Quando não vivemos por algo com toda certeza morreremos por nada

 

 

Ao alcançarmos uma determinada idade começamos “automaticamente” pensar no futuro e o que e como estaremos nesta época de nossas vidas.

É comum encontrarmos pessoas que quando jovens não se preocupam com a saúde e muito menos reservam energias ou mesmo dinheiro para quando este tempo chegar.
Sabemos que o estilo de vida as características culturais e familiares e também as religiosos influenciam no estilo de vida do cidadão.
Dependendo de como foi sua vida será analisada e determinada sua velhice.
È importante ressaltar que na atualidade o envelhecimento tem alcançado destaque especial tanto no que se refere ao setor público quanto na área da saúde.
Estudos comprovam que a longevidade está em alta e que seres humanos que viveram em séculos passados não conseguiam chegar aos 60 anos, ou morriam antes ou caiam em uma cama vítimas de doenças não reversíveis.
Hoje com o avanço da medicina é comum encontrarmos pessoas com 85, 90, 95 e até mais velhos que gozam de perfeita saúde tanto mental quanto física.
São pessoas saudáveis que caminharam ao longo dos anos buscando sempre uma qualidade de vida diferenciada das demais pessoas de sua idade.
Com a conscientização da necessidade de se ter uma vida mais saudável as pessoas estão buscando ao longo de sua vida praticar esportes, terem uma alimentação saudável e equilibrada, manterem seu estado tanto mental quanto espiritual em equilíbrio, enfim a manutenção do estilo de vida equilibrado muda a chance de se alcançar os 90 anos de idade 54% em relação aos que tem uma vida sedentária.
Assim como existem fatores que acrescentam anos de vida existem outros tantos que influenciam negativamente na longevidade, o tabagismo, o não controle do diabetes, a hipertensão, a alimentação não saudável, a obesidade dentre outros fatores podem diminuir a chance de se alcançar 90 anos em 30% portanto o ideal é que se mantenha uma vida equilibrada desde a juventude, mas ainda há tempo para aqueles que têm 50 ou um pouco mais de anos de conseguir um equilíbrio e prolongar sua vida.
Adultos e idosos que caminham, praticam algum tipo de ginástica tal como natação, hidroginástica, aeróbicos acompanhados por preparador físico, yoga ou pilates dentre outros conseguem ter uma sobrevida de mais de dois anos em relação aos que não praticam nenhum tipo de exercício.
O fator emocional também tem um grande “peso” no quesito longevidade, manter uma vida mental equilibrada principalmente após dos 50 anos é muito importante, evitar absorver problemas principalmente aqueles que são da alçada de outro pode evitar transtornos maiores tal como infarto, AVC, etc.
Manter pensamentos positivos, adquirir o hábito de ouvir música, dançar, rir, brincar com a vida, adquirir ou manter o hábito de viajar, conhecer novas pessoas, manter ou recomeçar a vida amorosa, manter a mente sempre positivamente ativa combinando tempo com alegria de viver, ler um bom livro, ver um bom filme manter um equilíbrio quanto às horas de sono pode acarretar nada mais, nada menos de que 4 ou 5 anos a mais na vida daquele que consegue ser um ser digamos diferenciado dos demais.
Querer viver 80, 90, ou mais anos não é apenas um desejo e sim hoje em dia uma escolha, aquele que se imagina com mais de 80 anos e consegue equilibrar e combinar todos os quesitos necessários para a longevidade pode sim com certeza chegar a alcançar até mais de 90 anos com saúde tanto física quanto mental.
Claro que as debilidades naturais da idade podem chegar, porém aquele que se prepara para envelhecer pode passar por toda etapa do envelhecimento sem sentir tais debilidades como sendo um estorvo para se manter a qualidade de vida sempre em um patamar ideal.
Mente e corpo precisam estar sempre em equilíbrio em qualquer idade, porém após os 50 anos o ideal é que se encontre a tão desejada paz.
Problemas podem surgir de todos os lados, desgostos e decepções não escolhem idade, ninguém consegue em nenhuma etapa da vida resolver todos os problemas imediatamente após eles surgirem, então sugerimos aqui que se resolva um de cada vez a seu tempo, que não mais queirão resolver problemas que são de outras pessoas mesmo que este seja filhos, netos ou algum familiar, cada qual tem seu tempo e seu jeito para resolverem suas “pendengas”. Absorver aquilo que não seja seu com toda certeza fará com que seu organismo “reclame” mais cedo ou mais tarde.
Perdas acontecem em nossas vidas ao longo de nossos anos, uma são mais significativas que outras umas conseguem ferir a ponto de “sangrar o coração” outras são leves e reconhecidamente necessárias, porém aquele que consegue entender que a vida é assim feita de ganho e perdas poderá com o passar dos anos senti-las com leveza.
Não estamos aqui nos referindo apenas à morte daqueles que amamos, estamos nos referindo à perdas em um todo, o respeito, a dignidade, o trabalho, a individualidade, a privacidade, as condições físicas e financeiras dentre outras, todas elas quando não previamente preparadas podem acarretar um declínio significativo na qualidade de vida principalmente para aquele que tem mais de 50 anos.
O ideal seria que aprendêssemos a nos nutrir desde a mais tenra idade daquilo que a vida nos dá de melhor, armazenarmos condições de felicidade para mantermos “nosso estoque” em tempos de crise, que a doçura dos bons momentos nos pudessem ser úteis nos dias mais difíceis, que a dor das perdas fossem amenizadas diante da grandeza do amor para com aqueles que ficam, que os atos de gentileza e cuidado nos fosse dado gratuitamente todos os dias de nossas vidas para que possamos retribuir sempre à mesma altura, que neste mundo de “caos” onde o convívio não mais existe, que conversar agora é algo virtual o olhar nos olhos não possa acabar porque além daquilo que se vê pode haver algo muito mais bonito quando de verdade se pode ver.
Quando algo estiver errado, quando algo parecer “pesado” a ajuda de um profissional da psicologia, um psicogerontólogo pode ser de grande valia pois ele saberá conduzir a melhor forma de mudança de comportamento para que a vida passe a ser melhor vivida.
Amenizar toda esta mudança e ainda fazer da vida uma vida longa e ideal de se viver é uma tarefa ainda bastante complicada, mas aprender que apenas alcançaremos aquilo que queremos se buscarmos com ternura e garra novos ideais poderemos sem sombra de dúvidas alcançar a tão sonhada longevidade gozando de plena saúde tanto física quanto mental.
Não se esqueça, Viver é algo simples, saber viver bem é uma arte para aqueles que conseguem estar no palco da vida e ter em mente que sempre poderão ser os melhores protagonistas de cada sena deste grande teatro da vida.
Pense nisso.
Gilwanya Ferreira
CRP 04/42417

 

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.