A importância da amizade em qualquer idade

Quando falamos de amizade estamos nos referindo a uma relação afetiva que inicialmente não tem características românticas ou sexuais. A amizade é o relacionamento humano que envolve além do conhecimento mútuo a afeição entre as pessoas. A amizade também exige lealdade e tem como origem o instinto de sobrevivência da espécie humana e a finalidade de proteção entre os seres.
Algumas amizades podem ser classificadas como “melhores” e quando assim é classificado é necessário que haja uma gama maior de conhecimento entre “os amigos” ultrapassando inclusive o da própria família e até mesmo os cônjuges, um funciona como confidente do outro sem nada exigir em troca a não ser a mesma fidelidade.
As amizades são variadas, algumas não são tão boas assim e acabam por inclusive serem classificadas como passa tempo, decepcionantes ou prejudiciais à nossa vida, entram sem permissão, ficam por um tempo e vão embora sem nada deixar.
Tenho certeza de que durante a vida de todos nós cada um passou por uma fase de grande decepção ao confiarem em um amigo que julgava “melhor amigo” e não menos incomum estão aqueles que decepcionaram tanto que chegaram ao ponto de ser impossível sustentar “esta amizade” por mais tempo.
A confiabilidade precisa ser mútua e confiar demais e facilmente pode inclusive prejudicar porque abrimos demais nosso dia-a-dia e sendo este “melhor amigo” um “amigo da onça” ele poderá usar de má fé e distorcer ou usar das informações obtidas para fins que não sejam lícitos
Até para fazermos amizades necessitamos cautela e observação e é de grande importância prestar atenção naquele que se aproxima, observando a atitudes e a forma como se aproxima, se suas “curiosidades” não são comprometedoras e se o que temos de “retorno” desta amizade é tão puro quanto o que oferecemos.
Durante o passar dos anos se torna cada vez mais comum acumularmos experiências e facilmente sabemos classificar e eleger aqueles que podem ser chamados de amigos, melhores amigos, colegas ou simplesmente conhecidos, porém isso só acontece quando estamos em uma idade mediana porque na infância a construção é inevitável e o convívio precisa ser freqüente para que se alimente o que um dia vai ser classificado como amigo.
Na idade madura alguns fatores podem prejudicar esta classificação e tanto a carência quanto a solidão são as grandes “inimigas” pois a necessidade de se estar “com alguém” que lhe faça companhia afeta o julgamento e a observação daquele que se aproxima.
Em todas as idades é extremamente necessário ser nós mesmos os nossos melhores amigos porque uma vez que tenhamos “este carinho” para conosco seremos mais seletivos e para que isso aconteça é preciso observar a nós mesmo prestando atenção em como agimos nas situações em que a necessidade de ter um amigo é visível.
Avaliar o que somos e como agimos conosco é acima de qualquer atitude uma atitude inteligente porque somente teremos “melhores amigos” quando somos nós mesmos os nossos “melhor amigos”
Nossas atitudes são nossos guias e através delas saberemos ser compreensíveis conosco mesmo sem “cobrar” atitudes que não cobraríamos ao outro. Toda esta mudança é o inicio de uma relação tão complicada que é ser nós mesmos aquele melhor amigo que tanto buscamos no outro
Talvez seja complicado entender uma vez que no outro espelhamos aquilo que gostaríamos de ser, que na verdade ao contarmos “um segredo” queremos que este seja de verdade guardado e ao confiarmos a alguém aquilo que nossa angustia ou felicidade pede precisamos na verdade da reciprocidade porque chegará um ponto que confiar e não ser confiável incomodará a ponto de abalar a tal amizade.
O afeto é a chave principal de tudo,o afeto que temos para conosco só poderá ser concretizado quando aprendemos que o amor e a sinceridade, a fidelidade e a reciprocidade tornam as situações mais leves e suportáveis, que a solidão pode ser usada como amiga e que ela pode amenizar tantas aflições da vida.
Amizade é como o amor, ela precisa ser uma “estrada de mão dupla” dar e receber, ouvir, mas também falar, compartilhar bons e maus momentos sem nada querer de volta e em alguns casos este afeto chega a ser tão puro que o silêncio, o olhar, o abraço e o sorriso conseguem ter a mesma força de que mil frases ditas.
É importante deixarmos fluir nossas emoções e quando sentimos que alguma delas tem um “peso negativo” precisamos ouvir e ficarmos atentos, pois no que diz respeito ao sentimento o coração sempre é aquele “melhor conselheiro”.
Precisamos evitar certas situações para que em qualquer idade a amizade flua, constranger ou ser constrangido por aquele que consideramos amigos de verdade não é uma atitude de amigo, em qualquer momento é desagradável o constrangimento e ele só servirá de aprendizado quando tivermos a sinceridade de não querer para o outro aquilo que não queremos para nós mesmos
Aquele velho ditado que diz que “aquilo que busca pode estar dentro de você” no que diz respeito a sermos nossos melhores amigos tem uma conotação bastante forte e objetiva, pois apartir do momento que agimos com o outro da mesma forma que agimos conosco, se usarmos das mesmas artimanhas positivas e sinceras como usamos conosco e se darmos o mesmo amor para o outro que damos a nós mesmos tudo se simplificará, a vida se tornará mais leve e com isso as amizades sinceras se aproximarão e vão permanecer para sempre.
Temos amizades da vida toda, pessoas que desde criança estão ao nosso lado, elas são geralmente alguém do convívio familiar ou escolar pessoas que se aproximam da gente e o carisma é tão forte e recíproco que não temos como evitar, esta amizade poderá transcender inclusive a vida de cada um de nós.
Amigos são anjos sem asas que chegam sem nada avisar e nada exigir, amigos são seres de luz que permanecem do nosso lado para nos fazer crescer, crescer na paciência na sapiência, crescer na sabedoria e no conhecimento, mas também crescer acima de tudo no amor.
A amizade sincera alimenta a esperança de dias melhores e mesmo que ela não seja freqüente ela estará sempre ali, guardada em um canto especial do nosso coração para quando chegar o momento florescer em meio a sorrisos e abraços sinceros, olhares cúmplices e histórias sem fim
A amizade exige disciplina e é necessário conhecimento e inteligência para entender que só poderemos dar aquilo que temos Isso não é egoísmo, isto é chamado como sermos nós o nosso melhor amigo, só termos “forças” quando nos fortalecemos.
Uma amizade verdadeira é capaz de muito mais que imaginamos sentirmos que temos um amigo de verdade e que com esta amizade podemos contar faz com que nossa vida se torne mais leve.
Para se conquistar e manter o privilégio de uma verdadeira amizade é necessário sermos plenos e verdadeiros conosco em primeiro lugar e assim naturalmente a amizade fluirá.
Criarmos laços de amizades e mantermos pelos anos de nossas vidas faz com que nossa mente se sinta suficientemente alimentada e este estado de bem estar mental fará bem ao coração e conseqüentemente a todo nosso corpo.
O equilíbrio emocional que uma amizade traz é capaz de fazer “proezas”. Conquistar novas amizades ao longo de nossas vidas impulsiona toda cadeia emocional incentivando inclusive a memória e seu funcionamento mais eficaz.
Novas amizades necessitam de novos assuntos e novos estímulos o que fará a memória trabalhar buscando novas informações e assim funcionar com mais rapidez e precisão.
Manter os velhos amigos é manter acesa as lembranças de uma vida, o amigo do peito é alguém tão ou mais importante até que alguém de nossa família, o amigo do peito é aquele que guarda em seu coração a vida que vivemos e que compartilhamos.
Amigo sincero nos faz bem e alegra nossa vida, alimenta a esperança de dias melhores, poder ter em quem confiar faz a vida fluir e fluir com mais leveza, dividir as alegrias e as expectativas, compartilhando as tristezas e os projetos com aqueles que ao nosso lado estão nos deixa mais confiantes e esperançosos transformando nossos dias em dias mais felizes.
Entre amigos seja que idades tenham a felicidade se espalha, risos sinceros e olhares mágicos flutuam como quem levita para vida e mesmo que a vida tenha várias estradas e nestas estradas caminhos opostos possam distanciar aqueles que sempre estiveram presentes nada separará uma amizade verdadeira e passe o tempo que passar, aconteça o que acontecer aquele amigo verdadeiro com você sempre estará.
Quem tem amigos verdadeiros tem a chance de ter uma vida mais longa e de mais saúde gozar.
Pense nisso.

Gilwanya Ferreira
Psicóloga CRP 04/42417

__________________________________________________________________

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.