O Entardecer da Vida

Um Fato que não temos como mudar é o que um dia vamos morrer, não temos como evitar.

Chega um dia em que olhamos no espelho e começamos a notar que mais uma ruga apareceu, que nossa pele esta mais áspera do que antes, que nossas mãos estão “estranhas”, os cabelos estão mais brancos e sem brilho, nosso corpo diferente já não tem mais a vitalidade da juventude e tantos outros detalhes que vamos “descobrindo” com o passar dos dias…

É, e nada mais é do que a idade que começa chegar sem que possamos perceber. Ela chega para todos independente da raça, da cor, do estado civil ou religião, não tem como, a cronologia da vida é implacável.

E é neste momento que muitos não conseguem suportar, se sentem muito mais velhos do que realmente são ou não admitem ter a idade que tem por causa da “jovialidade” que ainda sentem.

Um grande impasse na vida se estabelece a partir de certa idade, cada um dentro de sua subjetividade aceita e administra de uma forma diferente o passar dos anos de vida.

Um dia sentimos que alguns valores que pareciam tão importantes não têm mais a importância que tinha, que algumas pessoas que pareciam tão próximas não fazem mais tanta falta, que nosso olhar que alcançava muito além da nossa “imaginação” hoje querem apenas ver, que nossos braços não precisam mais alcançar nada mais do que um abraço, e nossos pés não precisam sair do lugar.  Tantas coisas vão mudando com o mudar dos dias e muitas delas só nos damos conta quando de verdade “acordamos” para a realidade, “É o dia do meu aniversário” estou completando (X) anos.

Como os dias passam depressa, pergunto-me: – é o corre-corre do trabalho, é a informatização, a globalização do universo que nos faz perceber que parece que a vida esta passando mais depressa?

Lembro-me de quando era criança e adolescente vivia em uma cidade do interior de Minas Gerais e na inocência da época reclamava que a vida ali parecia não passar, que as noites eram longas, ouvíamos o coaxar dos sapos como se eles vivessem na casa ao lado.

Os dias eram “tão grandes” que dava tempo de ir à aula, brincar, praticar esportes fazer os deveres da escola e ainda brincar mais, fazíamos tantas coisas e ainda sobrava tempo para fazermos visitas, íamos às casas dos amigos, acreditem dava tempo de ir e ficar lá um tempão dava tempo de ir à casa dos avós e de tios mais velhos. Tudo, tudo dava tempo.

Hoje não fazemos mais visitas, crescemos, nossos pais envelheceram, nós também estamos mais velhos, muitos por “falta de tempo” colocam seus pais em instituições de longa permanência, outros providenciam um “conforto” suficiente para os deixarem em suas próprias casas, mas passam dias e dias sem ir visitar, sem dar ao menos um telefonema e quando “aparecem” logo vão dizendo,” não posso ( podemos) demorar”.

É o corre-corre da vida, é o tempo que corre contra o tempo fazendo a escassez deste mesmo tempo que ninguém tem tempo.

E ai um dia nos damos conta que também envelhecemos, nossos pais já partiram e agora nossos filhos é quem estão “sem tempo” para nos visitar.

É o entardecer da vida, as manhãs ensolaradas que passaram, as tardes ensombradas que chegam abrindo as portas do envelhecer.

Mas ainda podemos mudar, e mudar para melhor nossas vidas. Ter 60 anos não significa ser uma pessoa idosa, graças ao avanço da medicina atual a longevidade é fato, estamos vivendo mais e podemos viver melhor se acreditarmos que somos capazes de sermos cada dia melhores.

Não é porque se completa 60 anos que é preciso se sentir “velho” não é porque completa 60 anos que precisa parar de sonhar e principalmente realizar sonhos sonhados.

Somos seres únicos, somos sujeitos de nossos próprios desejos e somos criações de nossas próprias idealizações.

Tudo que imaginamos ser seremos, seja o que for, podemos mudar a trajetória de nossas vidas quando aprendemos a valorizar o que somos, e como somos, podemos dar rumos inimagináveis em nossas vidas mesmo depois dos 60 anos, mas para que isso aconteça é necessário mudar desde adulto, crer que seremos capazes e que poderemos.

Muitos, na idade adulta casam-se e começam construir suas famílias, pensam em crescerem em suas profissões, em construir um futuro financeiro, organiza-se para que tenham suas casas próprias, enfim é na idade adulta que tudo isso acontece para que quando chegue a madures da vida ela chegue amena e os frutos possam ser colhidos.

Porem, não é igual para todos, esta trajetória da vida para outros muitos, muitos obstáculos aparecem, o desemprego, a desestabilidade financeira, as doenças, etc., tantas coisas que podem surgir do inesperado que modificam toda esta trajetória planejada, contudo, mesmo assim, podemos acreditar em dias melhores e que tudo pode mudar se mudarmos nossas formas de pensar e principalmente de agir.

Hoje a população idosa está mais consciente de “seu lugar no mundo” estão aprendendo que quando podem, é porque chegou a hora de poder, e querem aproveitar, sentem-se preparados mesmo depois dos 60 anos para conhecer novos lugares, novas culturas, gastronomia, fazerem novas amizades.

Sentem-se “no direito” de voltarem a estudar, praticar esportes, dançar, eles estão caminhando mais, eles estão fazendo tantas coisas que fazem bem, eles não estão se importando “com que os outros pensam a seu respeito”, apenas acreditam que podem e podem sim, realizam e fazem.

Sei que perceber que não ser mais jovem e lidar com isso de forma positiva não é tão simples, principalmente porque é necessário encarar os contras que não são poucos, mas acredito que tirar proveito dos prós da idade madura é uma evolução até porque num pais como o Brasil onde a população idosa esta visivelmente crescente muitos não conseguem realizar todos os sonhos desejados por terem ainda como “costume” preocupar-se com “o que o outro vai pensar de mim”.

Num mundo evoluído como o que estamos vivendo na atualidade onde a globalização aproxima as pessoas não seria justo impor restrições comportamentais a pessoas com idade superior ou igual há 60 anos, pois são elas quem mais merecem serem felizes e viverem com dignidade e alegria, com saúde e estabilidade emocional.

Aprender a cada dia reescrever mais uma página do “livro da vida” é fundamental para que não haja conflito entre o “jovem que se foi e o idoso ( velho) que esta chegando”, fazer escolhas e usar dos benefícios que a idade favorece pode ser algo interessante.

Ter um acompanhamento médico, psicológico e fazer exercícios físicos seja eles qual for ajudará na saúde do corpo e da mente e evitará surpresas desagradáveis.

Ser olhado no ônibus ou em uma fila de banco por alguém mais jovem e este lhe oferecer o lugar pode ser divertido desde que você entenda que você não é “um velho” e sim alguém “mais velho” que aquele jovem e que o mesmo foi educado em oferecer-lhe o lugar. Tente não mudar esta perspectiva e verá como se tornará mais “leve” estas situações.

Quando sentir vontade de dançar, Dance, quando sentir vontade de cantar, Cante, quando sentir vontade de amar outra pessoa, Ame, se sentir vontade de viajar, e se puder fazer, Viaje não se prive de nenhum desejo apenas porque completou 60 anos, nada é “ridículo” quando não nos importamos com o que “vão pensar de mim” o que importa de verdade e na verdade são Seus sentimentos, seus desejos e eles precisam ser respeitados primeiramente por você mesmo porque se uma vez ou outra você quiser ficar quietinho sem se mover, não quiser falar e nada fazer e se estas atitudes não retratarem algum transtorno ou demência e sim Sua vontade você tem que se respeitar e “ouvir” seu tempo e sua voz interior.

Se por alguma razão você precisar tomar algum medicamento para manter sua saúde estável tome e não “de explicações” para que serve, as pessoas não entenderão porque e como “uma pessoa que toma remédio” é tão feliz. Quanto menos falarmos de doença menos doença aparecerá em nossa “trilha de vida”.

Lembre-se que nossa inconsciente não tem idade, ele é apenas é, sem passado, sem futuro ele agirá de acordo com o que praticamos no longo dos anos que vivemos e se sempre nos sentirmos jovens ele também se sentirá jovem e não se importará com as degradações que a matéria (corpo) apresenta, ele é jovem é sempre será.

Encarar as mudanças trazidas pela idade de forma natural é saudável e inteligente, aceitar-se exatamente como é e fazer de sua nova idade uma nova releitura de seu tempo pode e deve ser algo saudável tanto para seu corpo quanto para sua mente lembrando que a natureza é muito sábia e estão sempre nos presenteando com novas experiências em novos tempos, novas emoções em novas idades.

Se você aprender a se amar, se aceitar se compreender e se respeitar, se você não se preocupar com o “futuro” e entender que ele é apenas o instante de segundo que pode ou não chegar e que o passado passou e você dele nada pode mudar você viverá melhor seus dias, seu presente será alegre e você poderá  fazer proezas que nunca imaginou. Você poderá viver intensamente cada instante e deste instante permitir que a magia da idade floresça o seu Entardecer da Vida.

Pense nisso.

 

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.