O ideal seria morrer se sentindo jovem sendo mais velho possível

Na plenitude da vida, quando se tem 65 anos ou mais, quantos de nós não gostaríamos de estar assim?

Manter a jovialidade é uma questão de querer, de saber, de fazer acontecer, não temos outra opção.

O envelhecimento é algo inevitável a todo ser vivo e a cronologia humana pode fazer grande diferença quando podemos evitar ou retardar os efeitos que o envelhecimento traz para nossas vidas, hoje isto é possível e recomendável.

Faz toda diferença quem pratica esportes, quem se alimenta bem e adequadamente, quem tem condições de viver em um ambiente saudável e salubre. 

Aproveitará a vida por mais anos aquele que o cigarro sabe evitar, que o excesso de qualquer coisa pode negar e que o álcool consegue controlar.

Estas recomendações são positivas e muito mais absorvidas quando se pode fazer a junção de todos estes benefícios desde a mais tenra idade.

Aquele que cresce dentro de padrões adequados de saúde com toda certeza terá uma longevidade diferenciada daqueles que não sabem, não querem ou não podem.

É fato que a qualidade de vida está interligada ao comportamento, à saúde e consequentemente à longevidade do ser humano desde a fecundação.

O estado de espírito também é um fator que influência na jovialidade do ser, todo aquele que quer se manter jovem até a finitude precisará atentar-se de algumas peculiaridades para alcançar tais objetivos, a jovialidade faz parte do ser quando o ser se permite ser jovem e manter-se jovem mesmo com as restrições naturais do envelhecimento cronológico.

Um ser jovem é aquele que consegue sorrir com a dor, que entende e se mantém informado daquilo que o rodeia, que nas dificuldades tenta superar, que é tranquilo e que suga dos momentos de alegria e prazer toda energia vital para alimentar os dias menos agradáveis.

Um ser jovem é aquele que mesmo cronologicamente considerado idoso sabe onde está e tem prazer de estar, que consegue manter um ciclo razoável de amizade e é participativo no meio em que vive, que sabe ouvir e ainda consegue falar o que pensa e o que quer, que tem ponderância nas atitudes e é sábio nas decisões.

A religiosidade também é outro fator que influência na jovialidade do ser. Acreditar que existe um Ser superior e que Ele de nós cuida e protege faz uma enorme diferença no passar dos anos. Aquele que se alimenta de um Deus sente seu coração bater mais leve e acredita na possibilidade de ser feliz até seu último dia nesta vida terrena.

Outro fator de grande influência no processo da jovialidade é o conhecimento. Todo ser enquanto jovem cronologicamente falando tem “obrigações” quanto ao aprendizado, muitos vão além daquilo que a escola ensina, aprendem línguas, aprendem bordar, pintar, costurar, crochê, tricô, mecânica, gastronomia, marcenaria e tantas coisas mais, porém, com o passar dos anos, aqueles que deste aprendizado usou e agora se aposentou, param, cessam “a sessão” de suas vidas e estacionam – se no tempo. Isto não é uma atitude positiva, estacionar pode ser sinônimo de envelhecer, de perder a jovialidade da vida para o envelhecimento mental, de “doar a jovialidade” para o envelhecimento da alma. O ideal é que depois da “aposentadoria” continuássemos ativos, que possamos aprender novidades para mantermos acessa a chama da vida.

O saber cabe em qualquer idade, não envelhece com o passar dos anos e nem deixa de aprender aquele que mais idade tem.

O ser humano alimenta – se também de sonhos, sonhar é impulsionar a vida é também construir a longevidade. Quem sonha e acredita tem grandes chances de fazer o sonho acontecer.

Muitos de nós ao envelhecermos percebemos que alguns sonhos não foram realizados, que com o passar dos anos ficaram para trás, foram apenas sonhados, que a vida passou que aquele sonho ficou, ficou porque naquele tempo ele foi considerado impossível ou quiça não prioritário para a ocasião, contudo se conseguirmos perceber que ainda há tempo estes sonhos podem fazer sentido e  devem ser realizados. O importante é não nos deixarmos influenciar pelo negativismo daqueles que nos cercam não nos deixando acreditar em nosso potencial de tentar.

Muita das vezes a tentativa da realização de um sonho antigo e os preparativos para tal acontecimento assim como a expectativa fazem tão bem a um idoso que fisicamente eles podem inclusive aparentarem-se mais jovens, eles rejuvenescem através da espera, da possibilidade de realizar aquele sonho tão um dia sonhado fazendo inclusive a alma rejuvenescer o seu ser.

A alegria da conquista também é importante porque o idoso que acredita em si mesmo não aceita comentários pejorativos tais como “você é tão velho para isto”, “nesta idade? Ainda pensa em fazer isso?”.

Acreditar em si mesmo e movimentar – se faz das atitudes a massagem para o ego, alimentar a esperança de que a idade não é empecilho para a jovialidade do ser e faz ainda ter certeza de que é possível realizar sonhos antigos e também sonhar e realizar novos sonhos.

Todo idoso que tem a ponderância de entender que tem limitações naturais da idade e que não pode comportar-se como um adolescente tem a capacidade de conseguir tudo que qualquer idade consegue.

Sentir-se jovem na maturidade da vida e conseguir manter esta jovialidade é acreditar que na idade madura cada ser se torna herdeiro de um tesouro único, o tesouro da cultura vivida, da sapiência praticada, dos conselhos dados, das lutas perdidas e das batalhas vencidas, cada ser se torna ainda mais especial, eles são sábios porque conseguem preservar a capacidade de meditar e compartilhar pensamentos, eles podem estudar, e ainda podem aprender uma nova língua, eles podem amar e serem amados plenamente, eles podem e sabem que devem praticar esportes e que dançar faz bem para o coração e também para a alma, ele sabem que eles ainda podem se não sabem aprender muito mais.

Eles podem viajar e fazer novas amizades eles podem acreditar que eles podem tantas coisas mais, o que importa é crer, é olhar para a vida como quem olha para a morte entendendo que o fim é para todos nós mais a trajetória desta estrada que temos obrigação de percorrer dependerá exclusivamente de cada um e que se pudermos estender esta “nossa temporada” fazendo da aventura de ser maduro uma aventura peculiar, plena de acontecimentos e nos sentindo jovens faria toda diferença, seria ideal,

Pense nisso
Gilwanya Ferreira

 CRP 04/4241

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.