Dicas de Saúde para os idosos – Vacinas, mais proteção para os idosos

Não são apenas as crianças e os adolescentes que precisam se imunizar. Os adultos e os idosos também devem continuar recebendo doses de vacinas para se proteger de várias doenças.

As seguintes vacinas estão à disposição no sistema público de saúde:

Vacinas essenciais

Dupla tipo adulto (difteria e tétano)

Protege o organismo contra a difteria e o tétano. Esse acomete com frequência os idosos, devido a ferimentos domésticos e porque as pessoas que hoje têm mais de 60 anos não foram, na adolescência e na infância, alvo de campanhas de vacinação. Causado por uma bactéria, o tétano atua nos terminais nervosos. Seus principais sintomas são espasmos e rigidez muscular.
É preciso tomar a vacina a cada dez anos. O adulto que nunca tomou a vacina ou desconhece quantas doses tomou deve receber três doses, com intervalo mínimo de 30 dias entre cada uma. Depois, é preciso tomar uma dose de reforço a cada dez anos. Se a pessoa se ferir e só tiver tomado uma dose ou não se lembrar de quantas tomou, precisará tomar as três doses, além do soro antitetânico. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de cada Município.

Influenza

Também é conhecida como a vacina contra a gripe. O vírus Influenza provoca a gripe, cujos sintomas são febre alta, dor de garganta, dores no corpo, fraqueza e mal-estar. Nos idosos, a infecção pode evoluir com mais facilidade para uma pneumonia. É bom lembrar que a gripe é diferente do resfriado, causado por outros vírus e com sintomas mais fracos. A vacina requer uma dose a cada ano, administrada nas campanhas de vacinação do Ministério da Saúde.

Contra a pneumonia

Protege o organismo contra a pneumonia causada pela bactéria pneumococo. Em pessoas com mais de 60 anos, a doença é três vezes mais frequente, além da mortalidade ser maior, razões pelas quais a vacina se torna importante nessa faixa etária. No sistema público de saúde, ela é destinada a idosos hospitalizados ou internados em casas geriátricas e asilos ou acamados em suas residências. A vacina tem uma única dose, com reforço após cinco anos. Entre os sintomas da pneumonia estão febre, calafrios, dor no tórax, tosse com catarro e falta de ar.
Outras vacinas poderão ser úteis de acordo a necessidade do Idoso sob a orientação da equipe de saúde.
Cuidar ainda continua sendo a melhor maneira de prevenir , atenção e carinho para com nossos idosos é primordial para que eles possam ter uma qualidade de vida diferenciada nesta etapa da vida.

Pense ….
Cuidar de nossos idosos não se resume em apenas estar por perto, é importante que tenhamos consciência de estarmos atentos a todos os detalhes deste envelhecer. Conhecer a rotina, respeitar os hábitos, o habitat natural, os gostos e principalmente o que os idosos não gostam. Ficar atento aos cuidados quanto a alimentação saudável e se estes ainda são capazes de cuidar de si próprio e de sua medicação ( caso haja) dentre outros cuidados é uma enorme prova de amor.

Gilwanya Ferreira

Psicóloga Clínica

Psicogerontóloga

Capacitada em Sexologia Clínica.

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.