Qual a importância da beleza física na maturidade?

Para falarmos de beleza na maturidade precisamos falar de uma beleza que vai muito além da beleza física do ser, precisaremos falar de uma beleza que inclui o espírito alegre, a jovialidade nata ou adquirida ao longo dos anos, da beleza da pureza dos atos, da beleza do olhar que penetra no coração… Para falarmos de beleza na maturidade precisamos falar do quão grande é a alma do ser que esta envelhecendo e quanta importância este mesmo ser dá a aquilo que se pode chamar de beleza física.

Então, qual é a importância da beleza física na maturidade?

A questão da beleza física está também inserida no contexto cultural de cada país. Cada qual dentro de seus padrões determina o que chamamos de beleza física, portanto não existe um padrão pré-determinado naquilo que chamaremos aqui de beleza na maturidade.
Não queremos focar na beleza feminina uma vez que sempre falamos de ambos os sexos, portanto destacaremos a beleza do ser envelhecido e não a beleza de um corpo jovem.
O corpo humano se desenvolve tão rapidamente que na maioria das vezes não conseguimos “acompanhar” este processo e de repente quando nos deparamos com o espelho notamos nossa primeira marca facial, nosso primeiro fio de cabelo branco e assim sucessivamente o desgaste de nosso corpo, mas será que estamos mesmo preparados para encarar o envelhecimento e as facetas da beleza que cada idade nos proporciona?
O processo de envelhecimento se desencadeia através de manifestações multifatoriais e vão desde o declínio das funções fisiológicas até as funções neurológicas, bioquímicas e funcionais dos órgãos, e este envelhecimento é subjetivo, característico de cada um.
Tanto para a mulher quanto para o homem este envelhecimento vai passando por vários níveis e quando estes são encarados com naturalidade a busca da eterna juventude pode não ser prioridade no passar dos anos.
É natural não estarmos preparados para envelhecer, o ser humano na cultura brasileira é um ser que precisa estar sempre jovem e “aprende” nesta fase da vida que e é necessário buscar oportunidade de crescimento financeiro e sentimental por que é nesta fase em que a aparência física é ainda algo “atraente” e que vai ajuda-los a alcançar aquilo que almeja. Então, dizemos que a velhice para muitos é algo que se pode classificar como atormentador e será uma fase em que a beleza física não mais existirá e que as oportunidades não mais serão apresentadas.
Engana-se quem ainda pensa assim, viver é também envelhecer, viver é ser um ser que um dia estará em uma fase e no outro atravessará outros destinos, seu corpo passará diariamente por transformações e pela velocidade em que tudo ocorre nem sempre poderá se dar conta tão minuciosamente do que esta acontecendo.
Aquele que consegue passar pelas fases do envelhecimento e consegue perceber claramente o que acontece e as manifestações que o corpo naturalmente apresenta, consegue encarar este declínio tão tranquilamente que a tão “famosa” beleza física nunca acabará e sim apenas será encarada de forma diferente.
Aquele que passa pelas fases da vida emocionalmente preparado consegue transformar cada fase em tempos bons, não se apoia no viço da pele como sustentáculo do viver e consegue ser plenamente belo até a finitude de seu ser.
Naturalmente acontecerão algumas perdas no que se refere ao envelhecimento do ser, porém a beleza como mencionamos no inicio de nosso texto não tem muito a ver com o envelhecimento do corpo uma vez que não são os olhos de quem nos vê quem avaliará o quão belo somos nós.
A beleza se transforma mesmo perdendo a firmeza da pele, a beleza se transforma mesmo se findando a fertilidade da mulher, a beleza se transforma nos fios brancos de nossos cabelos, se transforma nas rugas de nossos rostos, no desequilíbrio do nosso andar, a beleza se transforma naquilo que queremos que se transforme, basta olharmos para nós e enxergarmos nesta transformação tão significativa e inerente a cada um de nós aquilo que realmente somos, seres que aprendemos, seres que produzimos, seres que criamos, seres que amamos, seres que um dia acabaremos, mas seres que ganharam experiências que conquistaram sabedoria e muitos amores.
Seres que precisam mesmo com medo do desconhecido atravessar esta jornada pois ela é inevitável e sentir -se belo e pleno em cada idade é reorganizar sua própria vivencia em pról de uma beleza única, é sentir-se belo em cada fase de sua vida, é conhecer sua própria beleza sem se preocupar com os estereótipos impostos pela sociedade que vive.
Não existe uma fórmula mágica para determinarmos quem é belo em que idade, todas elas tem sua beleza, todas elas tem seu desabrochar de uma forma única e peculiar é só acreditar para que os olhos possa isso mostrar.
Quando se acredita no seu próprio estado de beleza muitas mudanças pode acontecer independentemente que seja este ser um homem ou uma mulher a beleza quando acreditada transforma o ser em um ser ainda melhor porque quando ele sabe que é belo ele conhece que a beleza vem daquilo que é e não das curvas em que seu corpo é desenhado.
Fatores simples são determinantes no desenvolvimento tanto físico quando psicológico daquele ser que acredita em sua beleza independentemente dos padrões socioculturais que vive. Um ser que se sente belo tem sua autoestima elevada e consequentemente terá uma melhor qualidade de vida uma vez que é comprovadamente sabido que aquele que mantém sua autoestima em um nível elevado consegue evitar vários transtornos tais como depressão, angustia, sentimento de menos valia dentre outros e nesta sequência sua saúde física também se favorecerá.
È Belo e plenamente belo aquele que acredita em sua própria beleza.
Desta forma, conhecer-se e enxergar-se como um ser belo é também explorar-se como alguém possivelmente capaz de transformar sua vida em uma vida melhor basta apenas entender que mesmo estando em uma idade avançada, que sua pele esteja enrugada, seu rosto com marcas do tempo que viveu, ainda assim existe a beleza essencial do ser, que cada um pode ser aquilo e aquele que quer ser, que o belo está no olhar, na história que cada um escreveu e também no toque suave das mãos daquele que sabe tocar. Basta acreditar
.

Pense nisso.

Gilwanya Ferreira
Psicóloga CRP 04/42417

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.