Eu ainda posso namorar?

Viver um grande amor não é exclusividade de jovens ou de adolescentes. Se namorar fosse apenas para pessoas desta faixa etária muitos idosos estariam destinados a morrerem sozinhos.

Conhecer pessoas da mesma idade hoje em dia se tornou algo muito mais simples devido ao grande número de possibilidade que os “da terceira idade” têm, tais como: casas de bailes, restaurantes clubes, viagens, site de relacionamentos para os antenados na tecnologia etc.

Lugares que antes eram proibidos para as mulheres como bares, cafés, cinemas principalmente quando estas estivessem sozinhas, hoje já não é problema, são vistos por elas as “mocinhas da terceira idade” com naturalidade invejável até porque para elas as possibilidades de encontrar alguém nestes lugares é maior e consequentemente iniciarem um novo relacionamento. São as chamadas idosas “cabeça feita”.

A terceira idade, melhor idade, ou tantos outros nomes que rotulam esta fase da vida é uma fase em que o sujeito se depara com vários problemas de saúde e muitos deles são naturais do organismo envelhecido sem contar, que nesta idade também se inicia com certa frequência uma “preocupação” exagerada com a morte, o medo de morrer assombra e para muitos é tão assustador que pode acarretar sérios problemas psicossomáticos devido a esta situação.

As preocupações exageradas com o futuro dos filhos que muitas das vezes nesta época já estão inclusive casados e têm suas respectivas famílias, a preocupação com o que vão fazer com seus dias livres, como administrar esta inércia, dentre outras preocupações também é algo tenebroso e pode levar o idoso em questão a uma depressão ou até mesmo a situações extremas como isolamento e morte.

 Ter alguém com quem dividir seus dias, ou mesmo algumas horas de seus dias, ter um companheiro, alguém para chamar de amor, é muito bom e muito favorável e pode mesmo inconscientemente aumentar o desejo de continuar vivo e cuidar melhor de sua saúde para que possam “aproveitar” por mais tempo esta situação tão agradável que é namorar.

Quando o idoso consegue compartilhar seus dias, seus sonhos e anseios, amenizar as dificuldades do dia-a-dia, quando mantém acesa a chama do amor ele sem sombra de duvidas terá uma saúde diferenciada em se comparando com aqueles que perderam toda esperança de amar e serem amado.

“Estudos indicam que namorar faz muito bem para a saúde tanto mental quanto física em qualquer idade e namorar na tão conhecida “terceira idade” tem todo um diferencial porque além de todos os benefícios já citados quando o idoso tem uma “namorada” (o)” seu estado emocional fica equilibrado influenciando nas  emoções que serão saudáveis porque elas mexem com todo sistema orgânico fazendo-o  trabalhar  em um ritmo diferenciado evitando a ansiedade, o risco de depressão dentre outros sintomas tão comuns nesta fase da vida.

Namorar na terceira idade é algo totalmente diferente, é uma sensação que mistura a maturidade com a liberdade que a idade permite, é ir além do sexo, são os olhares que se cruzam, as mãos que acolhem o ser amado, o beijo que conforta os sonhos que se fundem as histórias que se confundem.

Tudo é tão conhecido e ao mesmo tempo tão novo para eles que quando este sentimento aflora todo corpo se renova, e toda alma se ilumina.

Superar preconceitos que possam surgir tanto de familiares quando de amigos ou conhecidos precisa ser muito bem entendido nesta fase da vida porque é muito comum a interferência negativa por parte deste grupo de pessoas.

É necessário deixar claro seus desejos e suas propostas quanto a esta nova vida. Fazer com que os familiares entendam que apesar da idade, idosos também alimentam sentimentos e que tais sentimentos são diferenciados dos demais porque as experiências anteriores vão ajudar a selecionar o que é bom ou ruim, também faz parte deste processo, o importante é que sempre a vontade do idoso precisa ser respeitada.

Tendo a certeza que o amor é algo muito bom, que amar faz muito bem e também…

Amar faz bem ao coração.

Gilwanya Ferreira

CRP 04/42417

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •