Envelhecer

Envelhecimento é o processo de desgaste do corpo, das células a partir do momento em que somos fecundados.
Ainda são desconhecidas as causas exatas do envelhecimento, existem teorias que explicam que está ligado diretamente à genética, outras teorias dizem que possa ser o acúmulo de danos no organismo ao longo dos anos e ainda existem outras teorias que dizem ter algo que envolva as mutações do DNA, porém nada ainda pôde ser comprovado com exatidão, o que sabemos é que não há nenhum tipo de tratamento farmacológico que possa diminuir o processo de envelhecimento.
Este processo também está ligado diretamente aos costumes, cultura, clima, poder aquisitivo, educação, dentre outros fatores e naturalmente à genética familiar.
O corpo humano visto como uma “máquina perfeitamente e microscopicamente desenhada” que funciona ininterruptamente e que todas as atividade exercidas ao longo da vida estão interligada e harmonicamente trabalham em sintonia e que muitas delas não dependem uma das outras como por exemplo, todos os nossos pensamentos são movidos por milhões de impulsos nervosos e a cada movimento sinapses nervosas enviam mensagens para que o comando seja executado, as reações nervosas respondem imediatamente ao tocarmos em algo quente e esta informação em centésimo de segundos são enviadas ao cérebro para que a nossa reação imediata seja tirar a mão do local quente, se somos picados por algum inseto o organismo reagirá enviando “respostas” para que possa ser amenizado qualquer risco de envenenamento e consequentemente o mantenimento do organismo em perfeito estado.
Trilhões de células formam nossos órgãos e tecidos e com o passar dos anos elas vão se lesionando ou envelhecendo, todos os dias novas células crescem e se dividem para substituírem as antigas, órgãos inteiros são renovados e praticamente a cada dois anos renovamos todo nosso corpo por isso, como exemplo, quando queimamos nossa pele e dela tratamos é possível que os tecidos sejam reconstituídos e em alguns casos sem nenhuma cicatriz.

As proteínas que ingerimos são enviadas para células responsáveis na reconstituição do tecido lesionado e assim sucessivamente esta “máquina” tão perfeita vai ao longo dos anos trabalhando em nosso benefício.
O nosso organismo como toda e qualquer máquina precisa ser alimentado de “um combustível” de primeira qualidade e é nesta hora que a alimentação saudável é considerada como um fator que esta diretamente ligada à saúde do ser assim como no processo de envelhecimento.
O ser que tem como privilégio ter desde a gestação uma alimentação equilibrada e que consegue mantê-la por todos os anos de sua vida consegue manter um equilíbrio sensato entre todo o processo de funcionamento de seu organismo e consequentemente um envelhecimento mais lento.
Sabemos que uma célula muscular, por exemplo, precisa das proteínas e dos carboidratos assim como as vitaminas e os minerais dentre outros elementos para se construir e se manter. Se esta célula não é mantida naturalmente ela não terá condições de se reconstituir e se este processo for acelerado naturalmente o processo de envelhecimento será também acelerado.
A necessidade de alimentar-se é algo nato do ser vivo e como já dizia Sócrates” QUE SEU ALIMENTO SEJA O SEU REMÉDIO” entendemos que todo alimento ingerido deveria ser algo tão sagrado quanto à vida, no entanto, a alimentação e a forma como nos alimentamos também é algo cultural e está diretamente ligado aos costumes locais de onde se vive e também as condições financeiras familiares onde ambas as condições definirão a saúde e consequentemente o processo de envelhecimento do ser.
A infância é o período crucial para se adquirir bons hábitos alimentares e é a partir de uma idade ainda muito tenra que a criança começa conhecer novos sabores que lhe são oferecidos intercalados ao leite materno (ou mesmo aleitamento artificial). Logo após o desmame é necessário que a criança obedecendo a idade que se tem e as necessidades de seu organismo possa ingerir todo tipo de alimento necessário para seu perfeito desenvolvimento tanto físico quanto mental. Serão os alimentos adequados e variados que darão recursos à “pequena máquina” para ter um desenvolvimento saudável e equilibrado.
Alcançado o tempo da adolescência o jovem naturalmente necessitará de outros tipos de alimento, seu corpo se bem nutrido e em boa forma agora terá necessidades diferentes das que precisava quando criança. Nesta fase da vida o jovem “gasta mais energia”, os estudos, a agitação natural da idade assim como outros fatores fazem com que o organismo traduza e “envie mensagens” pedindo nutrição (combustível), se bem atendido este organismo agora jovem e naturalmente envelhecendo consegue assim como na infância manter “a máquina” perfeitamente equilibrada.
Este processo ocorrerá igualmente na idade adulta assim como na idade madura, porém as escolhas que fazemos no inicio de nossa idade adulta poderá repercutir pelo resto de nossas vidas.
A nutrição mesmo sendo algo tão singular de cada ser vivo porque são diferentes as necessidade de cada organismo o corpo em si exigirá “bom combustível” e se este não é atendido naturalmente a degradação será inevitável e consequentemente o envelhecimento acelerado.
Precisamos ressaltar que estar alimentado é diferente de estar nutrido, estar alimentado é estar digamos satisfeitos, é termos nossa necessidade de comer saciada já estarmos nutridos é termos nossas necessidades nutricionais diárias supridas.

Um ser alimentado é um ser que não tem fome, um ser nutrido é aquele que se alimenta de nutrientes saudáveis e equilibrados.
A prática de esportes, o estado emocional, as condições de moradia, o fator financeiro e religioso, o uso do álcool, o fumo, as drogas lícitas e ilícitas, a poluição assim como a exposição excessiva ao sol são fatores que também influenciam no envelhecimento porque a saúde esta diretamente ligada ao envelhecimento e o envelhecimento não está vinculado à quantidade de anos vividos, mas sim pela perda das funções tanto orgânicas quanto mentais e estas funções são severamente influenciadas pelo modo de vida que se viveu.
Existem várias formas de envelhecer e este mesmo envelhecimento afeta uma por uma de nossas células e  todo este processo tem um único objetivo, a finitude. Não podemos “fugir” deste fim, no entanto poderemos prolongar tanto o envelhecimento do corpo quanto da mente basta sabermos viver e vivendo de uma forma saudável, seremos de alguma forma sempre jovens.
Evitar acúmulos de aborrecimentos, ingerir uma quantidade adequada de água, praticar exercícios regularmente e adequadamente à idade que se está, fazer exames periódicos, alimentar-se nos horários e saudavelmente, manter as horas de sono necessárias ao organismo, tentar ser feliz amando-se acima de qualquer outro amor também são fatores que influenciam no envelhecimento, no entanto se o envelhecimento é inevitável a todo ser que ele chegue devagar, que as marcas do tempo sejam leves como plumas que voam no ar, que possamos manter a qualidade de vida e o bem viver diferenciado dos tempos de outrora, porque quando entendemos o processo de envelhecimento e dele “usamos” com sabedoria entenderemos que mesmo que os osso e músculos alterem seus funcionamentos, mesmo que a visão fique turva, que percamos algumas funções, que nossos cabelos embranqueçam, que nossas mãos fiquem trêmulas, que nossa voz chegue a perder o tom, que nossa pele perca o viço, que as rugas sejam inevitáveis e nossos olhos percam o brilho precisaremos lembrar que o coração enquanto estiver pulsando sangue em nossas veias estaremos vivos e de vida precisaremos para viver, basta que acreditemos em nós mesmos e seguirmos com dignidade nossos dias até que o último dia possa chegar…
Pense nisso.

Gilwanya Ferreira

CRP

04/42417

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •