Dicas para deixar um idoso mais feliz

 

 

 

Trazer felicidade para a vida de um idoso é bem mais fácil do que parece. Quanto mais vivemos mais aprendemos a valorizar as pequenas coisas e os gestos de carinho. As dicas abaixo são apenas sugestões, use a  imaginação e inspire-se na hora de demonstrar carinho para aquele que você ama.

1- Nunca deixe de conversar

Ache um tempo para conversar com o idoso, pois ele sempre gosta de contar suas experiências e também quer passar para os filhos e netos as aventuras, os contos e causos e as tradições da família.

2- Deixe o idoso participar das conversas

Mesmo que ele (a) conte a mesma história várias vezes, deixe-o (a) falar, escute com atenção e comente, isto pode significar muito para ele(a).

3- Inclua-o (a) sempre que puder.

Na medida do possível, se o idoso tiver disposição, saúde e vontade, inclua-o em atividades familiares como: passeios de carro, viagens, churrascos, festas de aniversário, festas natalinas, igreja, etc. Muitos idosos excluem-se da família por receio de atrapalhar. Um simples convite pode mudar todo um histórico de comportamento, fazer milagres de verdade.

4- Não reclame de suas reclamações:

Se o idoso é daquelas pessoas que gosta de reclamar de tudo, deixe-o fazê-lo! Afinal o idoso, assim como as crianças, tem o direito à tolerância. Pense que muita das vezes esta intolerância pode ser apenas um subterfúgio para não se incluir na família ou no ciclo de amizade que ainda mantém por se sentir “diferente” dos demais que o cercam.

5- Inclua a leitura sempre que possível            :

É claro que com o passar do tempo a visão do idoso não é mais a mesma, vai diminuindo e muitos não podem ler. Mas vários idosos gostam da leitura, principalmente se forem livros religiosos. Leia para ele, principalmente aos domingos quando se tem mais tempo, esta atitude pode modificar inclusive seu comportamento perante aos demais membros familiares ou ciclo de amizades. A leitura é um bálsamo para qualquer idoso.

6- Não seja egoísta!

Se você tem mais irmãos e eles moram perto, divida com eles o privilégio de também poderem demonstrar amor aos pais e avós. Deixe que o idoso visite seus irmãos e se quiser permita que passe alguns dias com eles. Conviver com pessoas que não convivem sempre pode fazer com que o próprio idoso se torne mais tolerante diante da observação e até mesmo comparações dos ambientes que convive. Estar com quem se ama quando sente vontade é gratificante e também pode ser muito divertido, pois o idoso tem hábitos e costumes “diferentes” e se esta convivência pode ser “variada” o idoso acabará por se modelar aos costumes de onde estiver e inclusive sentir-se bem com esta mudança.

7- Respeite a rotina:

Toda pessoa, na velhice, adquire hábitos mais rígidos. Acorda cedo, dorme cedo, gosta de jogar paciência, e vê os mesmos programas de televisão. Não mude a rotina dele. É direito dele decidir como quer viver.

Pense em uma forma “divertida” e leve de mostrar a ele o quanto pode ser bom quebrar esta rotina e o faça apenas se ele mesmo permitir.

8 – O lazer pode e deve fazer parte:

Incentive-o a visitar seus amigos, a fazer um curso, artesanato, ir à praia, fazer caminhada, etc. O contato com outras pessoas o ajudará a passar o tempo mais rápido e com alegria. O lazer e a prática de esportes para o idoso é algo que o fará sentir-se bem trazendo ânimo e alegria de viver.

9-Todos idosos tem seus limites físicos:

Deixe-o ajudar em alguma tarefa quando ele quiser preocupe-se em verificar se tal tarefa não  seja algo pesado que ultrapasse os limites impostos pela idade, permita que ele escolha o que e quando pode ajudar lembre-se que com a idade avançada eles não aguentam muito peso ou tarefas que exigem raciocínio rápido.

10- Amor e carinho nunca passam da conta:

Diga pelo menos uma vez por dia que você o ama porque isso é fundamental para que o idoso se sinta querido. Abrace-o e sorria para ele, pois assim ele se sentirá seguro e saberá que você o ama. Presenteie-o com uma flor, um bombom, um desenho. Leve-o para ver os netos, faça qualquer coisa que expresse seu carinho tenham certeza de que amor e felicidade nunca são demais quando se tem mais idade.

 

Momentos inesquecíveis ao lado daqueles que amamos alimenta, fortalece e sobretudo traz esperança de que dias calmos podem existir.

Não se esqueça: você é  jovem hoje e se Deus quiser será o idoso de amanhã.

Pense nisso.

Gilwanya Ferreira

Psicóloga Clínica

Psicogerontóloga

Capacitada em Sexologia Clínica.

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.