O Sentido do Abraço quando estamos na maturidade da vida

Braços que se entrelaçam num longo e gostoso abraço, abraço de mãe, abraço de pai, de namorada (o), de esposa (o), abraço de filho, de amigo, de irmão, de amor, de dor e abraços cheios de sabor.
Quem não gosta de ser aconchegado, de ser acariciado num longo e gostoso abraço?
Todos nós seres humanos conhecemos o poder que tem um sincero abraço quando ele é dado não apenas pelos braços que nos entrelaçam, mas também com o coração daquele que nos abraça. 
Como é gostoso receber um abraço quando estamos saltitantes de alegria ou quando estamos quase morrendo de tristeza. Como é bom e necessário este contato físico com aqueles que amamos. 
Como é bom reencontrar alguém querido e “lascar” aquele abraço apertado de boas vindas e como é doloroso abraçar aquele que esta partindo deixando o sabor da saudade não só nos nossos corações mais também nos braços que nos abraçaram.
Tantos sentimentos que envolvem um só gesto de nossa expressão corporal, o abraço que vem com um largo sorriso, o abraço que deixa os olhos umedecidos ou o abraço que em prantos deixa nosso coração ferido.
No abraço também conhecemos um pouco daquele que nos abraça. Estudos indicam que os abraços duram em média 03 segundos e que algumas pessoas não conseguem ficar abraçados nem este tempo elas entrelaçam-se os braços e pronto, outros, dizem os estudiosos que se sentem tão bem que querem estar sempre abraçadinhos, alguns outros, os mais tímidos, estes quase nem se encostam, mais o que importa é que toda expressão de um abraço é sempre um abraço bom. 
O abraço é tão bom que consegue passar energia, energia revigorante e estimulante, abraçar é ativar nossas células e nossos hormônios, abraçar é fazer nosso coração acelerar aumentando as pulsações e consequentemente a movimentação sanguínea irá hidratar melhor nosso corpo.

Abraçar ativa a produção de mais serotonina e mais endorfina que são os conhecidos hormônios da felicidade, abraçar também faz liberar outro hormônio na nossa corrente sanguínea conhecido como oxitocina, este hormônio além de muitos benefícios que pode trazer faz reduzir a pressão arterial,  a ansiedade.
Outro sentido do abraço é o de ser um excelente meio de comunicação entre os povos, um abraço não precisa de palavras, para abraçar não precisa enxergar, para abraçar não precisa estudar, para abraçar não precisa orar, o abraço é tudo, ele é a palavra que não precisa ser dita, o olhar com o coração, a cultura da emoção e a oração da alma entre os irmãos. 
Abraçar é expressão sagrada, é o laço que se entrelaça nos nossos braços, é a energia que jorra e escorre de nossos corações em forma de abraço. 
Abraçar é muito mais, abraçar é curar as dores, abraçar é salvar a alma, abraçar é consolar é acolher, é entrelaçar nos nossos braços aos braços de quem nos abraça com amor.

Abraçar é muito mais.
Abraçar é tão mais que um simples abraço, abraçar “faz milagres”, um abraço reaproxima as pessoas, diminui o estresse, aumenta a autoestima. Abraçar é passar coragem, é receber amor, é sentir a paz ouvindo o pulsar do coração de quem nos abraça, mas também é permitir a quem abraçamos também possa ouvir as batidas do nosso coração.

Abraçar é um gesto de amor que contribui fundamentalmente para tudo que há de bom em nossas vidas, o abraço dado com amor tem o poder da cura, tem a imensidão da troca real de energia e o abraço é totalmente democrático, todos podem abraçar e serem abraçados desde o nascimento até a finitude.
Estudos da psicoterapeuta norte americana Virginia Satir diz que todos nós necessitamos de 4 abraços por dia para sobrevivermos, 8 para nossa manutenção do bem estar e 12 abraços diários para crescermos. Isto parece conto da carochinha, mas não é. Vamos imaginar que este estudo seja como uma “receita médica” e as doses diárias deste medicamento chamado abraço nos causará um bem inigualavelmente diferente dos demais medicamentos que por ventura usamos, as doses diárias servirão como revitalizastes do corpo e da alma, portanto, assim com um gostoso abraço teremos a certeza de que este será um grande aliado para a manutenção da nossa saúde tanto física quanto mental então, quem não quer ser medicado com um abraço gostoso e demorado? 
O abraço faz bem não apenas para a saúde física, mas também para a saúde mental, um abraço acalma o coração, um abraço bem gostoso reduz preocupações principalmente àquelas relacionadas à mortalidade.

De acordo com estudos publicados no periódico Psychological Science, o abraço pode diminuir o medo da morte, pois durante o abraço o corpo libera serotonina, dopamina e endorfina no cérebro, e estes hormônios provocam sentimento de felicidade e alegria.
Um simples abraço pode nos deixar muito mais felizes, quando abraçamos ou estamos sendo abraçados sentimos que somos queridos ou que queremos muito bem a alguém, nossa autoestima se eleva e nos da prazer e mais vontade de viver.
Para um idoso o abraço é ainda mais significativo, como as crianças, a maioria deles se sente desprotegidos e consequentemente o medo é dominante. Quando abraçamos um idoso e conseguimos dar este abraço não apenas com os braços, mas também com o coração eles vão se sentir amados e protegidos, eles sentem que não estão sozinhos e que podem ainda amar e serem amados e este sentimento muita das vezes só é expresso através do abraço que nos retribui.

“Para abraçar não precisa falar”, o sentimento escorre do coração.
Portanto o que importa é que aprendamos a abraçar, fazermos de nossos dias, dias mais iluminados e cheios de abraços, abraçarmos a nós mesmos com nossos braços de amor para podermos abraçar a todos que amamos e a aqueles que de nosso abraço necessita.
Aprendermos que precisamos mudar, que precisamos fazer do mundo um mundo melhor, um mundo de abraços sinceros e olhares intensos, um mundo real, com sentimentos reais, e assim sentirmos sempre bem e de bem com a vida.

SERÁ QUE AINDA TEREMOS ALGUÉM QUE VAI DEIXAR DE ABRAÇAR?


Pense nisso

Gilwanya Ferreira
CRP 04/42417

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.