O que a Terapia Cognitivo Comportamental e a Psicogerontologia pode fazer pelo sujeito a partir dos 40 anos

O cérebro é o principal órgão do corpo humano, como matriz do sistema nervoso está localizado dentro do crânio nos seres humanos e podemos dizer que é o principal centro de regulação e controle das atividades corporais.

Apresenta uma extrema capacidade de mudança decorrente de estimulações vindas do ambiente que nos rodeia, da capacidade de aprendizagem e das emoções.

O cérebro é a sede da consciência, do pensamento e da memória, é o cérebro que permite o homem identificar, perceber e interpretar o mundo que esta em sua volta, portanto, o cérebro está constantemente em interação com o meio ambiente estimulado initerruptamente pelas experiências cotidianas.

A Terapia Cognitivo-Comportamental é um tipo de terapia que trabalha com um conjunto de técnicas e estratégias terapêuticas com a finalidade de mudança de padrões de pensamento.

O trabalho com a Terapia Cognitivo-Comportamental é ideal para pessoas com mais de 40 anos por ser uma terapia de tempo curto e limitado e que em sua abordagem estimula o encorajamento do paciente a entender seus problemas e seguidamente identificar novas e eficazes formas de enfrentamento.

A terapia Cognitivo-Comportamental pode fazer uma nova leitura dos elementos que geram emoções negativas fazendo com que o sujeito reestruture e reformule suas crenças atuais para novas crenças mudando seu comportamento consciente para uma mudança favorável e eficaz.

Com o passar dos anos as pessoas vão adquirindo hábitos que nem sempre são saudáveis e oportunos para um bom desenvolvimento cognitivo. A inercia de hábitos afetam tanto o sistema nervoso central quanto as habilidades físicas do ser humano oportunizando sintomas que vão desde a angustia, a depressão, o esquecimento, algum tipo de esclerose, dentre outras que vão prejudicar e assim afetar a qualidade de vida do  sujeito em questão.

O Psicogerontólogo é um Psicólogo preparado exclusivamente para atendimentos a pessoas com idade superior a 40 anos, este profissional poderá ajudar no esclarecimento, na condução, no enfrentamento e no desenrolar dos problemas que surgem com a idade.

O Psicogerontólogo que trabalha com a Terapia Cognitivo-Comportamental pode ter o diferencial do tempo de ação a seu favor ressaltando que hoje em dia o tempo é algo precioso e a questão financeira também tem afetado a todos nós e por se tratar de uma terapia breve e de excelentes resultados a Terapia Cognitivo–Comportamental é caracterizada justamente por ser uma terapia direta, estruturada e educativa mostrando ao sujeito os favorecimentos que as mudanças de comportamento e hábitos podem ajudar e modificar suas vidas em tempo recorde.

O Psicogerontólogo que trabalha com a Terapia Cognitivo-Comportamental tem como foco o problema atual sendo que também é possível pensar no processo como sequencial, fazendo com que o sujeito aprenda sobre o processo e participe do mesmo ativamente, o que fará toda diferença no tratamento.

O Psicogerontólogo pode estimular a melhor qualidade de vida e um bem viver totalmente diferenciado porque quando utiliza de técnicas adequadas ele vai ajudar tanto o sujeito quanto seus familiares e também cuidadores a entenderem melhor as novas necessidades que surgem com o avançar da idade.

O Psicogerontólogo pode orientar qual a melhor forma de como lidar com as novas condições de vida e as habilidades sociais que vão se modificando com o passar dos anos conduzindo o sujeito a se fortalecer e adquir melhores condições para enfrentar as dificuldades tanto de saúde física quanto emocional que certos transtornos podem acarretar e assim se ajudar e aceitar ser ajudado para o bem estar de todos.

O Psicogerontólogo também ajuda na promoção da conscientização de que os sonhos planejados podem e devem ser realizados informando ao sujeito que ter idade avançada não é um empecilho para o “fim dos sonhos” até pelo contrario, o Psicogerontólogo pode através de técnicas, fazer com que o sujeito se aperceba que esta pode ser de verdade “A Melhor Idade”, que melhores dias podem ser vividos, que uma nova visão de liberdade e vida saudável deve ser enquadrada dentro do conceito de vida de cada cidadão.

Baseando-se na TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) o Psicogerontólogo que trabalha com estas técnicas e sobre a visão de Aaron Beck, observa-se que “pensamentos negativos e crenças distorcidas” são os aspectos principais nas queixas dos pacientes e seus familiares, fatores que podem acarretar transtornos irreparáveis ao sujeito e aos que com ele convive.

Nestes casos o profissional pode trabalhar com um tratamento de curta duração que identificará e questionará a veracidade destas crenças adquiridas pelo sujeito. Ele pode mostrar a necessidade de que a visão do fato pode ser diferenciada e ter duas interpretações, que estes fatos devem ser observados de ambos os lados.

O Psicogerontólogo deve orientar também a forma correta que cada sujeito deve interpretar aquilo que o perturba fazendo-o ver que acontecimentos negativos podem ser positivos dependendo da forma com que é interpretada cada situação. Portanto a forma de interpretação dos acontecimentos é essencial para a compreensão dos fatos.

O profissional pode ajudar o sujeito ter conscientização da necessidade desta mudança e a partir do momento que o sujeito passa a entender a necessidade de mudar ele passa a ter uma visão diferenciada e qualificada de cada fato ocorrido, interpreta de ambas as formas e assim transforma fatos negativos em positivos (ou quase) e consequentemente mantem preservada sua qualidade de vida.

Quando aprendemos que a vida é para ser vivida de uma forma saudável, que os transtornos são fatores que nos perturbam até onde permitimos perturbar, que mantendo uma vida saudável poderemos permanecer saudáveis tanto física quanto mentalmente até a uma idade avançada, saberemos claramente diferenciar o “bem do mal,” “o positivo do negativo” e assim modificar nossa forma de pensar e agir diante dos intemperes que a vida nos dá ao longo dos anos que vivemos.

A ajuda psicológica, médica e o apoio dos familiares são essenciais para que todo processo de mudança tenha êxodo.

A compreensão e a ajuda do sujeito são de suma importância, pois é ele o principal interessado nesta mudança e no mantenimento da qualidade de vida e no bem viver.

Pense Nisso

Gilwanya Ferreira

Psicóloga CRP 04/42417

Pós-graduada em Psicogerontologia

Capacitação em sexologia clínica

Atendimento domiciliar e diferenciado

Tel. de contato

37 – 9 91026261 (tim)

37 – 9 98025874 (vivo)

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.