O Tempo passa

O tempo passa e com ele
Caminhamos todos juntos
Sem parar
Nossos passos pelo chão
Vão ficar

Marcas do que se foi
Sonhos que vamos ter
Como todo dia nasce
novo em cada amanhecer”

O tempo passa para todos nós…

Não há como evitar, somos seres que evoluímos, envelhecemos, passamos pela vida, mas será que de verdade deixamos que a vida também passe por nós?

Sempre me questionei sobre qual seria o melhor segredo do envelhecimento, quais seriam as providências que deveríamos tomar e quando elas deveriam começar para que ao chegarmos à idade madura estivéssemos em plena forma tanto psicológica quando física, então descobri que não deve haver nenhum mistério neste percurso, não deve haver nenhuma fórmula mágica que possa nos conduzir a esta fase de nossas vidas, “caminhamos todos juntos, sem parar” e nossos “passos de verdade precisam estar sempre grudados no chão” porque as marcas daquilo que se foi vão ficar e precisaremos alimentar nossos sonhos porque são eles que nos vão sustentar pelos novos caminhos que vamos trilhar.

Li uma vez nem me lembro mais aonde “Velhos são jovens que deram certo” e isso me chamou muita atenção, mas depois encontrei outro provérbio que dizia assim: “Envelhecer é um processo extraordinário em que você se torna a pessoa que você sempre deveria ter sido” David Bowie.

Veja a intensidade de ambos os dizeres, um independente do outro casam se entre si porque de certa forma para se chegar a idade madura temos que ter “viajado” muito pelas estradas da vida e “como todo dia nasce em cada amanhecer” somos nós quem precisamos decidir qual é a cor do céu que queremos ver.

Eu acredito que a maioria dos seres humanos não se preocupa com a chamada terceira idade quando ainda se tem 18, 19, 20 ou 30 anos. Nesta etapa da vida as preocupações são outras, estudar, casar, ter filhos (ou não), viajar, adquirir mais conhecimento etc, até que se chega aos 50 e ai, ai os pensamentos começam a se voltarem para: “Puxa, já tenho 50 anos…60 anos e então já estou eu aqui na terceira idade que parecia tão distante.

Pois é, o tempo passa e passa para mim, para você, para a Sophia Lorem, para o Alan Delon, para o Antonio Fagundes, para o Fábio Junior, para a Vera Fischer, assim como passa para qualquer um, independente de quem somos e o que representamos nesta vida o que de verdade importa é a maneira como chegaremos a este período da vida, se com saúde para vivermos bem ou dependentes de alguma forma de “driblar” a vida para deixar a vida nos levar.

Somos 70% de responsabilidades quanto aos bons atos aos bons costumes e aos bons hábitos e 30% de genética quando nos referimos ao envelhecimento, é claro que nesta estatística temos maior condição de ponderar a importância de nos cuidarmos desde cedo, de desde cedo mantermos uma boa alimentação, exercícios físicos, equilíbrio emocional, boas noites de sono e descanso dentre outros hábitos saudáveis para manter nosso bem viver ano após ano.

O tempo passa para todos nós…

Alguns estudos apontam que o organicamente humanos começam a degradação entre os 20 ou 26 anos, a pele, os cabelos, as unhas os órgãos e tecidos entram na fase do envelhecimento natural e este processo durará até a finitude e quem não está preparado para envelhecer pode desenvolver o famoso medo da velhice fato este que impede o ser até de pronunciar ou mesmo pensar sobre o tema consequentemente agir a favor de um bom envelhecimento exatamente porque imaginam uma associação erronia que determina a idade madura à problemas de saúde, problemas mentais e outros similares além de imaginarem o idoso como alguém doente, solitário, ranzinza, incapaz e abandonado em um canto qualquer.

Isto não é real, são de verdade associações erronias que veio de uma cultura fragilizada de educação e de recursos que fizeram da pessoa idosa um ser “sem serventia” impotente e incapaz e não é assim, é exatamente o contrário do que vimos na atualidade, hoje idosos são ativos, saudáveis, vivos, participativos, antenados nas novas tecnologias e equilibrados tanto fisicamente quanto psicologicamente.

Talvez seja exatamente por isso que cada vez mais a estatística tem nos mostrado o quanto é importante que desde a infância deveríamos  nos precaver para o envelhecimento, que desde a infância deveríamos ter conhecimentos regulares de uma vida saudável para “que as sementes” possam se desenvolver saudáveis e assim nossos frutos que serão os anos vividos sejam de uma qualidade superior e extraordinariamente diferenciada.

Manter o equilíbrio emocional quando as situações exigirem, manter o padrão social e financeiro pensando no amanhã, conservar e alimentar as boas e sinceras amizades, ter uma crença religiosa acreditando em um Deus Pai que está sempre ao nosso lado, são excelentes estratégias que vão nos ajudar a mantermos um vida ideal, um envelhecimento singularizado.

A tecnologia nos dá medidores para o tempo cronológico, já o tempo nosso aqui não temos como medir, não temos como contar, é uma incógnita para todos quantos anos aqui vamos estar então o que nos resta é acreditar, acreditar que podemos ter a cada amanhecer um novo sonho quando começamos a nos movimentar em prol de uma boa saúde e de um bom equilíbrio, quando tomamos a consciência de que o Tempo Passa e que sim, passa depressa e em um piscar de olhos ontem éramos crianças, éramos jovens, éramos adultos e hoje somos idosos.

Não podemos permitir que se perca o brilho de nosso olhar apenas porque a idade cronológica nos mostra o tempo que passou, não podemos permitir que não podemos mais apenas porque nascemos em 1900 e sei lá quantos mais, não podemos não mais acreditarmos que somos ainda capazes de amar e sermos amados apenas porque nossos cabelos hoje são pratas ou lindamente brancos, não podemos nos abandonar apenas porque observamos rugas nos nossos rostos e deformações em nossos corpos. Sim, a degradação começou, mas você ainda está vivo e ativo, tem ainda sonhos a serem realizados e expectativas e metas a serem cumpridas, você existe.

Portanto, “O tempo passa e com ele caminhamos todos juntos, sem parar, nossos passos pelo chão vão ficar, marcas do que se foi, sonhos que vamos ter. Como todo dia nasce novo em cada amanhecer” nós também podemos renascer, nós também podemos ser, nós também podemos fazer muito mais para que quando o tempo passar dele tenhamos o máximo aproveitado.

Pense nisso.

Gilwanya Ferreira

CRP 04/42417.

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •