Expectativa

“Não nasci para ser adequada, coerente, adorável. Nasci para ser gente. Para sentir de verdade. Tenho vocação para transparências e não preciso ser interessante o tempo todo. Por isso, não espere que eu supere as suas expectativas: às vezes, nem eu supero as minhas.”

Marla de Queiroz

Expectativas.

Quem pode afirmar que nunca teve expectativa em relação a algo ou à alguém?

Quem nunca esperou tanto algo,planejou, criou expectativas e de repente nada saiu como foi planejado ou a realidade acontecida superou as expectativas planejadas?

É, tudo tem seu lado positivo e seu lado negativo, cara ou coroa, frente ou verso, preto ou branco…. é assim nossa jornada, precisamente assim e quando li a citação acima em “algum lugar” vi que de verdade não nascemos para superar as expectativas de ninguém, somo humanos demais para a perfeição que muitos esperam, somos gente de mais para superarmos todas as expectativas que colocamos no nosso viver ou colocam para que possamos viver e é justamente por isso que temos a capacidade de sermos diferentemente felizes em cada situação vivida.

Para quem hoje tem um pouco mais de sei lá, 45, 50, 60, 70 ou mais anos, não importa, para todos aqueles que venceram tantas etapas e hoje ainda estão vivendo momentos de planejamento, criando expectativas, sonhando com possibilidades eu posso dizer que é este o caminho que hoje nos espera, criarmos um caminho diferente e cheio de possibilidades porque não somos mais “obrigados” a ouvir que velho é um pacote que precisa ser esquecido em um canto, que velhos são pessoas inúteis, que velhos são aqueles que ficaram chatos, ranzinzas ou démodé, que aquele velho precisa estar sempre caladinho em seu canto ou ser um coitadinho ou ser aquele sempre tão bonzinho, que velhos perdem o anseio com seus próprios corpos e muitos com suas casas ou lugar onde vivem, que velhos não precisam mais sonhar porque o tempo deles passou.

Não!!! Não é mais assim, hoje este conceito está sim sendo substituído por homens e mulheres maduros ativos, participativos integralmente no contexto social e familiar, pessoas que caminham e ainda traçam suas estradas com a sabedoria de um mestre, que rompem as barreiras das expectativas com as mesmas habilidades da juventude, mas com a grande diferença da experiência vivida.

Todas as mudanças que passamos têm como finalidade para aqueles que sabem observar o crescimento emocional, claro que como disse no início, tudo tem seus dois lados, é necessário ponderação e, sobretudo capacidade de superação para alcançarmos nossos objetivos ou quando não, não nos deixarmos influenciar pelo negativismo e outra vez começar tudo de novo.

Não gosto do termo “velho” de verdade e particularmente este termo me incomoda porque me passa a ideia de que velhos são trapos, são eletrodomésticos que já não funcionam mais, que velhos são como aquelas peças do vestuário ou calçados que se rompem pelo desgaste do tempo. Eu sei, entendo que nosso corpo também envelhece, que nossas células morrem todos dos dias, que nossos órgãos internos definham, mas ainda assim eu vejo que  somos capazes de criarmos expectativas e traçarmos um “roteiro” de vida para que possamos permanecer jovens o suficiente para entendermos que envoltos em um corpo desgastado pelo tempo podemos manter nossas mente e nossas ações sempre ativas, jovens o suficiente para “dançarmos a vida conforme a música que a vitrola da própria vida tocam para nós”.

Vencemos anos na cronologia da vida, vencemos anos no calendário criado para demarcar o tempo que estamos aqui, vencemos etapas, mas nem assim precisamos nos sentir velhos e é por isso que as expectativas e os sonhos precisam caminhar sempre juntos, lado-a-lado no cotidiano de todos nós porque são eles que alimentam nossa juventude e nosso olhar diferenciado para o futuro que para nós é o momento exato que estamos vivendo.

O idoso ainda é capaz mesmo dentro de sua complexidade, o idoso tem toda capacidade de ainda superar expectativas diante da experiência vivida porque cada um dentro de sua singularidade pode ser capaz de ver sua imagem refletida e se sentir totalmente jovem diante dos padrões por ele mesmo criado.

Idosos podem sim ainda criarem expectativas no campo profissional, eles são capazes tanto quanto qualquer outro ser de aprender e se adaptarem às novas tecnologias hoje exigidas, os idosos podem sim ainda criarem expectativas no campo sentimental e ainda sonhar com a possibilidade de novamente amar e serem amados, os idosos podem sim ainda criarem expectativas no campo sexual entendendo que muito além da saciação corporal eles hoje podem saciar o desejo da conquista diária, do aprendizado mútuo, do companheirismo e principalmente do despertar da sexualidade intensa que cada um tem dentro de si.

Criar expectativas é criar dentro de si mil possibilidades, é vestir-se de coragem tendo a certeza de que se não superadas estas expectativas nada mudará na trajetória traçada porque “maduros são frutos doces que já estão prontos para serem consumidos”

Portanto amigos velhos, amigos maduros, amigos da terceira idade, amigos da melhor idade, amigos desta nossa melhor fase da vida, vamos sim criar expectativas, vamos sim deixar que sejamos mesmo na idade que estamos gente que quer ainda ser gente para sentir de verdade toda possibilidade de ser muito mais a cada dia e que se decepcionarmos alguém pelo simples fato de não termos conseguido sermos capazes de dizer:

“Não espere que eu supere as suas expectativas: às vezes, nem eu supero as minhas.”

Pense nisso.

Gilwanya Ferreira

CRP 04/42417

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •