O Inicio de um Recomeço

Recomeçar, começar de novo… Quem nunca tentou recomeçar?

Quanto tempo passou desde o fim? Um mês? Uns meses? Um ano? Dois? Dez? Vinte? A quanto tempo tudo terminou? A quanto tempo tudo parou para que hoje tudo possa recomeçar?

Por que é tão mais simples começar do que recomeçar?

Tantas perguntas, tantas dúvidas temos quando o tema é recomeçar, recomeçar um trabalho, um  projeto, um relacionamento, uma amizade, uma vida, escrever ou reescrever  as páginas que ficaram em branco depois de tanto tempo ou de tempo nenhum esquecido em um canto qualquer.

 O sentimento de dor, de derrota pode nos abater quando olhamos para o passado e sentimos que algo ainda pode ser feito ou depois de tanto tempo olhando para trás podemos sentir que algo ainda pode mudar se tivermos coragem de recomeçar.

Recomeçar pode ser entendido como algo para os fracos, os derrotados que perderam ou deixaram passar oportunidades que para o outro não podia ser, mas é totalmente o contrário, recomeçar é uma atitude tão nobre que só posso denominar tal feito aos vencedores, a aqueles que são fortes e sensatos a ponto de se afastarem na hora certa deixando para trás aquilo que naquele momento não podia ser.

Muitas vezes precisamos parar, parar para pensar e observar as estratégias do momento certo e é neste instante que então podemos tomar as decisões precisas para o momento que se vive.

Tenho certeza de que muito de nós um dia já recomeçou, que em muitas circunstâncias foi necessário parar para depois recomeçar, ter um recomeço mesmo nas pequenas e sem importantes atitudes como uma longa caminhada, uma longa tarefa, um difícil exercício escolar, um relacionamento, uma amizade, na vida e em outras tantas situações que se raciocinarmos vamos encontrar muitos recomeços que até então não foram analisados como algo tão valioso.

É vangloriosa a atitude daquele que recomeça, é louvável e honroso aquele que tem a humildade do recomeço porque é ai que muitas dificuldades encontradas no passado tomam sentido e em um recomeço se transformam em atitudes não desejáveis ou até atitudes a serem moldadas, remodeladas.

O recomeço pode ser algo amedrontador, todo inicio de um recomeço pode nos levar a estagnação, ficarmos parados diante do passado sem coragem para tudo de novo começar, mas precisamos lembrar que não há caminhos fáceis em qualquer atitude, não temos como percorrer novas estradas se não pararmos diante do passado e nos libertarmos das amarras que nos entrelaçaram naquele momento remoto.

Todos nós um dia fizemos de nossas estórias histórias verdadeiras e neste ponto traçamos nosso caminho e nele queremos seguir.

O tempo passa, as coisas mudam, os planos antes traçados não saem como planejamos, aquele caminho que antes parecia tão suave começa a se transformar em pedaços de chão dolorosos de pisar. Chega a hora de reconhecer, de aceitar que é preciso parar, é preciso pensar, refletir, analisar, tomar a decisão de continuar, de voltar ou parar definitivamente até que se possa recompor e planejar novas estratégias e se for o caso recomeçar, recomeçar de onde paramos ou recomeçar um novo começo e esta é uma decisão que somente nós, unicamente nós podemos tomar.

É complexa a decisão do recomeço, sabemos disto, existem os medos que vivemos, vamos confundir os sentimentos, haverá o famoso comodismo do “deixar como está para ver onde isto vai chegar”, e tantos mais exemplos peculiares e subjetivos que encontramos quando nos referimos ao recomeço.

Vamos imaginar algumas situações reais que todos nós conhecemos: – Casais que se separam depois de tantos anos de união.

Quando se uniram não imaginavam o que de verdade os esperava, quando se uniram fizeram planos, traçaram metas e deixaram o sentimento os direcionar, passados alguns anos, as dificuldades reais de uma relação a dois surgem e pouco a pouco o desgaste faz com que ambos repensem os valores daquela união, uns conseguem refazer as juras, preenchem as lacunas e seguem, outros agem como mencionei “deixam como está até verem aonde chegam” e outros pelo comodismo ou medo não tomam nenhuma decisão e seguem aos trancos e barrancos, não se importando com o sentimento do outro.

Chega então um dia que as coisas mudam, eles são alertados e sentem necessidades de recomeçar, de refazer novos caminhos e se fortalecerem fazendo e refazendo novas histórias nas vidas que estão vivendo.

Alguns casais que ainda permaneceram juntos redesenham novos ideias e até conseguem superar os obstáculos deixando para trás todas as dificuldades  agarrando-se como exemplo aquilo que não foi bom para melhorarem a nova velha relação.  

Outros casais, aqueles que se separaram, que não suportaram os problemas ou que foram inseguros nas decisões e agora resolvem recomeçar, recomeçar ao lado da mesma pessoa ou em um novo relacionamento este recomeço pode sim ser excepcionalmente bom porque já alicerçados nos pormenores do passado tendo consciência de que cada relação é única até mesmo com a mesma pessoa e respeitando esta subjetividade podem viver a experiência de um novo recomeço e serem de verdade felizes e completos outra vez.

Outros cenários reais e atual é exatamente a que estamos vivendo, o que vivemos, as mortes no rompimento das barragens, os desastres aéreos, a estagnação da pandemia, situações que chegaram sem avisar, chegaram assombrando uma região, um estado, um pais e toda humanidade. Contextos que nos fizeram parar, nos isolar, tomarmos decisões que até então não nos era imagináveis.

Foi difícil, doloroso, famílias “perderam o chão”, pessoas que desapareceram, famílias que se desintegraram como fumaça, mas a vida precisou seguir, a vida precisa seguir, é necessário recomeçar, foi necessário recomeçar para novamente dar sentido a vida que precisamos viver.

Quando aprendemos que perder faz parte da vida e que a perda pode até mesmo ser favorável quando ela é vista positivamente como aprendizado, que são nas perdas que encontramos o caminho do recomeço seja ele qual e quando for, que o mais importante é seguir em frente acreditando outra vez que tudo pode e deve dar certo, quando aprendemos o que vale agora é não buscarmos culpados da situação e sim soluções que possam nos ajudar ai sim tudo parecerá mais simples, mais leve e então perceberemos sem medos que é chegada a hora de recomeçar.

Todo fim pode ser trágico, mas tenha certeza de que todo recomeço por mais árduo que ele seja tem possibilidades de serem belos e floridos basta apenas que acreditemos e façamos por onde tudo isto possa acontecer.

A vida é como uma escola em que de tanto em tanto tempo somos colocados a provas e nestas arguições da vida ela pode nos bater forte e nos deixar atordoados, nossos sonhos transformados nossos ideais desfigurados então neste momento o mais importante é quem sabe parar, olhar e seguir devagar movendo-se e dando sentido a própria vida até que novas soluções possam surgir e então recomeçar, recomeçar com novas estratégias, estratégias mais seguras que se evoluirão naturalmente nos fazendo se não vencedores ao menos lutadores.

“Presta atenção no que eu vou lhe dizer, a vida é tão rara e sonhando juntos podemos vencer… Tudo vai passar, é só acreditar”.

Portanto Recomece, recomece sempre, todas as manhãs se necessário for, repense, refaça este movimento porque ele é o movimento da vida, é o movimento dos fortes.

Recomeçe.

Pense nisso

Gilwanya Ferreira

CRP 04/42417

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •