Formas diferentes de atração

Escrevi em 22/06/2021 (www.nasondasdos60.com.br) sobre Demissexualidade e mencionei que havia várias formas de atração,  aqui neste novo texto quero falar deste assunto por entender que é um tema muito importante a ser abordado principalmente em se tratando de pessoas maduras.

Formas diferentes de atração

A sexualidade nasce com o recém-nascido e ao longo dos anos vai se evoluindo, ela é um processo sutil e está sujeito às diversidades, as condições socioculturais e as particularidades biofisiológicas e psico afetivas de cada um ao longo dos anos vividos.

Quando falamos de formas diferentes de atração estamos mencionando também o desenvolvimento expressivo da sexualidade e não apenas do interesse pelo ato sexual como na maioria dos casos é confundido.

Desde muito tenra idade o ser humano desenvolve o interesse pela atração. No recém-nascido geralmente a atração principal é  pela mãe que  neste caso é aquela que alimenta, cuida e que normalmente ele se senti mais confortável estando aconchegado em seus braços.

Na pré-puberdade que é a fase que está entre os 0 à 12 anos a criança e o pré adolescente se descobrem nas sensações que o próprio corpo lhe proporciona e a atração pelo outro ainda não está definida.

Na adolescência onde o corpo esta em transição, pulsando as mudanças definitivas tanto nas características sexuais quanto na maturação dos órgãos e no desenvolvimento psicológico o ser em questão começa a receber e associar estímulos externos que vão sendo observados com diferenças marcantes e deste período em diante vão fazer parte de suas escolhas e é neste período que o interesse pela atração também começa a se modificar, amadurecendo suas escolhas e suas preferências.

Na idade adulta a sexualidade é vivida mais tranquilamente porque nesta fase o ser já conquistou sua maturidade sexual, porém a atração ainda é um fator de construção até que suas preferências sejam definitivamente acertadas em sua vida.

Já na idade madura o ser ao contrario do que a maioria pensa e que os mitos determinam o idoso (a) não deixou de lado o interesse pela sexualidade e nem tão pouco pelo ato sexual, nesta fase a atração se torna intensamente peculiar e ele ainda viverá esta etapa de acordo com suas possibilidades tanto de interesses quanto físicas e emocionais.

Portanto que o mostramos aqui é exatamente o que vai se passando ao longo dos anos com o ser humano e podemos afirmar que a atração faz parte do desenvolvimento natural e que todos nós sentimos atraídos uns pelos outros e que esta mesma atração não significa necessariamente que ela trará uma conotação sexual a qual possa atrair para o ato sexual.

São distintas as formas pelas quais a atração é manifestada; existe a atração afetiva, a da amizade, da condolência, da cooperatividade, da sexualidade, a da atração sexual, do romantismo, da beleza física, da intelectualidade, do dinamismo, do financeiro e do platônico.

Todas estas formas de atração nos levam a interesses paralelos, é natural no ser humano esta forma de agir, mas o mais importante é conseguir na caminhada da vida se posicionar corretamente diante de cada uma e naturalmente se expressar diante dela.

Atração pela afetividade. Quem nunca se sentiu atraído por outra pessoa ao conhecer sua história, é tão comum você não estreitar laços, mas por alguma razão desenvolver o afeto, por exemplo: Visitamos um lar de idosos, lá encontramos um idoso (a) pela qual sua simpatia ou até mesmo sua “carência afetiva” nos chama atenção, estamos neste exato momento desenvolvendo uma forma de atração, vamos nos preocupar, ajudar, etc., mas não temos nenhum interesse além deste. A atração foi estabelecida, desenvolvida, praticada e se enriquece neste patamar.

Atração da amizade. Esta atração faz parte do desenvolvimento humano e é estabelecida em todas as etapas da vida. Criam-se laços e também se desfazem laços em todos os anos de nossa existência e esta atração traz no seu natural características variantes que dependerão do interesse pessoal de cada amigo e da troca que trará deste relacionamento. Nesta atração o que chama mais atenção é a sinceridade e a verdade de cada um para que ela seja alimentada e fortalecida.

Atração da condolência. Existem pessoas que no decorrer dos anos desenvolvem esta atração simplesmente pelo fato de se sentir bem em “ajudar”, ter compaixão pelo outro, sem nenhum outro interesse. Ele desenvolve esta atração para satisfação pessoal de estar condoído pelo próximo e quando ele consegue ver o progresso alheio já lhe basta, é o suficiente.

Atração da cooperatividade. Esta atração também é considerada como um sentimento, ela se desenvolve desde a mais tenra idade e posso dizer que é algo que se constrói ao longo dos anos e de acordo com as características familiares, cultural e sócio econômicas do sujeito.

Atração do Romantismo. Esta atração nada mais é do que o desenvolvimento do afeto, ter afeto por outra pessoa. A atração do romantismo está interligada à atração da afetividade e ela se caracteriza pelo desejo de ter um relacionamento com o outro, ficar um tempo ou toda vida, namorar, casar, construir uma família. A atração do romantismo é o simbolismo dos sonhos, de dançar abraçadinhos, de andar de mãos dadas, é o perceber que aquele pelo qual sentimos romanticamente atraídos têm características compatíveis às nossas, personalidades similares.

Atração pela beleza física. Esta forma de atração é muito comum em todas as etapas da vida, é o olhar quem determina, é o formato físico do outro que atrai nossa atenção e esta atração é aquela que nos levará a uma possível atração romântica ou não.

Por ser totalmente independente de vínculos a atração pela beleza física é também cultural e singular, a beleza do outro dentro do meu padrão de olhar. É o famoso “Como aquela pessoa é agradável de ver”.

Atração pela intelectualidade. Esta atração tem sua peculiaridade no interesse pessoal, podemos nos interessar por alguém totalmente intelectual, inteligente e perspicaz, quando esta característica nos convier, nos atrair para algo que nos fará bem, exemplo: “Ele (a) é tão intelectual, poderá ser-me útil nas conversas que quero ter.”.

 Esta aproximação por esta atração não tem conotação alguma além da finalidade prescrita salvo por aqueles que são especialmente diferenciados.

Atração pelo dinamismo. Tanto quanto a atração intelectual a atração pelo dinamismo tem o mesmo peso dentro da conjuntura mencionada até mesmo nos interesses e nas especificações. O dinamismo soma-se ao intelecto.

Atração pelo financeiro. Uma atração que para meu ver e minha interpretação é algo “perigoso”, pois fará o papel de interesse acima de qualquer outro tipo de atração, aproximação pelo que tem e não por aquilo que é.

Atração platônica.  Diferentemente da atração romântica a atração platônica fará com que o sujeito viva momentos “de sonhos” com o pensamento em alguém que é totalmente improvável ao seu alcance.

Na atração pklatonica o sujeito idealiza no pensamento viagens, momentos e até mesmo atos sexuais e praticas da sexualidade totalmente prazerosa e solitária. A atração é pela imagem criada e não pela pessoa em si.

Nesta atração não há nenhum tipo de interesse  que possa desencadear o contato físico do atraído.

Por fim e não tão menos importante temos a atração pela sexualidade e pelo sexual propriamente dito.

Na atração pela sexualidade a diferença está no que podemos praticar com o ser atraído. Esta atração se desencadeia pelo carinho, o afeto, o interesse em estar juntos, dormir abraçados dentre outras características que podem ou não ser a somatória de todas as outras atrações prevalecendo o romantismo e a afetividade.

A atração pela sexualidade faz com que o sujeito crie vínculos amorosos de construção, confiança e liberdade para com o outro antes da prática do ato sexual ou não (Demissexualidade) e normalmente esta atração se torna ainda mais solidificada na idade madura pelas variantes necessidades e privações nesta fase da vida.

Já a atração pelo sexual é aquela que se faz diante da necessidade física pelo ato sexual, do contato físico com o outro bastando apenas o olhar, o cheiro e alguns pequenos outros fatores peculiares e individuais para que aconteça este momento.

Na atração sexual o sujeito necessita apenas do desejo pelo órgão sexual do outro e neste caso a atração não tem como pilar o envolvimento emocional.

Esta forma de atração é aquela que vai acompanhar o ser humano desde a maturação sexual até a finitude e ressaltando aqui que muita das vezes esta atração pode ser interesseira e favorecer a aqueles que nela estão envolvidos.

Portanto como atração significa o ato de atrair algo ou alguém de uma forma afável ou provocante e que se unem tanto às características acima citadas ou não é necessário sempre analisar com prudência cada sentimento porque a atração está diretamente ligada às necessidades e características emblemáticas do sujeito ao longo da vida e quando não bem “trabalhada”, aceita ou avaliada ela pode se transformar em uma “ATRAÇÃO LETAL” pela qual venha “ferir” gravemente o outro.

Lembrando que todas as formas de atração valem a pena quando são conscientes e inofencivas.

Pense nisso.

Gilwanya Ferreira

CRP 04/42417

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •