Um dia Chamado Natal

O dia amanheceu chuvoso e frio, as pessoas andavam de um lado para o outro preocupadas com os últimos preparativos para a ceia da meia noite.

As crianças corriam dentro de casa e por não terem para onde ir agitavam os adultos com seus gritos de alegria e com seus “últimos minutos” para ainda se comportarem bem para que o “Papai Noel” pudesse chegar carregando dentro do seu enorme saco os presentes que foram pedidos.

As mulheres ainda conversam entre si decidindo quem vai fazer o quê para que nada dê errado na hora do jantar.

Os homens preparam as mesas  “obedecendo a ordens” organizam tudo comandados pelas opiniões femininas.

Tudo parecia alegria em todo lugar…

Um pouco de tudo vejo em cada canto que meus olhos podem olhar, luzes que piscam todo dia simbolizando algo que aquele lugar quer mostrar. Janelas e portas enfeitadas coloridas transmitem alegria, chamam atenção de quem quer olhar.

É Natal! Um dia que simboliza a união e o convívio de uma data que é considerada a mais esperada de todo ano, uma data que exige um ritual quase que pré-determinado pela cultura familiar.

São presentes que precisam ser trocados, são valores já estipulados, são comidas que fazem estória dentro da história de cada família.

Mas e aqueles que não podem usufruir destes momentos por não terem famílias ou por não serem “lembrados” como família?

E aqueles que passam esta data sozinhos por estarem “esquecidos” em um canto da vida porque a vida para ele passou?

Idosos que estão hospitalizados, idosos que vivem em asilos e ainda tem família que “vivem lá fora”, idosos que estão sozinhos em suas casas porque cada um procurou seu lugar e deles não quiseram se lembrar…

Idosos que estão em suas casas enfeitadas, mas que sozinhos precisam estar, idosos que estão sozinhos com suas casas enfeitadas mas que sua família ali não querem estar…

É, está é a realidade de muitos idosos que hoje vivem sozinhos e enfrentam sozinhos a solidão desta data que para muitos significa “festa”.

Filhos que cresceram e formaram suas próprias famílias, famílias pequenas que se dispersam para outras famílias buscarem, uma razão para cada desunião, uma desculpa para cada alegação, mas é Natal, tempo de perdão, tempo de reflexão.

Para muitos idosos está é a argumentação, “estou velho” outros mais jovens, mais festeiros eles querem buscar.

É a realidade da vida, a realidade que começa ser observada e ganha a cada ano uma proporção ainda mais gigantesca, pessoas que viveram uma vida inteira buscando alternativas mais viáveis dentro de suas realidades para que esta data se tornasse uma data especial hoje vivem a realidade da solidão e do esquecimento porque estão “velhos” e de nada mais “servem”.

Então eu digo: se a realidade é está, mude a Sua realidade, viva o seu presente como se este dia de verdade fosse o dia mais feliz da sua vida. Viva seu momento com sua melhor e mais fiel companhia que nada mais é do que VOCÊ mesmo faça seu dia e sua noite valer a pena, vista seu melhor traje, abra aquela garrafa de vinho que você sempre guardou “esperando o momento certo” hoje é o momento.

Mimi-se, compre para si aquele presente que tanto sonhou, não poupe, você merece! Faça um embrulho bonito, coloque ao pé da árvore linda que você montou e “quando sentir que o “papai Noel” passou, faça seu próprio ritual, não se importe se se sentir ridículo dando risadas sozinho por se sentir feliz consigo mesmo, agora é tempo de felicidade, ela está no ar.

Reinvente sua própria ceia e faça deste momento o momento de paz, afinal, você tem o melhor presente do menino Deus, Sua vida.

Mantenha o espírito de natal mesmo que alguma dor queira te incomodar, olhe para o céu e agradeça pela família que criou e que hoje cada qual o seu caminho pode escolher.

Faça deste dia um dia de luz porque um dia você foi olhado exatamente como luz que iluminava o caminho de cada filho, de cada um. Você foi olhado como aquele que os guiava ensinando a melhor estrada a ser percorrida e por tudo isso hoje se orgulhe por sentir que lá no fundo, lá no fundo, você não está totalmente sozinho, eles apenas seguem a estrada que por você foi mostrada. ISSO É UM PRESENTE!

Faça sua ceia prepare cada detalhe ouvindo aquela música que há muito tempo você queria ouvir mais que “incomodava” por ser uma música antiga, démodé, se preferir cante junto mesmo que lhe pareça não conseguir acompanhar o tom exato da música, é a sua música, valerá a alegria do momento que você está vivendo consigo mesmo e isto não tem preço para aquele que aprende viver, isto é VIDA.

Se achar conveniente, gaste um pouco do seu tempo enviando mensagens a aqueles que mais gosta e que acredita que vão valorizar o carinho a eles dedicado, isso também é um presente de natal.

Mantenha acesa a chama da vida porque é a Sua vida, é por você que você tem que se importar em primeiro lugar, é o seu amor que tem que pesar. Não encare estar sozinho como “um castigo” ou coisa parecida, Papai Noel existe dentro do coração de cada um e todos tem o direito de escolher o que querem fazer, afinal a família cresceu e cada qual tem suas escolhas e opções que não podem nem devem ser a sua escolha ou a sua opção, aceite e veja tudo isso como também um presente, você ainda é capaz e pode facilmente tudo isto superar.

Uma outra opção posso dar, se é Natal e você nada quer fazer quem sabe um passeio pode dar?  Quem sabe em outros lares você possa entrar? Quem sabe um trabalho voluntário um bem enorme a muitos você pode presentear?

Lembre-se que haverá muitos que estão imobilizados em uma cama de hospital, outros tantos estão também ali para vidas poder cuidar, lembre-se de que outros tantos estão “nos plantões” da vida atentos para outras vidas salvar. Lembre-se que muitos que naquele exato momento da noite onde todos as taças levantam para brindar estão cuidando de um corpo sem vida e de vidas transbordadas de dor.

São muitas opções que você pode ter para se sentir bem nesta data que simboliza o renascimento do Menino Deus, você pode ajudar e ser ao mesmo tempo ajudado distribuindo neste dia o seu melhor sorriso e seu mais apertado abraço lembrando que outros como você podem não ser e nem estarem tão privilegiados na vida como você hoje está e que “muitos esquecidos nos cantos da vida” não são mais tão ativos quanto você ainda está e muitos nada mais podem receber a não ser o amor que você tem para dar.

Faça, mude a rota da vida e…

Pense nisso!

Especialmente a todos hoje eu desejo

UM FELIZ NATAL!!!!!

Gilwanya Ferreira Gonçalves

CRP 04/42417

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.