Amizade Colorida depois dos 45 anos Isso é possível?

 

Nos dias atuais o número de pessoas com mais de 45 anos esta cada dia mais crescente, pessoas que ainda são participativas, lúcidas, conscientemente responsáveis e economicamente estáveis optam por viverem sozinhos e traçarem seu próprio rumo, mas os anos vão passando e nossas vidas se modificando, de repente, lá um dia nos deparamos conosco sozinhos (as) sem nada para fazer olhando o tempo passar.
Nossos filhos já cresceram, nossos netos tomam seus rumos, eles têm sua atividades diárias que não faz mais parte de nossa jornada.
Nossa vida ainda está ativa, ainda temos vida para viver, temos saúde e a vida pulsa em nossos corpos ainda pedindo viver.
Por que não repensar e remanejar também esta caminhada? Será que de verdade precisamos estar “nesta condição”?
Pela modernidade dos dias atuais para muitos estar sozinho não é mais um problema como antes era considerada. São várias as razões , gostar da liberdade, não gostar das “regras” impostas pelo outro, razões econômicas, emocionais, família, dentre outros.
De acordo com pesquisas muitos relatam que gostar de estar sozinho é algo que “evita muitas coisas e favorecem em outras”, a tranquilidade emocional foi o fator mais mencionado, ter autonomia de decisão quanto a horários e gostos, por exemplo, no que vestir, comer, horário para dormir, ver Tv, organização da casa, etc. é algo fundamental, porém existe a atenuante mencionada de que estar sozinho é excelente ser sozinho não é bom, aquele velho dito popular em que nossos avós falavam “Antes sozinho do que mal acompanhado” impera neste quesito.
Diante desta circunstância e paralelo a este conceito surgiu na atualidade a conhecida “amizade colorida” onde mais e mais maduros optam em estar nesta condição por se tornar algo interessante e cômodo.
A Maria Eugênia, uma de nossas entrevistadas é uma delas, hoje com 48 anos foi casada, tem um filho com 22 anos, já tem seu primeiro neto, considera – se uma mulher independente tem seu emprego fixo, mora sozinha, toma todas as decisões relacionadas à sua vida, ela relata que estar junto e ao mesmo tempo separada de alguém foi a melhor escolha, não viver junto, mas ter um “companheiro” alguém com quem possa sair, passear, conversar, viajar, manter sua vida sexual ativa, rir, caminhar, dançar, ver um filme, comer pipoca, enfim continuar vivendo mais mantendo sua “independência” .
A amizade colorida é aquele tipo de relacionamento moderno, são casais que optam em não morarem juntos, não terem compromisso e ao mesmo tempo manterem a liberdade de “rolar sexo” entre eles. Na amizade colorida não existe cobrança e num relacionamento assim quando inteligentemente aceito os dois podem “tirar proveito” da situação.
Quando se esta na maturidade e mantem-se física e mentalmente ativo, financeiramente equilibrado, vivendo “sozinho” é quase que inevitável que o sujeito “pegue certas manias” que vão se calcificando com o passar dos anos e a “invasão da privacidade” adquirida chega ser inclusive motivo de enfermidade.
A probabilidade é que alguns inclusive chegam a adoecer. Sintomas como depressão, angustia, dores de cabeça, ou em alguma parte do corpo, choro sem motivo aparente, tristeza, dentre outros se manifestam apenas pelo fato da não aceitação de que o “outro” esteja em seu habitat natural.
Passar um “fim de semana”, dormirem juntos alguma noite esporádica, viajarem e estarem juntos precisa ser motivo de prazer, porém até pouco tempo atrás a ideia da “amizade colorida” era algo abominável ainda mais em se tratando de uma pessoa madura. Familiares, filhos, não aceitavam definitivamente um relacionamento “aberto” pelo preconceito e descriminação.
Ainda encontramos pensamentos voltados a esta esfera, mas a maioria são mais maleáveis e receptíveis às possíveis novas situações.
A diferença existente entre os tradicionais amigos e os amigos coloridos é a intimidade física, sem compromisso de namoro. Num relacionamento de amizade é impensável a intimidade física, amigos são confidentes, vivem as mesmas emoções almejadas pelos “amigos coloridos” mais não há intimidade física o que de certa forma também satisfaz a aqueles que se focam em outros objetivos que não estejam incluídos o sexo.
Pode acontecer de que familiares ao “descobrirem” que seus entes queridos mantêm uma amizade colorida não aceitem, não se preocupem, o que realmente importa nestes casos é a estabilidade emocional dos interessados.
Claro que deve haver ponderação na escolha do “amigo colorido”, a atenção deve redobrada e é importante ressaltar que os cuidados são essenciais, sempre foi, mas em se tratando dos dias atuais a cautela precisa se intensificar, afinal nem sempre o “amigo colorido” é um amigo de longa data e doenças não avisam com antecedência a hora que se instalará no nosso organismo.
Precisamos deixar claro que amizade colorida não é para qualquer um, é necessário estar consciente daquilo que quer e o que busca, é preciso sentir segurança nas atitudes tomadas uma vez que a amizade colorida é um relacionamento que não demanda compromisso, ela surgiu justamente para superar a carência afetiva e a liberdade de ação ao mesmo tempo.
Ter um amigo colorido é ter alguém que fará companhia nos momentos de solidão e ou nos momentos de desejo de se ter alguém para descarregar as tensões físicas naturais de cada idade. Ter um amigo colorido é ter a certeza de que quando sentir vontade de encontrar alguém basta apenas ligar e chamar, mas ao mesmo tempo quando não se esta afim de estar  juntos é só dizer até breve que cada um seguirá para “seu canto” sem aquela cobrança inevitável dos casais tradicionais.
Ter um amigo colorido é ter o conforto de ter alguém querido ao teu lado que sempre estará de “bom humor” quando contigo for encontrar, que saberá exatamente aquilo que você quer apenas pelo olhar, que conhecerá suas qualidades e defeitos, fraquezas e energia e está com você apenas porque quer estar com você.
Na amizade colorida não cabe o negativo, é necessário saber filtrar toda negatividade de uma vida e deixar fluir quando juntos todo sentimento positivo que existe porque isso sim é aproveitar os benefícios desta relação tão informal.
Sendo exatamente como você é e permitindo que seu “amigo colorido” seja ele em sua íntegra vocês juntos vão viver a plenitude de um sexo seguro e confiável onde a fidelidade nem ao menos pode se discutir.
Vocês vão saber exatamente dosar o que melhor querem para nos momentos em que optarem estar juntos e que nestes momentos somente a alegria e a felicidade tenha lugar, além de que ambos poderão também evitar o que não lhes for conveniente facilitando assim o surgimento da deliciosa sensação da paixão e quando ela for mútua ambos serão agraciados pelos prazeres da simples coragem de terem se arriscado em um relacionamento tão moderno.
A maioria dos novos envelhecentes do mundo modernos estão optando por ter “um amigo colorido” por se sentirem mais seguros em “dar aquela escapadinha” sem a necessidade de assumir o namoro que antes fora exigido. A liberdade de expressão e a consciência de que está agindo certo faz com que a vida se torne mais sutil e mais leve, proporcionando uma melhor qualidade de vida e um bem viver à aqueles que da amizade colorida pode desfrutar.
Então por que não ter um amigo (a) colorido (a)?
Pense Nisso.
Gilwanya Ferreira
CRP 04/42417

 

 

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.