Terceira idade e o Inverno – Cuidados que precisamos ter

Com a chegada das baixas temperaturas os cuidados com a saúde dos idosos precisam ser redobrados, precisamos estar mais atentos, pois não é incomum nestes meses frios que o índice de internamento e até de morte sejam crescentes e um dos fatores mais relevantes nestas situações é a falta de cuidado, desatenção e até mesmo descasos para com nossos idosos.

Ter um cuidado especial quando as temperaturas estão mais baixas é um conselho para todos os idosos mais sobressaltamos nestes casos a necessidade de um cuidado diferenciado para os idosos portadores de doenças crônicas.

As doenças coronárias, a insuficiência cardíaca, a hipertensão, as doenças pulmonares e a diabetes podem agravar-se quando as temperaturas estão mais baixas e por isso adotar atitudes preventivas só vai ajudar estes enfermos a evitar complicações das suas patologias que com o frio podem levar a internamentos prolongados e até mesmo à morte.

Quando a temperatura esta muito baixa os idosos correm o risco de terem mais problemas de saúde e em alguns casos lesões relacionadas ao clima tais como, hipotermia, queimaduras na pele e até mesmo quedas.

É de grande importância para o idoso, familiares e também para os cuidadores tomarem atenção redobrada nesta época do ano, todo cuidado é pouco para prevenir qualquer tipo de transtorno relacionado às baixas temperaturas.

Entre os principais riscos à saúde representados pelas baixas temperaturas corporais estão: a imobilidade que é a ausência de movimentação corporal, as infecções como gripe e pneumonia e as dores crônicas como artrite e artrose que se agravam ainda mais nesta época do ano.

Nesta estação do ano há vários fatores que estimulam a ocorrência de doenças respiratórias tais como a baixa umidade, o resfriamento do ar, o contato com ácaros de roupas guardadas etc.

Ambientes fechados e ventilação reduzida facilitam a transmissão dos agentes como o vírus, que fica suspenso no ar até 24 horas, e os bacilos até 48 horas e se o ambiente for úmido facilitará ainda mais a proliferação de tais fungos.

As doenças respiratórias mais comuns no inverno são: a rinite alérgica, a asma, a sinusite, bronquite e enfisema pulmonar, pneumonia, gripes e resfriados entre outras.

A gripe é causada pelo vírus da influenza. Caracteriza-se por um quadro de infecção mais intenso. Pode apresentar febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e calafrios. Os sintomas de coriza, tosse e faringite podem ficar em segundo plano frente às manifestações sistêmicas mais intensas. Uma gripe mal curada pode resultar em sinusite ou pneumonia, já o resfriado tem os mesmos sintomas, mas aparecem de uma forma mais branda.

“Tomar vento ou pegar friagem com os cabelos molhados” nesta época do ano pode ser um fator agravante para “pegar alguma doença”. Já ouvíamos esta frase de nossos avós e de acordo com especialistas no assunto a hipotermia ocorre quando a temperatura corporal cai a menos de 36,8 graus. Abaixo de 29 graus causam risco eminente de morte. Os sintomas mais comuns são fraqueza, fadiga e diminuição do tremor do frio.  Em fases mais avançadas, o idoso pode apresentar fala enrolada, perda de consciência e choque.

Em caso de hipotermia, tire o idoso do frio, envolva- o em mantas e agasalhos para aquecê-lo enquanto chama a emergência, se o idoso estiver consciente, dê-lhe bebidas quentes como sopas, chás etc., mas nunca bebidas alcoólicas.

É ideal que se converse com o idoso todo tempo mantendo-o sempre acordado até que chegue o resgate.

Sabemos que os idosos sentem mais frio do que os jovens, pois o sistema que regula a temperatura do corpo torna-se deficiente com a idade, como o corpo não tem a mesma velocidade de adaptação térmica que antes a tendência é que ele esfrie mais rapidamente do que uma pessoa mais jovem, portanto é de suma importância que nos preocupemos com nossos idosos nesta época do ano porque prevenindo podemos evitar maiores transtornos.

Algumas dicas vão nos ajudar, elas são:

– A alimentação equilibrada e uma boa hidratação

Manter uma alimentação equilibrada repleta de frutas, vegetais e fontes de proteína ganha maior importância durante o Inverno. O corpo precisa das calorias dos alimentos para manter a temperatura e das vitaminas das frutas e vegetais para combater as infecções. E beber 1,5 l de água por dia é tão importante como comer adequadamente. Esta água pode ser ingerida na forma de chás, infusões, sopas ou caldos. Dar preferência a bebidas quentes ajuda a manter o calor corporal.  Por outro lado, deve evitar-se a ingestão de bebidas alcoólicas, que dão uma falsa sensação de calor, mas na verdade fazem com que o corpo perca temperatura pois provocam a dilatação dos vasos sanguíneos.

– Uso de roupas e calçados térmicos

Quando está frio deve procurar preservar a temperatura corporal, evitando a exposição prolongada ao frio e vestindo roupas confortáveis e quentes antes de sair de casa. Proteger a cabeça e pescoço com gorros e cachecóis é essencial, bem como luvas para proteger as mãos. As peças de lã e tecidos sintéticos que geram calor (como as malhas polares) devem ser os escolhidos para esta altura do ano. A escolha de sapatos também deve ser particularmente criteriosa no inverno. Devem ser quentes, impermeáveis, fáceis de apertar (velcro e fechos em vez de atacadores, que podem soltar-se e provocar quedas) e com solas antiderrapantes. As solas de borracha devem evitar-se, pois escorregam no chão úmido.

– As vacinas são fundamentais

A vacinação contra as infecções respiratórias é primordial, em particular para os idosos portadores de doenças crônicas. As vacinas da gripe e da pneumonia são as mais recomendadas e ajudam o sistema imunitário a criar resistência a estas infecções. Em Portugal está também disponível a vacina para a zona, uma infecção que se manifesta na pele por uma reativação do vírus que provoca a varicela. Por vezes, com a idade ou por alguma fragilidade do sistema imunitário (o que é vulgar acontecer no inverno), o vírus pode reativar-se sob a forma de zona.

– Os exercícios físicos são ideais

O exercício físico recomenda-se não só porque contribui para a manutenção da integridade dos movimentos e para a saúde cardiovascular mas também porque produz calor e ajuda a manter a temperatura corporal. As caminhadas são uma boa opção, mas muitas vezes difíceis de concretizar no inverno devido ao frio. Para manter a atividade física, faça exercício em casa, subindo e descendo escadas, caminhando no corredor ou adquirindo uma esteira, por exemplo. O calor gerado pelo exercício é preferível aos sistemas de aquecimento, que são uma das maiores ameaças à segurança dos mais velhos nos dias mais frios. Utilize com cuidado as lareiras e todos os sistemas de aquecimento que libertem monóxido de carbono, mantendo sempre a casa bem ventilada.

– Atenção à medicação

Sempre que o médico  receitar um medicamento, faça perguntas. Como se chama, para que serve, qual é o efeito, como se toma, quanto tempo dura o tratamento e se há efeitos secundários. Este conselho é válido para o ano inteiro, mas em particular para o inverno. Se o idoso tem uma doença crônica e toma medicamentos diariamente, tenha essa medicação em conta antes de tomar qualquer outro fármaco. Até uma simples aspirina tomada para combater os sintomas de um resfriado pode ter consequências indesejáveis para quem toma medicamentos anticoagulantes, por exemplo. Visite médico assistente sempre que necessário. Se o tempo frio pode trazer uma constipação ou mais dores articulares não ignore estes sintomas. O médico pode ajudar a passar o inverno com mais saúde.

– Bolsas de água quente podem ajudar

As bolsas de água quente nesta época do ano são indicadas para esquentar os pés na hora de dormir e ainda auxiliam no tratamento de resfriados. Uma bolsa ou um pano quente colocado sobre o peito do idoso ajudará na expectoração e por aumentar também a circulação do sangue, o calor ativa as defesas do corpo na região do aparelho respiratório.

– Banhos diurnos e quentes

Tomar banho durante o dia também ajuda os idosos a não sentirem tanto frio. Para evitar choque térmico após sair do banho quente, é preciso manter as janelas fechadas para evitar as correntes de ar.

Tomando estes e outros cuidados poderemos ajudar nossos idosos passarem esta época do ano sem maiores complicações, portanto é de suma importância que prestemos atenção e que redobremos os cuidados para com eles.

Frio é bom, faz bem, porém para nossos idosos não.

Preste atenção.

Gilwanya Ferreira.

CRP 04/42417

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.