A maneira de ver o Mundo

A maneira como olhamos para o mundo tem direto impacto sobre como perceberemos a realidade.

Visões e abordagens positivas tendem a ter efeitos psicológicos também positivos que vão favorecer na percepção e na mudança da realidade como, por exemplo, a melhora do humor, a mudança positiva do sistema imunológico que atuará com mais eficiência, e consequentemente baixos níveis de stress e ansiedade.

Em contrapartida enfrentar o mundo de forma negativa com visões também negativas as consequências simultaneamente serão logicamente opostas.

Atitudes inversas movimentam a potencialização da tristeza, do desânimo, ativa a desmotivação, a baixa autoestima, a menos valia e em casos de extremas condições de enfrentamento negativo poderão ocorrer índices significativos de depressão, síndrome do pânico, perda parcial ou total do apetite, apetite exagerado, sem medida o que poderá resultar na perda ou no ganho de peso excessivo ou o desencadear do estado de bulimia, dentre outros tantos sintomas recorrentes.

É necessário nestes casos prestar atenção em si mesmo, prestar atenção no seu comportamento, atentar-se a comportamentos não habituais, ser tranquilo e ter tranquilidade nas decisões a serem tomadas, mudar o que seja preciso mudar e aceitar que uma mudança será necessária e benéfica e que movimentos positivos favorecerão o bem estar.

Procedimentos imediatos são essenciais e se no caso da não possibilidade de uma mudança por si só o recomendável é buscar ajuda de um profissional da psicologia.

O psicólogo (a) é aquele que te ajudará com técnicas adequadas, técnicas estas que vão aguçar sua capacidade de reconhecimento, de movimento próprio e de valorização quanto às mudanças necessárias.

Sem nenhuma “contra indicação” o (a) psicólogo (a) é aquele que ajudará nas insatisfações em qualquer âmbito, seja no profissional, no pessoal no amoroso ou mesmo no financeiro.

A psicologia dispõe de várias abordagens, psicanálise, humanismo, behaviorismo, terapia cognitivo comportamental dentre outras, todas com possibilidades positivas de um auxilio imediato e posteriormente duradouro da queixa principal.                   

Aqui enfatizo a Terapia Cognitivo Comportamental por reconhecer ser uma abordagem diferenciada e eficaz no que diz respeito a rápidas mudanças. 

O objetivo da Terapia Cognitivo Comportamental é identificar padrões de comportamento e pensamentos, de crenças e hábitos que estão na origem da queixa e com seus métodos operantes levará o sujeito a um movimento significativo quanto à cognição que nada mais é do que a percepção e o processo de reconhecimento, aceitação e da necessidade do movimento e de um reforço positivo resultando numa imediata mudança de comportamento e por fim, o caminho para a vitória alcançada.

Reconhecer uma mudança comportamental naquele com quem convivemos ou vivemos sentir necessidade de ajudar é uma atitude positiva. Ter paciência, desprendimento sutileza e firmeza na tomada de decisões são comportamentos fundamentais para o auxilio.

Buscar um profissional caso não seja possível tais mudanças é também demonstrar amor e cuidado.

 Mude seu foco, foque no que for alegria, no que lhe dá prazer porque problemas todos nós temos, sejam eles quais forem e cheguem quando chegar.

Tenha certeza de que a calma e coerência mescladas à ajuda tudo se resolverá a seu tempo porque nenhuma alegria é para sempre assim como nenhuma tristeza se perdurará, basta acreditar.

Pense nisso.

Gilwanya Ferreira

CRP 04/42417

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •