Que mudanças físicas enfrentaremos na idade madura? As mudanças corporal no envelhecimento

Envelhecer é um processo natural de todo ser vivo, um processo que acontece a partir do momento de nossa concepção, cada dia envelhecemos um pouco mais. 
Com o passar dos anos algumas mudanças físicas relacionadas ao envelhecimento se tornam óbvias.
O aparecimento de rugas, o embranquecimento dos cabelos, em algumas pessoas o peso também pode altera, a pele enruga etc., alguns outros sintomas passam despercebidos como, por exemplo, a perda gradual do tecido ósseo a resiliência reduzida dos vasos sanguíneos dentre outros, porém, todo estes processos estão acontecendo dia após dia.
É quase impossível notar diferenças significativas no envelhecimento de uma criança, ou de adolescentes, no entanto a partir da meia idade e da terceira idade estas diferenças começam a ser visíveis e o fato do ser adulto e já se ter vivido algumas décadas influenciará no desenvolvimento ou no mantenimento de hábitos que vão causar grandes impactos sobre a saúde e podemos dizer que tanto positiva quanto negativamente.
Entender como nosso corpo muda e por que isso acontece pode ajudar na conscientização do processo de envelhecimento, desencorajando as alterações das funções celulares, dos tecidos e órgãos que debilitam com o passar dos anos.
Conhecer seu próprio corpo, o funcionamento perfeito desta “maquina” também pode ajudar em muito no que diz respeito à tomada de decisões e medidas certas para que se possa interromper o desenvolvimento de condições tais como a diabete e doenças oculares dentre outras, que são muito comuns no avançar da idade.
Sabemos que o meio em que vivemos a forma e as condições como vivemos alteram em muito nossa saúde e em muito também influenciam no envelhecimento de cada ser humano. O ato de envelhecer é universal, mas cada um de nós passará por esta etapa de forma diferenciada uma das outras.
As diversidades do envelhecimento só dificultam para a descoberta exata das razões pela qual algumas pessoas envelhecem mais que outras. Podemos dizer que boa saúde e resistência são passadas de geração em geração como a cor dos olhos ou dos cabelos? ou que são produtos do ambiente tais como alimentos que comemos ou a exposição a compostos químicos perigosos ou doenças contagiosas? ou será que podemos dizer ser a falta de exercícios regulares? Certamente todos têm sua importância, mas ainda não sabemos qual exerce mais influência. O que se sabe é que estilos de vida saudável atrasam as várias mudanças trazidas pela idade e nunca é tarde demais começar a ter estes hábitos saudáveis que podem mudar o estilo de vida.
Podemos começar ingerindo alimentos nutritivos, eles vão ajudar garantir a boa saúde. Obter quantidade suficiente de cálcio e vitamina D em qualquer idade irá retardar o início e a progressão da osteoporose entre outras doenças. Praticar exercícios ou tornar-se mais ativo fisicamente pode aumenta o funcionamento pulmonar e diminui o risco de um ataque cardíaco, todos estes cuidados vão ajudar no envelhecimento saudável e longínquo.
O envelhecimento é o declínio inevitável da resistência do corpo levando à diminuição das capacidades, tanto mentais quanto físicas.
As alterações da idade afetam a todos nós e uma delas são as alterações que nosso corpo sofre com o passar dos anos. O colágeno, proteína fibrilar algo como a cola do corpo, é uma das proteínas mais comuns na composição da pele, ossos, ligamentos e tendões, na juventude, ele é flexível, mas conforme envelhecemos vai se tornando mais rígido e encolhe e é por isso que a pele fica menos elástica do que antes.
Existem vários sinais que mostram que o corpo humano está envelhecendo e, como tal, é indispensável que saibamos observá-los e que possamos transforma-los a nosso favor.
Destacamos alguns fatores que são mais evidentes n envelhecimento do corpo humano,
A Pele: – com a idade a pele fica menos elástica e é natural que surjam mais linhas de expressão, as glândulas da pele vão produzir menos óleo, o que fará com que a própria pele fique mais seca e estragada. Uma forma de retardar tal acontecimento é utilizar cremes hidratantes e um protetor solar para proteger a pele dos raios ultravioletas.
O Cabelo: – Os cabelos ou a ausência deles é um dos indicadores principais do envelhecimento humano, os problemas capilares podem ser provocados pelas mais variadas razões, desde o stress do dia-a-dia, aos maus hábitos alimentares, depressão, até o excesso de gorduras no cabelo e é por isso que é normal que o cabelo vá perdendo sua cor original e vá ficando cada vez mais finos.
A Altura: – Quando um indivíduo atinge os 80 anos de idade, é comum que tenha perdido cerca de 2 centímetros da sua altura total. Essa alteração deve-se às mudanças existentes na postura normal e na compressão das articulações principais, como os ossos da coluna e os discos da coluna vertebral.
A Audição: – A audição é um dos sentidos mais afetados pelo envelhecimento. As dificuldades auditivas iniciam-se a partir dos 40 anos de idade e aumentam radicalmente a partir dos 60. Os sons de alta frequência são mais difíceis de serem ouvidos e as mudanças no tom e no discurso passam a ser menos claras e perceptíveis. Uma das melhores soluções passa pela utilização de um aparelho auditivo.
A Visão: – A maioria das pessoas que tem mais de 40 anos de idade desenvolve a necessidade de utilizar óculos para ver melhor. Com o passar do tempo, é normal que a visão vá ficando cada vez mais cansada e desgastada e isso pode conduzir à perda da visão noturna e da respetiva acuidade visual. Para não perder a eficácia da sua visão, é necessário utilizar óculos que tenham a graduação mais adequada para os cada um.
Os Ossos: – Durante a vida adulta, os ossos perdem gradualmente o seu conteúdo mineral e ficam com menos força, resistência e densidade. Quando as mulheres atingem a menopausa, os riscos da perda da densidade óssea são maiores e isso aumenta as hipóteses de sofrerem de osteoporose. Para que isso não se suceda, é fundamental realizar exercício físico com regularidade, ingerir cálcio e vitamina D diariamente e, acima de tudo, evitar fumar ou beber café.
O Metabolismo e a Composição Corporal: – Quando começa a envelhecer, o corpo humano precisa de mais energia para desempenhar as suas funções habituais e o seu metabolismo vai diminuindo. As alterações hormonais que acontecem no organismo resultam num aumento da gordura corporal e na diminuição da massa muscular. Nesse sentido, a melhor maneira de gerir estas mudanças é ingerir menos calorias e manter ou aumentar a sua atividade física. Quando a massa muscular é fortalecida, o metabolismo fica mais rápido e funcional.
O Cérebro e o Sistema Nervoso: – As alterações da memória são uma parte vulgar do processo de envelhecimento e é normal que determinados episódios não sejam recordados. No entanto, isso pode ser melhorado e trabalhado. Basta exercitar o cérebro com a realização de jogos mentais com a ajuda de um psicogerontólogo, assim como a realização de exercícios físicos que aumentam o fluxo sanguíneo e o oxigénio para o cérebro.
O Coração e a Circulação Sanguínea: – O coração torna-se menos eficiente à medida que o corpo envelhece, pois é obrigado a trabalhar mais para fazer exatamente as mesmas atividades que fazia. Por conseguinte, a energia e a resistência humana vão diminuindo quando o coração necessita de trabalhar mais.
Os Pulmões: – Com a ausência de atividade física, os pulmões fornecem menos oxigénio para o corpo desempenhar as suas funções mais básicas e isso é muito prejudicial para a saúde humana. Para manter os seus pulmões fortes, é necessário que mantenha uma atividade física regular e também a orientação de um profissional capacitado para o exercício de técnicas de respiração.
Os Rins: – Os rins tendem a diminuir o seu tamanho e as suas funções quando o corpo começa a envelhecer. Eles não purificam tão rapidamente os resíduos e os medicamentos que se encontram no organismo e não ajudam o corpo a lidar de forma tão eficaz com a desidratação. Nesse sentido, é fundamental que beba muita água e que elimine a ingestão de qualquer tipo de toxina alcoólica e medicamentos desnecessários.
Mobilidade e Equilíbrio: – Mobilidade de uma pessoa e de equilíbrio pode ser afetado por mudanças etárias relacionadas. Osso, articulação, e problemas musculares listados acima em conjunto com alterações no sistema nervoso são os principais contribuintes para equilibrar problemas. As quedas podem ocorrer, resultando em danos ainda mais com contusões e fraturas.
Forma do Corpo: – Como um resultado de alterações ósseas do envelhecimento, a estatura do corpo pode tornar-se mais curta e a curvatura das vértebras para trás pode ser modificada. Perda de massa muscular aumentada e metabolismo da gordura reduzida também podem ocorrer. A gordura pode redistribui para a área abdominal e glútea. Manter um peso corporal ideal se torna mais difícil.
Face: – Alterações do envelhecimento também acontecem no rosto. Além de rugas e manchas da idade, o contorno facial global pode mudar. Perda global do volume do osso facial e gordura podem resultar em menos aperto da pele facial e flacidez.
Dentes e Gengivas: – Os dentes podem tornar-se mais fraco, frágil, e seco. As glândulas salivares produzem menos saliva. Gengiva também pode retroceder (puxar para trás) a partir dos dentes. Estas alterações podem resultar em boca seca, cárie dentária, infecções, mau hálito, perda de dentes, e doença periodontal.
Hormônios e Glândulas Endócrinas: As alterações hormonais são vistos comumente em idosos. O mais comum é o controle hormonal do açúcar no sangue e metabolismo de carboidratos levando à diabetes. Disfunção da tireoide e problemas com o metabolismo de gorduras e colesterol também são comumente encontrados. Cálcio e vitamina D também podem ser afetados.
Memória: – Problemas de memória são comuns em idosos. Contudo, é importante perceber que os problemas de memória menores não constituem a demência ou a doença de Alzheimer. Lapsos de memória simples, como não se lembrar de onde você saiu de uma chave ou se você trancou a porta é uma parte normal do envelhecimento.
Imunidade: – O sistema imunológico do corpo pode ficar mais fraco com a idade. As células do sangue que combatem infecções (glóbulos brancos) tornam-se menos eficaz e podem conduzir a infecções mais frequentes.
Envelhecer, portanto é acreditar que apesar das mudanças no corpo o ser humano pode manter-se ativo e produtivo e que mesmo que o organismo sofra tais alterações, independente da causa o envelhecimento não esta vinculado unicamente a quantidade de anos que o indivíduo viveu e sim na qualidade de vida que este mesmo indivíduo teve durante o tempo vivido
Pense Nisso

Gilwanya Ferreira
Psicóloga CRP 04/42417

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.