um carro do ano e não determinar viagens que possam ser prazerosas.

E quando este tempo passa, nos vemos na idade madura, alguns aposentados, mas, o fato de não terem determinado prioridades ao longo dos anos, hoje se encontram com a saúde debilitada, as finanças descontroladas, a casa desorganizada e algumas deterioradas pelo tempo e sem condições de usufruir agora o tempo que o tempo fez passar.

Mas, como podemos determinar prioridades? O que podem fazer parte desta tão significativa palavra que possa mudar nossas vidas para melhor dia após dia?

Nada mais que fazer dos objetivos diários aquilo que mais for conveniente para o tempo que se está vivendo.

Para que tudo possa funcionar como pretendemos o ideal é conhecer aquilo que poderemos chamar de prioridade, ressaltando que prioridades são subjetivas, cada ser humano desde o nascimento determina prioridades em suas vidas de acordo com o seu próprio interesse.

Vamos lá, uma pessoa hoje com 60 anos, pode ainda determinar prioridades? É natural estabelecer prioridades na idade madura?

Claro que sim, aqui, queremos enfatizar que este pode ser sim, um tempo de “ouro” para tal feito e é “o tempo que determinamos” isto deve ter relevância.

Então, a partir do que priorizaremos como prioridades precisamos nos conscientizar que tarefas, objetivos paralelos não poderão ser tão mais expressivos que o que colocamos em pauta.

Quando então determinado as prioridades precisamos lembrar que o tempo é a chave do sucesso da realização.

Classificar como prioridade e não determinar prazo não fará tanto sentido pois, como o nome mesmo diz, é prioridade, portanto teremos um prazo a ser realizado. Seja ele minutos, horas, dias, semanas, anos.

O importante é não desviar o foco neste período e o ideal é que não se estabeleça longos prazos para que não possamos “cair em tentação” por coisas, objetivos menos importantes.

Quando então já vivemos sozinhos, hoje uma condição cada dia maior entre as pessoas, estabelecer prioridades é fundamental e esta organização pessoal só benefícios pode agregar à qualidade de vida que desejamos, nunca se esqueça deste detalhe.

Mas, como poderemos então “fazer uma lista” daquilo que possa ser prioridade e poder seguir à risca toda determinação nela imposta?

Bem, como já dito, um adulto maduro a partir do momento que quer mudar sua qualidade de vida e começa a se reestruturar tanto emocionalmente quanto fisicamente e por que não financeiramente ele precisa fazer estas escolhas seguindo um determinado padrão de comportamento pelo qual ele não será “agredido” quanto à sua saúde emocional, física e financeira e até mesmo por seus costumes culturais e religiosos.

Determinado este parâmetro ele terá que responder a certas perguntas feitas a si mesmo sendo o mais sincero possível, eu diria totalmente verdadeiro consigo mesmo para que o que for estabelecido não o possa prejudicar até porque o objetivo são prioridades que vão ajudar a melhor qualidade de vida e não algo que possa fugir a este padrão.

Este sujeito precisará entender, quero determinar “por exemplo” a reforma da casa para o próximo ano. Isto é prioridade? A casa necessita neste momento desta reforma ou eu vejo que não é tão necessário?

O que precisaremos colocar como prioridade nesta reforma?

Uma vez estabelecida tal prioridade é necessário que se estipule um tempo de inicio e fim desta reforma e dentro dos sobressaltos naturais estabelecer um tempo extra e eventuais “mudanças de rota”.

Usando deste exemplo poderemos estabelecer todas as demais prioridades, remédios, alimentação, viagens, academias, hidroginástica, dança, jantares com os amigos (as) compra de roupas, comprar um carro novo, dentre tantas coisas mais que podem ser priorizadas subjetivamente por cada um.

Feito isto, vamos lá, precisamos entender:

A prioridade focada para tal tempo é algo que posso considerar importante para mim? Qual diferença fará na minha vida caso eu consiga realizar esta prioridade determinada em tempo hábil?

Realizando esta prioridade, poderei prejudicar a alguém que faz parte do meu viver na atualidade?

Toda esta movimentação valerá a pena? Preciso que todo este tempo de verdade seja dispensado na realização desta prioridade ou tenho “tempo”?

A prioridade é minha, mas a execução pode ser realizada por outra pessoa com ou sem meu respaldo?

Envolvendo outra, outras pessoas no que eu determino como prioridade eu poderei estar prejudicando ou favorecendo a aquele que se dispuser a me ajudar?

Bem, feito todas estas observações e sendo as respostas favoráveis ao interesse pessoal, a prioridade estará então estabelecida e consequentemente o foco deverá ser então voltado a execução até a realização.

Valendo lembrar que é possível estabelecer várias prioridades, porém a execução como o nome mesmo sugestiona é algo único, uma prioridade de cada vez executada fará a excelência daquilo que foi determinado é de suma importância o acercamento de cada uma delas.

Bem, agora você entendeu exatamente a importância das prioridades, mas, na idade madura ainda sou capaz de tal feito e conseguirei seguir firme nos objetivos traçados como prioridades?

Eu diria que sim, claro que sim, desde que você ainda preserva suas capacidades mentais, físicas e financeiras dentro dos padrões satisfatórios da sua faixa etária, nada o impedirá de que seja você o “dono de sua história”.

Portanto se esta é uma tarefa considerada “difícil” no momento ou porque você nunca se organizou, ou se, se perdeu ao longo dos anos, nada o impede de pedir ajuda, hoje os profissionais da psicologia, os psicogerontólogos estão aptos a lhe ajudar quando a esta tarefa, conduzindo, orientando e deixando que você repense seus valores e desconstrua aquilo que não faz mais sentido no momento e construa novas edificações que vão ser favoráveis a esta nova etapa da vida. Não vacile em pedir ajuda, ela pode fazer total diferença.

Um detalhe importante que é bom ressaltar aqui é que neste tema estamos abordando prioridades pessoais, porém é bom lembrar que existem prioridades pré determinadas na sociedade que são exclusivas para pessoas idosas e que devemos “fazer uso” delas quando a nós nos convir sem medo de sermos retalhados. Ex. Filas de caixas de supermercado, farmácias, etc., Meia entrada em cinemas e casas de show, assentos especiais em transportes públicos e o não pagamento do mesmo.

Estacionamentos garantidos à pessoa idosa nas vias públicas, shopping e casas de diversão dentre outros.

São muitas as prioridades garantidas por lei e delas deveremos fazer valer o uso até mesmo porque cidadãos como somos e cumpridores de nossos deveres ao longo dos anos nada mais justo do que agora usufruir destas prioridades a nós dispensadas, não acham?

Fica aqui a dica, Priorizar? Afinal você seria capaz?

Pense nisso

Gilwanya Ferreira

CRP 04/42417

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •