Envelhecer é para todos, saber envelhecer é uma arte que poucos sabem ser protagonistas.

O passar do tempo, o passar dos anos, o passar da idade, a contagem dos minutos e das horas…

As ondas do tempo, as ondas da vida nos fazem pensar o quanto somos capazes de aceitar nosso envelhecimento, o quanto temos condições psicológicas e físicas para enfrentar nosso envelhecimento e desta etapa da vida fazer também nossa história…

Os cabelos vão ficando grisalhos, na pele aparecem sinais do tempo, no rosto as rugas são a cada dia mais acentuadas, as mãos não conseguem esconder o passar dos anos, a memória começa falhar… Tantos sinais, tantos “avisos” que vamos observando, recebendo do tempo.

É a evolução natural do ser, tantos são os motivos, as razões de nosso envelhecimento que pesquisadores até hoje entram em conflito de opiniões quando falam desta decadência do ser em um todo.

São opiniões diversificadas que provam o porquê desta degeneração, alguns cientistas afirmam que nossos gens já estão programados para se degenerarem, eles têm um tempo certo de vida e é por esta razão que quando a morte é natural foi natural também o envelhecimento geral do nosso organismo.

Quando o homem nasce, está de certa forma programada sua morte, e se tivermos sorte envelheceremos e aproveitaremos esta fase da vida com a abundância que ela traz.

Durante o crescimento do ser não nos preocupamos com sua finitude, nenhum núcleo familiar e cultural de nenhum país ensina seus descendentes a pensar na morte. Na cultura brasileira o que é verdade é que não pensamos na morte ou mesmo no nosso próprio envelhecimento até que os primeiros sintomas “batam na porta”.

Somos seres pensantes e temos uma “máquina” perfeita e equilibrada para cuidar, é necessário o equilíbrio e a sensatez para manter esta “maquina” em funcionamento e que este funcionamento seja pelo menos aceitável.

Precisamos de uma alimentação equilibrada, de horas de sono adequadas, o uso de bebidas alcoólicas desregradas sabemos que é prejudicial, o uso do tabaco também, porém na idade jovem e adulta a maioria dos seres não se importa com estes fatores, principalmente na juventude onde o organismo ainda é “forte” são cometidos vários abusos que no decorrer dos anos serão acumulados e consequentemente irão dar sinais no momento certo.

Sabemos que o gens da hereditariedade e o meio em que vivemos tem grande influência no envelhecimento do ser, famílias que podemos aqui nomeá-las como “privilegiadas” conseguem ter um envelhecimento diferenciado em relação ao desgaste do corpo e da mente, somos provas vivas de observação quando prestamos atenção em algumas pessoas que sabemos ser idosas e vemos que apesar da idade são pessoas que mantém uma pele saudável, os ossos são ainda firmes, a visão, a audição assim como a memória é e está em perfeito ou quase perfeito funcionamento e equilíbrio.

A degradação do ser é natural, progressiva e difere de pessoa para pessoa, a velocidade do envelhecimento também é subjetiva e fatores tais como psicológicos, biológicos e sociais tem grande peso neste processo.

Existem alguns fatores que podem servir aqui de parâmetro para entendermos o envelhecimento humano, existem fases e idades que podemos citar que nos podem nortear, elas são, por exemplo, a idade biológica, é a idade que está diretamente ligada ao envelhecimento orgânico, é a fase onde os órgãos sofrem modificações e diminuem suas funções, a idade social e aquela em que homem esta representado no seu contexto social, tem grande influência na cultura e nas características familiares, idade psicológica, está diretamente relacionada com o comportamento do ser durante sua vida, atitudes, ações, reações e respostas que podem ser dadas diante às mudanças ambientais enfrentadas e a idade cronológica é aquela mostrada pelo calendário, os minutos, horas, dias, meses, anos vividos pelo ser a partir do momento de seu nascimento, do momento em que é parido, esta é a idade cronológica e dela pouco podemos seguir como parâmetro de envelhecimento porque a cronologia foi criada pelo homem e “nossa máquina”, nosso corpo físico é muito mais complexo.

Portanto quantos de nós já observamos e até mesmo convivemos com pessoas cronologicamente jovens que são velhos e já carregam características de um envelhecimento precoce assim como pessoas cronologicamente consideradas “velhas”, os nossos idosos, que são totalmente jovens, ativos, participativos, estão de bem com a vida, gostam de estarem inseridos em todo seu contexto social e cultural e que mantém a jovialidade da alma acima do envelhecimento do corpo.

A cada dia que passa a população em um todo está se conscientizando da necessidade de manter uma vida saudável e equilibrada, que manter um nível cultural, social, religioso e afetivo interfere positivamente no envelhecimento, que exercícios físicos regulares e adaptados a cada fase da vida só fazem bem à saúde tanto física quanto mental do ser, e que a alimentação e os hábitos saudáveis também interferem nesta corrosão natural do corpo humano.

Pessoas que envelhecem conscientes que a vida um dia termina, que mantém sua jovialidade acesa com o passar dos anos, que conseguem manter o senso de humor mesmo na dor, que conseguem ser positivas mesmo nas horas difíceis, que sabem amar, continuam amando e sendo amados, envelhecem sendo protagonistas de suas próprias vidas e consequentemente terão uma finitude digna e respeitada. Eles estarão em um estado mental, psicológico e físico elevado e diferenciado dos idosos que não sabem enfrentar o envelhecimento como um processo natural e evolutivo.

Ter idade não significa necessariamente ser velho, podemos continuar produzindo, participando, interferindo e opinando sempre até o último dia de nossas vidas, basta prestarmos atenção em que somos hoje e como estamos vivendo, mesmo se já tenhamos alguns anos cronológicos a mais não necessitamos parar no tempo.

A motivação, o desejo de participação e a ação vão fazer a diferença, acreditem em seus potenciais, arregacem as mangas e jogue-se na vida porque ela é passageira e não sabemos quanto tempo aqui permaneceremos…

Seja você o protagonista de sua história permitindo apenas a influencia daqueles que te amam fazerem parte, mas nunca deixe que outros escrevam sua história, ela é sua e deve ser escrita por você.

Que nossos anos cheguem com alegria de viver e prazer em envelhecer…

 

 

 

Pense Nisso.
Gilwanya Ferreira
CRP 04/42417

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.