Câncer de próstata

A próstata é uma glândula exclusiva do sexo masculino e que está localizada bem na parte baixa do abdômen. A próstata é um órgão pequeno com formato de uma maçã está a frente do reto abaixo da bexiga. A próstata é a responsável em produzir parte do sêmen que é o líquido espesso responsável a armazenar os espermatozoides a serem liberados durante o ato sexual.

O câncer de próstata é maligno e esta doença tem atingido uma grande parte da população masculina com mais de 65 anos, cerca de 75% de casos no mundo, e os tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e inclusive levar à morte.

Mesmo sendo tão assustador o câncer de próstata nós ainda nos deparáramos com o assombroso “preconceito” ao falarmos deste tema.

São inúmeros os homens que não admitem ao menos que se toque no assunto, porém, aos poucos temos conseguido “aparar as arestas,” “quebrar o gelo”, e vencer parte do preconceito, fazendo com que homens a partir dos 45 anos procurem um urologista e comece a fazer exames de prevenção. Um grande avanço alcançado.

Vivemos em um mundo onde os homens são educados para ser “macho”, aquele que não pode ser tocado, que precisa ter a saúde íntima preservada para que possa gerar “bons frutos”; no entanto, quando algo não anda bem ele por vergonha ou mesmo pela educação recebida demora procurar ajuda o que complica em muito a cura parcial ou total do problema.

Sabemos que o câncer de próstata pode causar um impacto psicológico avassalador quando o homem não conhece as verdades que envolvem tal enfermidade.

Existem dúvidas que ao longo dos anos foram sendo criados e muitas delas ainda rondam as mentes masculinas. Vamos falar um pouco destas dúvidas.

  • O exame de PSA substitui o de toque retal?

Não parcialmente, o exame PSA que mede o nível de Antígeno Prostático Específico no sangue consegue detectar alterações no organismo masculino tais como HPB (hiperplasia prostática benigna), infecções urinárias, infecções prostáticas e até mesmo o câncer de próstata. O exame retal que é feito pelo toque e tem uma duração máxima de 15 segundos é feito para que se possa sentir alterações na consistência e anormalidades na prótata, endurecimento da mesma, portanto um exame apenas complementa o outro.

O ideal é que seja feito o de toque primeiro, detectado algum tipo de anormalidade se faz o laboratorial.

  • O câncer de próstata “dá algum sinal”?

Não, o câncer de próstata “não avisa que vai chegar”, o câncer quando está em seu início é pequeno de mais para causar algum tipo de incomodo principalmente no trato urinário. O câncer de próstata é uma doença silenciosa que pode ser comparada à pressão alta, só se manifesta quando já esta em um grau bastante avançado.

Qualquer sintoma no trato urinário que são na próstata e na bexiga é causado pelo aumento da próstata e também pelo envelhecimento natural da bexiga,

Portanto, é de suma importância que se adquira ou mantenha o hábito de procurar um especialista pelo menos uma vez ao ano para fazer os exames preventivos e assim evitar aborrecimentos desnecessários.

  • As relações sexuais permanecem como eram antes mesmo depois do tratamento e cirurgia?

Não, a vida sexual do homem naturalmente vai mudando com o passar dos anos, sua qualidade e quantidade são alteradas com a chegada da idade avançada, em um paciente portador de câncer de próstata este desempenho dependerá das condições clínicas que ele possui desde que foi diagnosticado o problema.

O estado físico desejável dependerá também da saúde do homem em um todo. Homens com vida mais saudável terão maiores chances de alcançarem maiores possibilidades de um retorno à quase normalidade em se comparando com homens que já possuíam deficiência de ereção.

O câncer de próstata pode atrapalhar na qualidade das relações sexuais porque em alguns casos os pacientes precisam ser tratados com hormonioterapia e este tratamento traz como consequência a queda da libido causada pela queda da testosterona o que vai prejudicar a qualidade de ereção desejável para uma relação satisfatória.

Em casos de cirurgia não é incomum acontecer a perda da ejaculação, o fato de se remover a próstata e as vesículas seminais o homem poderá ter orgasmos, mas não conseguem mais ejacular portanto eles passam a ter o conhecido “orgasmo seco”

Existem outras dúvidas, outros mitos, mas estes são os mais importantes.

Dado o diagnóstico o sujeito naturalmente tem um impacto negativo sobre seu estado de saúde, é necessário neste momento que o médico urologista encaminhe o seu paciente para um especialista na área que é o oncologista, ele deve também esclarecer todas as dúvidas de seu paciente pois agindo assim o sujeito terá tranquilidade emocional para enfrentar a nova etapa que terá que percorrer.

Não muito incomuns são as doenças oportunistas que podem surgir depois de um diagnostico preciso de câncer de próstata. Elas chegam aproveitando a baixa imunidade do sujeito e principalmente a baixa autoestima.

 Em um estado mais avançado da doença o sujeito não consegue ou tem dificuldade de iniciar ou parar o fluxo urinário causando grande constrangimento para o sujeito, outro fato é a necessidade de urinar com frequência e esta necessidade manifesta-se principalmente à noite outro fator que interfere no estado emocional, pois o sujeito não consegue ter uma noite tranquila de descanso amanhecendo normalmente cansado ele pode ter vários tipos de reações desde sonolência diurna a estresse.

Sangue na urina também é um sintoma comum no inicio e no decorrer da doença, outro fator constrangedor para o homem.

Um sintoma muito comum e que pode ser confundido com infecção urinária é o ardor acompanhado de dor na hora de urinar, fato que causa irritação naquele que ainda não conhece o diagnostico.

Temos que enfatizar que o câncer de próstata quando em estado avançado poderá se espalhar pelo corpo o que chamamos de metástases ele pode se espalhar para os ossos e causar imensa dor.

Existem algumas opções de tratamento e uma delas é a cirurgia que hoje pode dependendo do grau de avanço, aberta, laparoscópica (procedimento minimamente invasivo realizado sob efeito de anestesia. É um método consagrado para a retirada da vesícula biliar. Também é utilizada largamente em cirurgias ginecológicas e urológicas.) existe também a cirurgia robótica assistida (tipo de cirurgia onde o médico manipula um robô, que faz as incisões e recessões através de um console joystick. Este tipo de cirurgia foi desenvolvido tanto para melhorar a capacidade dos cirurgiões realizando cirurgias abertas, quanto para minimizar o impacto em cirurgias minimamente invasivas.)

Utiliza-se também a radiação externa, ou implantes de sementes radioativas conhecidas também como bracterapia (radioterapia interna, radioterapia de fonte selada, curieterapia ou endocurieterapia, é uma forma de radioterapia em que se coloca uma fonte de radiação dentro de, ou junto à área que necessita de tratamento) e  algumas estratégias tais como a crioterapia (é um grupo de diversas técnicas e procedimentos na fisioterapia no qual se aplica baixas temperaturas em regiões locais ou gerais do corpo.)e a HIFU (é a sigla, em inglês, de ultrassom focalizado de alta intensidade (High Intensity Focused Ultrassound). A técnica permite aplicar energia acústica (ultrassônica) num ponto específico, gerando calor.)

 Quando o câncer de próstata é metastático o tratamento poderá ser com hormonioterapia e também poderá ser usada a quimioterapia.

Todos estes procedimentos podem causar dificuldades na hora de urinar e de ereção, e estes sintomas podem ser apenas por um período ou definitivo o que podem também acarretar para o homem grande constrangimento e até mesmo sintomas ou estado de depressão e angustia.

Devido a estes fatores é importante que se tenha além da equipe médica especializada em oncologia um acompanhamento psicológico para que o sujeito possa ter maiores condições de compreensão, aceitação e credibilidade na capacidade de recuperação de seu estado atual.

Quando há uma companheira esta precisa conhecer as fazes da doença para entender o que está acontecendo, ela precisa apoiar e incentivar porque este é o comportamento ideal para que o casal consiga superar as dificuldades encontradas antes, durante e depois do aparecimento do câncer de próstata.

 Um profissional da psicologia capacitado em sexologia clínica poderá conduzir o casal a novas formas de encontrar prazer, ensinando-os a prestarem mais atenção à prática da sexualidade para que possam juntos conhecer as respostas de prazer que todo corpo pode dar não só durante a intimidade do casal, mas também durante todo decorrer da vida que se seguirá a partir do diagnóstico positivo da doença. Consequentemente tais atitudes vão amenizar a tensão causada pela possível falta de ereção e assim naturalmente vai  também  melhorando a qualidade de vida e o bem viver entre eles.

A família também tem um peso importante neste período, pois o apoio dos mesmos vai dar tranquilidade para que o tratamento seja eficaz.

Muitos avanços vêm sendo conquistados pela medicina atual e podem inclusive curar e não deixar sequelas basta que juntos encontrem o “melhor caminho” para permanecerem unidos e descobrirem novas formas de se relacionarem

Entender, apoiar, fortificar o amor existente é ainda o melhor antídoto para um final feliz.

Pense nisso.

Gilwanya Ferreira

CRP 0442417

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •