O Valor das pequenas atitudes

 

Na maioria das vezes não lembramos que são os pequenos gestos do nosso dia a dia que fazem a grande diferença para toda nossa vida. Quem não gosta de ser bem tratado, bem atendido em um restaurante, em uma loja de conveniência, em uma padaria, sapataria, ou até mesmo no posto de gasolina e principalmente em casa por seus familiares e amigos? Pois é, não é nada mal quando naquela hora em que nem imaginamos chega alguém para nos dar aquela ajuda que não estávamos esperando.

Quando falamos de pessoas da terceira idade estamos falando de uma atenção muito mais refinada, de atitudes que podem fazer toda diferença. Quando um idoso recebe algum ato de “bondade” de companheirismo, de amizade sincera e até mesmo de ajuda quando necessita ele se sente seguro e confiante passando a também confiar e acreditar naqueles com quem convive.

Em um mundo onde as incertezas são enormes em que os medos invadam a alma e a cada amanhecer uma benção a mais é louvada pequenos atos mudam tudo, atitudes de carinho, respeito e atenção podem mudar o percurso de uma vida já vivida, podem transformar o cotidiano de um idoso em dias leves e sorridentes e consequentemente em dias menos sofridos e muitas das vezes sem as marcas das dores tão presentes nesta etapa da vida.

Não podemos negar que pequenos gestos nos deixam muito mais felizes e que também nos ajudam a viver mais, agora, imagine atos assim praticados em pessoas idosas. Idosos necessitam de atenção, necessitam de carinho, de atitude simples como sentar-se ao lado para apenas ouvir histórias contadas mais de uma vez, eles gostam que suas mãos sejam acariciadas, gostam que entrelacem seus braços em um gostoso abraço, gostam de ouvir elogios e que valorizem suas capacidades por menor que sejam elas, eles gostam de viver e os pequenos gestos como estes ajudam aumentar a autoestima, ajudam a estimular a capacidade de superação dos próprios obstáculos e também de valorização da vida.

Com certeza um mundo de surpresas agradáveis parece ficção, mas não, tudo é possível quando aprendemos desde cedo o quão é importante os pequenos gestos, o valor que as pequenas atitudes têm em nossas vidas.

Quando desde criança é aprendido o respeito para com os mais velhos, a valorização de sua sabedoria, de sua cultura mesmo que seja uma cultura popular, quando a criança cresce em um ambiente onde os valores são essenciais para a boa convivência entre gerações tudo se torna natural e tais atos são praticados inconscientemente, simples como andar ou respirar.

Praticar atos de gentileza ensina que podemos ter em nós uma capacidade cada dia maior, a capacidade de superação, de ajuda mútua e estes pequenos gestos podem também ser compartilhados não apenas para com aqueles que convivemos, mas também para com pessoas estranhas que passam por nós todos os dias e nem as enxergamos.

Ajudar um idoso atravessar a rua, carregar suas sacolas quando notamos que está sendo difícil para ele, abrir a porta do carro, pedir ao motorista do ônibus que espere mais um pouco porque um idoso caminha devagar, ceder o acento do ônibus para que ele se sente e sinta-se mais seguro, distribuir sorrisos, trocar umas palavrinhas, elogiar sua aparência, incentivar alguma atitude, dentre outras, são pequenos gestos, tão simples e que muita das vezes com o corre-corre dos dias não conseguimos pratica-los, mas quando praticados, estes pequenos gestos se tornam tão incentivadores que passam a fazer parte do cotidiano de cada um de nós.

Agir assim naturalmente, fazer o bem só faz bem e o sorriso de um idoso que se sente seguro não tem valor algum que pague.

Aprender a ser gentil é ir além de ser educado, é ser capacitado durante o decorrer de nossas vidas a um atributo sofisticado, é formar características diretamente ligadas ao caráter de cada um de nós, é gostar de viver em um mundo onde todos nós podemos ser iguais, onde a sabedoria é respeitar a subjetividade de cada ser que nos rodeia, é aprender que ética é fundamental, mas que nada é tão perfeito se não pudermos unir à ética o respeito, o amor e a gentileza.

Os pequenos atos podem fazer grandes diferenças, podem amenizar conflitos, facilitar entendimentos, podem mostrar novas oportunidades e caminhos diferentes. Fazer o bem nos faz sentirmos pessoas melhores.

Os idosos também podem ser solidários uns com os outros, podem no seu dia-a-dia praticarem pequenos gestos de cooperação para com seus familiares, para com seus netos e com quem convive. Podem compartilhar seus conhecimentos, podem ser compreensivos e atenciosos.

Praticando atos tão simples como estes eles vão fazer grande diferença no que diz respeito à qualidade de vida e o bem viver de cada um.

De acordo com pesquisas, idosos que praticam o bem são mais atenciosos, tem mais saúde mental e não tem depressão, costumam ser mais cuidadosos com sua saúde, mantendo o sistema imunológico protegido, e consequentemente mantem regulada suas emoções o que pode ajudar em muito na longevidade e na felicidade plena de cada um.

O que nos resta então é aprendermos que são os pequenos gestos que fazem a grande diferença.  Que são nossas ações que vão causar as reações que vamos receber, então vamos fazer algo agora, já, imediatamente, seja lá a idade que temos.

Pense nisso.

 

Gilwanya Ferreira

Psicóloga CRP 04/42417

Pós-graduada em Psicogerontologia

Capacitação em sexologia clínica

Atendimento domiciliar e diferenciado

Tel. de contato

37 – 9 91026261 (tim)

37 – 9 98025874 (vivo)

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.