Inverno X Idosos

Um tempo considerado para muitos o melhor tempo, o tempo que se hibernam “os ursos” que se formam os casulos, que fecundam as vidas que vão na primavera chegar. No entanto é também um tempo em que necessitamos ter uma atenção redobrada para com os idosos porque é nesta época do ano em que eles correm maior risco quanto aos problemas de saúde.
A hipotermia, as queimaduras na pele e até mesmo quedas provenientes de escorregões são alguns dos fatores que precisam estar sempre em sobre alerta.
As infecções tais como gripe, pneumonia, quando não cuidadas ou mal cuidadas podem ser fatais.
Quem não se lembra “dos conselhos da vovó” quando ela dizia:

– “Cuidado! Não peguem friagem ou vento nas costas, não fiquem com os cabelos molhados principalmente à tardinha isso pode matar”.
Sim, pode sim, é muito perigoso, pois a vulnerabilidade dos idosos a estas situações acarretam consequências trágicas.

Na idade madura alguns já estão com a saúde mais frágil qualquer que seja o deslize em relação a estes fatores a probabilidade de uma consequência mais trágica é eminente.
À noite quando se recolhem para dormir é necessário prestar atenção na temperatura ideal do corpo para se desfrutar de uma noite tranquila e confortável porque pode ocorrer a hipotermia é o que ocorre quando a temperatura corporal cai a menos de 36,8 graus e se chegar a 29 graus podem inclusive ser um fator de risco e de morte.

As reserva calóricas do idoso são totalmente diferentes em se comparando à um corpo adulto ou adulto jovem, elas são mais baixas nesta etapa da vida e para evitar transtornos é importante também observarmos os sinais emitidos que variam entre fraqueza, fadiga, diminuição do tremor do frio e em uma fase mais avançada o idoso pode apresentar inclusive fala enrolada e perda da consciência.

Qualquer alteração mesmo que mais branda é necessário que este idoso seja agasalhado e servido de chás quentes não alcoólicos e é também ideal deixa-lo confortavelmente sentado em um lugar seco e protegido pelo vento ou ar frio.

Em casos mais graves mantenha o idoso acordado conversando e respondendo a perguntas simples para que sua consciência esteja ativa até a chegada do socorro.

Se for observada alguma complicação mais sérias tais como parada respiratória, taquicardia e se houver alguém que saiba realizar manobras de ressuscitação peça que faça o mais rápido possível para que a vida do sujeito seja preservada.
O frio é bom para muitos, porém é uma época em que há mais reclamações por parte dos idosos, é neste período do ano em que as dores são mais agudas, elas aumentam e aqueles que sofrem de artrose, artrite, fibromialgia dentre outras, as manifestações dolorosas se tornam ainda mais cruéis.
No inverno estas dores se potencializam devido à posição em que o idoso se mantém, é comum que eles fiquem “encolhidinhos” para se aquecerem consequentemente a constrição venosa faz com que o fluxo sanguíneo seja diminuído e esta contração muscular associada à má circulação é o que faz com que atrites e similares se tornem mais pungentes.
Uma dica preciosa para se evitar a má circulação são os exercícios físicos direcionados aos músculos.

Induzir o idoso ainda saudável fisicamente a se movimentar incentivando movimentos que vão chamar atenção tais como as danças com músicas, os jogos com bola e cordas para movimentos corporais vão ser sempre chamativos e úteis para manter a circulação ativa.

De manhã aproveitando o sol, idosos podem se reunir com adultos que vão lhes direcionar posições e “brincadeiras”, movimentos interessantes e alegres. A noitinha também é boa para movimentos leves, atividade como caminhadas lentas (respeitando cada possibilidade), exercícios que podem ser feitos sentados, etc. Para os acamados recursos fisioterapêuticos são os ideais porque os movimentos serão voltados às necessidades de cada um.

A gripe, as constipações são também muito comuns nesta época do ano e os idosos são aqueles mais afetados devido a várias causas e a propagação de vírus é um dos fatores. Proteger nossos idosos neste período é de suma importância porque uma gripe mal curada pode levar a várias outras consequências.
Evitar o contato direto de idosos afetados com idosos ainda saudáveis é uma prevenção inteligente evitando inclusive partilhar de espaços fechados onde o vírus pode ter ainda mais concentração.
A vacinação nestes casos torna-se altamente recomendável e totalmente indispensável para aqueles que sofrem de doenças cardíacas.
Devido à umidade do tempo frio as ruas e as calçadas nesta época do ano estão sempre úmidas principalmente em lugares onde o frio é mais intenso, evitar que idosos saiam sozinhos pela manhã ou no inicio do entardecer é uma prevenção para com esta população, pois estando úmida se tornam mais escorregadias e consequentemente pode ocorrer um resvalo e uma queda que pode inclusive ser fatal.
Procure acompanhar o idoso em seus passeios matinas segurando firmemente em seus braços de preferência pedindo que o mesmo lhe dê o braço para que haja maior segurança.
A hidratação também é um fato de observação importante, pois nesta época do ano a sensação de sede é diminuída e assim o idoso “esquece” de se hidratar.

Existem casos tão graves de desidratação que podem inclusive levar a óbito, portanto vamos observar com mais cautela a quantidade de líquido ingerido pelos nossos idosos para que seu nível de água no organismo esteja sempre considerado normal.

Para aqueles que vivem em lugares mais frios com temperaturas baixas em que haja necessidade de se usar aquecedores industriais ou naturais tais como lareiras etc. recomendamos uma atenção especial, pois tanto em aquecedores industriais como em lareiras a queima do oxigênio no ambiente se torna mais intensa aumentando assim a concentração do monóxido de carbono (conhecido também como gás letal) e a aspiração deste gás por um tempo poderá inclusive matar.

Nestes casos recomendamos que se abra um pouco de uma das janelas e uma das portas do ambiente onde se encontra este idoso para que haja circulação natural do ar e assim evitar tal circunstância.
Outro perigo quanto a estes aquecimentos são os incêndios, o ar quente naturalmente provoca um estado de sonolência e se este aquecimento for por exemplo em lareiras deve-se evitar que se posicione muito próximo evitando assim que possíveis faíscas de fogo saltem das lenhas e atinja as mantas ou cobertores que envolvem os idoso, lembrando que aquecedores eletrônicos também podem emitir faiscais e causar o mesmo transtorno.
Portanto nestas situações manter afastado tudo que pode ser causa de incêndio e consequentemente de queimaduras é uma atitude inteligente e ponderada.
No inverno as roupas, os cobertores, mantas devem ser confortantes e macias, leves e de preferência ante alérgicas, elas devem ser aquelas que mantém o calor corporal em uma temperatura agradável isto é, as roupas em as mantas não devem aquecer com excesso a ponto de fazer que com que o idoso transpire, pois isso significará perda de líquidos no organismo, elas devem ser de preferência de algodão ou fibras naturais até para evitar problemas alérgicos.

É preciso cuidar da pele, neste período do ano elas se tornam ainda mais secas do que já são, o uso de cremes hidratantes é de extrema necessidade para manter a pele sempre hidratada evitando rachaduras e neste caso podemos inclusive unir o útil ao agradável.

No momento da hidratação aplicar o hidratante com movimentos que vão ser em forma de massagens além do bem estar físico causado naturalmente pelo hidratante estes movimentos vão facilitar o fluxo sanguíneo, o corpo responderá com um aquecimento natural e o idoso estará em um estado agradavelmente relaxante.

Os lábios também merecem atenção, é necessário o uso de um hidratante especial para tal área,lábios ressecados ou recados impedem o idoso de se alimentar, sorrir e até conversar pois causam além do incomodo, dor.
Recomendamos o uso de luvas, gorros e cachecóis, xales e meias para que as extremidades estejam sempre protegidas do frio.
Os calçados devem ser macios, com solado de borracha para evitar escorregões e se possível confeccionados com materiais maleáveis para estarem sempre confortáveis.
Para idosos fumantes é necessário uma atenção redobrada pois o tabaco afeta os pulmões e nesta época do ano a respiração se torna mais fragilizada, fazer inalações, manter o ambiente úmido é uma das alternativas recomendadas.
O banho deve ser diário e em ambiente aquecido, a água não deve ser muito quente, precisa estar em uma temperatura agradável, é ideal que seja em ambiente fechado e quando terminado secar e vestir-se imediatamente de preferência ainda dentro do mesmo ambiente evitando correntes de ar frio para que não haja mudanças bruscas de temperatura.
Em casos de suspeita de constipação, gripe ou algum quadro “desconhecido” procure imediatamente um centro de saúde ou o médico de sua confiança para que os procedimentos sejam feitos com presteza evitando aborrecimentos e sustos desnecessários.
Lembre-se então que o melhor remédio para todos os casos ainda é a prevenção, todo cuidado é pouco quando falamos de nossos idosos.
Manter a imunidade é também incluir  uma boa e equilibrada alimentação, é fazer os exames de rotina e estar com eles sempre em dia, é oferecer a nossos idosos muito amor e dedicação.
Uma qualidade de vida e um bem viver não dependem apenas de nossos idosos e sim de todos nós que os cercamos.

Pense Nisso.
Gilwanya Ferreira

CRP 04/42417

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •