Novo ano, novas expectativas

Não são apenas os jovens ou os adultos ainda jovens que ao chegar os últimos dias do ano se aventuram a novas propostas para o ano vindouro. Os idosos também sonham com um novo ano com novas expectativas para uma vida ou o que ainda resta dela.

Na atualidade a nova geração de idosos está revolucionando o mundo com suas novas e distintas maneiras de enfrentar a vida quando se tem um pouco mais de idade. Alguns carregam as características do tempo levando junto com os anos vividos o vigor da juventude, a alegria e a vontade de viver, outros “aprendem” um pouco mais tarde o quanto é bom ser um ser na idade que esta e então transformam suas vidas em vidas para serem vividas e é neste ir e vir que  cada um  segue seu caminho, cada qual com suas particularidades, suas construções e seus desejos, cada um a sua maneira.

As festas de fim de ano são para muitos o atiçar da consciência, idosos que viveram com suas grandes famílias ou pequenas, tanto faz, que festejaram de formas diferentes estas datas não conseguem não deixar de se lembrar de detalhes ocorridos e em seus olhares podemos perceber o que ainda está para acontecer nos próximos 365 dias que irão ser recontados a partir do marco zero do ano que está terminando.

Nestas datas eles claramente lembram-se do olhar daquele filho a brilhar imaginando a chegada do papai Noel, eles se lembram dos filhos crescidos já adolescentes ao redor da mesa festejando a noite mágica do natal e os encantos da virada do ano e para quem tem netos as lembranças da alegria daquelas crianças brincando enquanto esperam pela magia do papai Noel faz renascer nas travessuras de cada uma delas um sorriso em seus lábios.

Eles se lembram daquele olhar de um irmão mais jovem que pulava de alegria ao encontrar um presente colocado aos pés da árvore tão carinhosamente decorada para a data, eles se lembram do sorriso carinhoso da mãe ao ver os (o) filhos (o) tranquilos a lhe desejar um feliz Natal ou um próspero Ano Novo, eles recordam do abraço sincero do pai aconchegando a todos.

São lembranças, são lembranças e todas estas imagens voltam à memória deixando os sentimentos mais frágeis, desencadeando múltiplas emoções.

São lembranças alegres ou tristes que todos nós vivemos e quando chega esta data, quando a cronologia da vida “vira o relógio do tempo” e recomeça tudo de novo esta nova geração também sonha, sonha com um tempo de mais saúde, mais felicidade, sonha com a perspectiva de novos reencontros, sonha com a presença daqueles que por alguma razão não aparecem mais. Sonham com novas possibilidades, novas viagens, novos amores ou a promessa de continuarem velhos sentimentos e deixa-los ainda mais fortes.

Os idosos também sabem sonhar, eles acreditam que os sonhos impulsionam a vida e não abrem mão desta doce ilusão.

Eles hoje estão mais conscientes de suas possibilidades e compreendem a necessidade de se viver melhor, eles querem ser independentes e ao mesmo tempo necessitam da “dependência” de um sentimento e na maioria das vezes é nesta época do ano que se afloram com mais intensidade todo o florescer de uma vida já vivida.

Para muitos os presentes são docemente trocados pela presença, a presença daquele que se ama ou a presença daqueles que querem dar amor. Eles principalmente nestas datas querem receber, eles querem um abraço carinhoso, eles querem falar de seus sentimentos, eles querem as mãos entrelaçadas, eles querem um beijo carinhoso.

Eles não precisam mais daqueles sapatos da vitrine, eles não almejam mais aquela roupa da moda que muitos cobiçam, eles não necessitam mais destes artefatos, eles querem muito mais que isso, eles querem sentimentos sinceros e olhares que se fixam, eles querem viver os anos que ainda têm para viver com muito mais intensidade e felicidade.

Então vamos todos respeitar, respeitar os sentimentos, respeitar o tempo de cada um.

Vamos compreender que não é porque é natal ou o iniciar de um novo ano que todos precisam estar festejando, ou presenteando. Vamos compreender que o importante é aquilo que sentimos estando nós em qualquer idade e o que importa principalmente nesta época do ano é a doação, a doação sincera de um abraço, a doação sincera de um beijo, a doação sincera de um aperto de mão ou de apenas um ouvido para ouvir.

Nós precisamos entender que quando doamos sinceramente um sentimento com certeza estamos ganhando muito mais do que doamos e para um idoso esteja ele em que idade estiver, seja ele tão “moderno” quanto pareça ser todo carinho é bem vindo, toda atenção é almejada assim como toda compreensão e desejada.

Por tudo isso e por muito mais estou aqui hoje para desejar a todos vocês meus queridos leitores um FELIZ ANO NOVO e que ele venha trazendo muito mais amor, saúde e paz para todos nós.

Um abraço carinhoso

Gilwanya Ferreira

CRP 04/42417

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.