Vontade de Viver

A vida pode ser comparada a uma enorme roda gigante, muitos falam isso, porém eu particularmente imagino a vida como uma caixinha de surpresas, sabe aquelas que ganhamos nos aniversários de crianças e nunca sabemos o que tem dentro e sempre abrimos com muita vontade de descobrir “as surpresas que foram colocadas ali”?

Bem, a certeza de que muitos apreciam a vida com prazer é quase de 100% porque é algo óbvio da natureza humana viver e aproveitar a vida como ela é nos colocada dia após dia.

A canção O que é o que é cantada na voz de Gonzaguinha (minha preferência) mostra bem para todos nós que de verdade a vida é um verdadeiro “O que é o que é” quando no inicio ela diz:

“Eu fico com a pureza das respostas das crianças
É a vida, é bonita e é bonita”.

Sim, a vida é mesmo bonita no olhar das crianças, prestem atenção que mesmo aquelas que por uma má sorte foram acometidas de doenças seja ela qual for, estas crianças sempre nos dão exemplos de que a vontade de viver é magia, que a vida foi lhes dada como presente e sendo assim deve-se aproveitar intensamente os momentos felizes da “descoberta” da caixinha surpresa que lhes foi dada como lembrança de um nascimento.

Claro que ali tem lembrancinhas ruins, afinal nem sempre são colocados presentes bons, existem aqueles que nos surpreendem com a singeleza, mas com a grandiosidade de sua utilidade e assim a cada descoberta, a cada dia, uma nova surpresa vamos ganhando.

Continuando com o raciocínio no exemplo a música ela nos diz:

“Viver e não ter a vergonha de ser feliz
Cantar (e cantar e cantar) a beleza de ser um eterno aprendiz
Ah meu Deus!, Eu sei, eu sei que a vida devia ser bem melhor e será
Mas isso não impede que eu repita
É bonita, é bonita e é bonita”

Que grande verdade… Viver e não ter a vergonha de ser um ETERNO APRENDIZ…

Será que alguém (acredito que sim) parou para pensar neste valor que a vida nos dá?

Um eterno aprendiz… Claro, todos os dias aprendemos e sempre temos algo a mais para aprendermos não importa a idade que estamos, sempre aprendemos seja algo sobre a vida seja algo sobre a morte, seja algo sobre a saúde, seja algo sobre a doença é assim que acontece e é exatamente isso que impulsiona a vontade de viver ainda mais, de aproveitar os momentos e agradecer a dádiva do viver, aprender que todos temos o que ensinar e todos temos o que ainda aprender. Outra vez o exemplo de uma criança, uma criança ao lado de um idoso, o quanto de vida ela ensina para ele assim como um idoso ensinando a uma criança até onde e aonde ela pode chegar é, veja, veja o quanto de esperança ainda se pode ter seja lá em que idade estiver.

Nós estamos vivos e a vida está ai para ser vivida, nós estamos aqui dia após dia crescendo e conquistando novos valores e diferentes aprendizados, a vida pode sim ser bem melhor e sim, ela será,  ela pode ser bem melhor basta acreditar.

“E a vida?
E a vida o que é diga lá, meu irmão?
Ela é a batida de um coração?
Ela é uma doce ilusão?”

É, diga lá meu irmão? Diga, pense para dizer, a vida é a batida de um coração? A vida é uma doce ilusão?

É a vida é isso tudo e é algo mais, é a batida de um coração que se apaixonou, é a batida de um coração que de repente parou e voltou a bater, a vida é a batida de um coração que se perdeu e outra vez se encontrou, a vida é a batida do coração de uma mãe que recebe em seus braços o fruto do amor. A vida é a batida de um coração daquela que vibra presenciando as vitórias, as conquistadas e também as derrotas amargas e as perdas e ganhos que a própria vida lhe mostra.

A vida, a vida é mesmo a batida do coração daquele que sabe dar e receber amor, é sim a grande ilusão chamada vida que está aqui “servida” na bandeja de prata todas as manhãs para ser “degustada” como vinho de uma reserva especial… Ah, a vida!


“Mas e a vida?
Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é, o que é meu irmão?”

O que é o que é meu irmão, o que é a vida meu irmão?

O que é a vida que se não a maravilha de entender o que seja o sofrimento e a compreensão exata da alegria de saber que o lamento é apenas um tempo e que tudo que vivemos é de verdade passageiro e a cada minuto é necessário sapiência e vontade de viver para viver o tempo que temos para aprender? O que é a vida meu irmão? O lamento dos corações partidos pela desilusão?

O que é a vida e de que vale a vida se não temos vontade de viver?

Viver, viver é dádiva sagrada do Criador, é aprendizado diário seja da alegria ou da dor e…

“Há quem fale que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo,
Há quem fale que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do Criador
Numa atitude repleta de amor
Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver”.

Pois é meu irmão, há quem diz que a vida é um nada no mundo e eu digo que a vida é o tudo porque a vida é o presente e o presente que se ganha e se usa hoje porque amanhã este presente pode não nos ser mais útil. O amanhã não existe.

É a gota d água na flor em um dia de primavera. A vida é o esplendor do um tempo que de segundo em segundo lentamente se faz a hora e da hora se tem o tempo do tempo que queremos viver.

É mesmo um mistério, um mistério do Senhor que sem luta não pode haver vitória e sem dor não se conhece o prazer da vontade de viver… É a vida…

Viver… Viver a vida Sem medo de ser feliz, viver a vida e não ter a vergonha de ser feliz. Viver a vida, conquistar e conseguir a VONTADE DE VIVER.

Pense Nisso

Gilwanya Ferreira Gonçalves

CRP 04 42427

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •