A felicidade e a saúde de todos nós

Endorfina, Ocitocina, Dopamina e Serotonina estes são os comprovados hormônios da felicidade.
É muito importante entendermos que para que estejamos sempre em sintonia com a felicidade precisamos em primeiro lugar estarmos de bem conosco mesmo, de nada adianta apenas falarmos da felicidade, precisamos senti-la pulsar em nosso corpo assim como pulsa nosso coração.
Não é tão simples assim, claro que não, afinal existem tantos momentos que nos fazem mal, tantos momentos que nos jogam para baixo fazendo-nos imaginar que “estamos esquecidos em algum canto da vida”, são sensações desagradáveis, perda repentina de um ente querido ou de uma pessoa especial, desencontros, situações financeiras, desamor; tantas situações que se mencionarmos aqui estaremos enumerando uma lista sem fim, mas como sabemos, situações desagradáveis normalmente as tragédias “pesam” mais na “mídia” da vida e muito de nós acostumamos a nos sentir tristes quem sabe até por medo de sermos feliz.
A perfeição de nosso organismo criou estes hormônios para nos ajudar no equilíbrio do nosso humor e consequentemente produzir o estado de felicidade.
A Endorfina tem o poder de tirar ou diminuir a dor que sentimos, este hormônio atua em nosso organismo como um analgésico e faz-nos sentir uma leve sensação de euforia fazendo-nos esquecer a dor física.

Para ativação deste hormônio podemos contar com a ajuda de alguns alimentos e um deles e digamos o que é mais conhecido é o chocolate, quem nunca em um momento de angustia não se “afundou” nos prazeres do chocolate? Porém, como também sabemos os calóricos chocolates não são recomendados para todos então a própria natureza nos deu as comidas picantes elaboradas com ajuda das pimentas vermelha ou verdes.
Além da alimentação sabemos que a dança, o canto e trabalhar naquilo que gostamos também ajudam na produção da Endorfina e assim sendo na eliminação do estado de dor.
A Ocitocina é também conhecida como o hormônio dos vínculos emocionais e o maior ativador deste hormônio conhecido na atualidade é o abraço, é através dos vínculos afetivos que este hormônio é ativado e ele está presente desde nossos primeiros momentos de vida, já no trabalho de parto a ocitocina entra em ação, pois, sem este hormônio não há trabalho de parto, o organismo feminino não consegue sequer reagir aos estímulos da contração.

A ocitocina equilibra o estado emocional evitando transtornos mentais, físicos e é somente através da produção da ocitocina que conseguimos desenvolver relações emocionais.

Este hormônio pode ser produzido através do abraço sincero, pela troca de presentes, através de vínculos afetivos sinceros e seguro.
Já a Dopamina é quem equilibra as possibilidades do prazer, é a dopamina que equilibra o amor e também a luxúria é a dopamina quem controla o aprendizado, o humor, as emoções, a cognição e também a memória.
Para que os níveis de dopamina se mantenham equilibrados é preciso manter o foco nas realizações que planejamos, procurar cumprir as metas traçadas, tentar manter a calma até mesmo no trânsito, mover-se para que consiga uma promoção dentre outros.
Portanto a dopamina esta diretamente ligada à nossas ações e ao bem estar que desejamos a nós mesmos, é buscar fazer aquilo que gostamos e temos prazer em fazer e, sobretudo é ser capaz  de encontrar alegria nos pequenos gestos que você mesmo é capaz de fazer.
Temos a Serotonina é este o hormônio conhecido como aquele que controla o mau humor, a baixa produção de serotonina além de provocar mau humor também afeta o sono, o apetite, os ritmos cardíacos a temperatura corporal os movimentos e também as funções intelectuais.

Para o equilíbrio da serotonina podemos contar com a ajuda de alguns alimentos tais como carne, peixes, ovos, leite e derivados. Podemos também ativar a produção da serotonina através de exercícios físicos regulares, manter o hábito de recordar momentos felizes de nossas vidas, contar histórias engraçadas, rir espontaneamente, tomar sol nos horários regulares etc.
Para a felicidade ser perfeita ela precisa ser um estado interior e inteiramente espontâneo, não temos como mascarar a felicidade por muito tempo e só o equilíbrio de todos estes hormônios somados à nossa vontade de viver feliz que seremos capazes de manter nosso estado de felicidade.
Para aqueles que têm um pouco mais de 50 anos não é diferente, a felicidade precisa ser o objetivo principal do viver, é necessário traçar metas diárias, objetivos específicos para que esta felicidade esteja sempre ao alcance.
Estudos apontam que a felicidade tem efeito positivo tanto na saúde mental quanto física do ser, a felicidade interfere em um todo, em todo o organismo humano.

Aquele que se sente feliz tem mais vontade de manter esta felicidade, por conseguinte cuida-se melhor, mantém uma alimentação balanceada e faz exercícios físicos com alegria, consegue manter o equilíbrio entre as funções cognitivas e procura ter uma vida tranquila inclusive preservando boas horas de sono.
Quando o idoso está feliz, se sentindo feliz todo seu sistema imunológico e cardiovascular também é beneficiado, a felicidade ativa os hormônios que são responsáveis pelo sistema imunológico, provocando uma sensação de bem estar plena.
O estado de felicidade esta diretamente ligada à saúde, aquele que tem o privilégio de sentir-se feliz por mais tempo consegue evitar maiores complicações orgânicas por mais tempo também.

Um idoso feliz tem seus níveis de glicose e colesterol dentro das normalidades que a idade exige, um idoso feliz pode conseguir compreender o que acontece com ele e como ele vive, consegue administrar “a solidão” tirando proveito do momento de privacidade que precisa ter, consegue sem deixar que o estresse se apodere dele administrar a ausência daqueles que ama compreendendo que cada qual tem suas vidas e que precisam administrá-las a seu modo.
A felicidade consegue fazer “milagres”, o estado de felicidade é pleno quando o ser pode se sentir feliz com as pequenas coisas, quando sua felicidade chega através do sorriso de uma criança, do saborear de um prato predileto, do caminhar de mãos dadas a aquele que ama, a felicidade chega no assistir um filme de terror e rir com alegria dos sustos que pode levar,  a felicidade é deixar a adrenalina dominar seu ser sem se cobrar das gargalhadas que pode dar.
Pequenas coisas que são grandiosas e beneficentes atitudes modificam para melhor aquele que pode e quer ser feliz.
Felicidade, bem estar e saúde caminham de mãos dadas pela vida, o idoso que consegue manter o equilíbrio entre estas três atenuantes consegue sem sombra de dúvida integra-se a um grupo de pessoas da mesma idade tanto física quanto emocionalmente saudáveis.
Hoje sabemos que estar e se sentir feliz é uma questão de treinamento emocional e principalmente de querer, optar em ser feliz é muito melhor do que ser um ser estressado, cansado e infeliz.
A felicidade atrai felicidade, o bem atrai o bem e sem sombra de dúvidas aquele que é feliz atrairá pessoas felizes para seu entorno e assim tudo parecerá mais leve e coloridamente mais feliz.
Pense nisso.

Gilwanya Ferreira
Psicóloga CRP 04/42417

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.