O envelhecimento e as mudanças corporais

                         

Envelhecer é um processo natural de todo ser vivo, um processo que acontece a partir do momento de nossa concepção, cada dia envelhecemos um pouco mais.

Com o passar dos anos algumas mudanças físicas relacionadas ao envelhecimento se tornam óbvias, o aparecimento de rugas, o embranquecimento dos cabelos, em algumas pessoas o peso também pode altera, a pele enruga etc., alguns outros sintomas passam despercebidos como, por exemplo, a perda gradual do tecido ósseo a resiliência reduzida dos vasos sanguíneos dentre outros, porém estão acontecendo dia após dia.

É quase impossível notar diferenças significativas no envelhecimento de uma criança, ou de adolescentes, no entanto a partir da meia idade e da terceira idade estas diferenças começam a ser visíveis e o fato do ser adulto e já se ter vivido algumas décadas influenciará no desenvolvimento ou no mantenimento de hábitos que vão causar grandes impactos sobre a saúde e podemos dizer que tanto positiva quanto negativamente.

Entender como nosso corpo muda e por que isso acontece pode ajudar na conscientização do processo de envelhecimento, desencorajando as alterações das funções celulares, dos tecidos e órgãos que debilitam com o passar dos anos.

Conhecer seu próprio corpo, o funcionamento perfeito desta “maquina” também pode ajudar em muito no que diz respeito à tomada de decisões e medidas certas para que se possa interromper o desenvolvimento de condições tais como a diabete e doenças oculares dentre outras, que são muito comuns no avançar da idade.

Sabemos que o meio em que vivemos a forma e as condições como vivemos alteram em muito nossa saúde e em muito também influenciam no envelhecimento de cada ser humano. O ato de envelhecer é universal, mas cada um de nós passará por esta etapa de forma diferenciada uma das outras.

As diversidades do envelhecimento só dificultam para a descoberta exata das razões pela qual algumas pessoas envelhecem mais que outras. Podemos dizer que boa saúde e resistência são passadas de geração em geração como a cor dos olhos ou dos cabelos? ou que são produtos do ambiente tais como alimentos que comemos ou a exposição a compostos químicos perigosos ou doenças contagiosas? ou será que podemos dizer ser a falta de exercícios regulares? Certamente todos têm sua importância, mas ainda não sabemos qual exerce mais influência. O que se sabe é que estilos de vida saudável atrasam as várias mudanças trazidas pela idade e nunca é tarde demais começar a ter estes hábitos saudáveis que podem mudar o estilo de vida.

Podemos começar ingerindo alimentos nutritivos, eles vão ajudar garantir a boa saúde. Obter quantidade suficiente de cálcio e vitamina D em qualquer idade irá retardar o início e a progressão da osteoporose entre outras doenças. Praticar exercícios ou tornar-se mais ativo fisicamente pode aumenta o funcionamento pulmonar e diminui o risco de um ataque cardíaco, todos estes cuidados vão ajudar no envelhecimento saudável e longínquo.

O envelhecimento é o declínio inevitável da resistência do corpo levando à diminuição das capacidades, tanto mentais quanto físicas.

As alterações da idade afetam a todos nós e uma delas são as alterações que nosso corpo sofre com o passar dos anos.  O colágeno, proteína fibrilar algo como a cola do corpo, é uma das proteínas mais comuns na composição da pele, ossos, ligamentos e tendões, na juventude, ele é flexível, mas conforme envelhecemos vai se tornando mais rígido e encolhe e é por isso que a pele fica menos elástica do que antes.

Existem vários sinais que mostram que o corpo humano está envelhecendo e, como tal, é indispensável que saibamos observá-los e que possamos transforma-los a nosso favor.

Destacamos alguns fatores que são mais evidentes no envelhecimento do corpo humano,

– A Pele: – com a idade a pele fica menos elástica e é natural que surjam mais linhas de expressão, as glândulas da pele vão produzir  menos óleo, o que fará com que a própria pele fique mais seca e estragada. Uma forma de retardar tal acontecimento é utilizar cremes hidratantes e um protetor solar para proteger a pele dos raios ultravioletas.

– O Cabelo: – Os cabelos ou a ausência deles é um dos indicadores principais do envelhecimento humano, os problemas capilares podem ser provocados pelas mais variadas razões, desde o stress do dia-a-dia, aos maus hábitos alimentares, depressão, até o excesso de gorduras no cabelo e é por isso que é normal que o cabelo vá perdendo sua cor original e vá ficando cada vez mais finos.

– A Altura: – Quando um indivíduo atinge os 80 anos de idade, é comum que tenha perdido cerca de 2 centímetros da sua altura total. Essa alteração deve-se às mudanças existentes na postura normal e na compressão das articulações principais, como os ossos da coluna e os discos da coluna vertebral.

– A Audição: – A audição é um dos sentidos mais afetados pelo envelhecimento. As dificuldades auditivas iniciam-se a partir dos 40 anos de idade e aumentam radicalmente a partir dos 60. Os sons de alta frequência são mais difíceis de serem ouvidos e as mudanças no tom e no discurso passam a ser menos claras e perceptíveis. Uma das melhores soluções passa pela utilização de um aparelho auditivo.

– A Visão: – A maioria das pessoas que tem mais de 40 anos de idade desenvolve a necessidade de utilizar óculos para ver melhor. Com o passar do tempo, é normal que a visão vá ficando cada vez mais cansada e desgastada e isso pode conduzir à perda da visão noturna e da respectiva acuidade visual. Para não perder a eficácia da sua visão, é necessário utilizar óculos que tenham a graduação mais adequada para os cada um.

– Os Ossos: – Durante a vida adulta, os ossos perdem gradualmente o seu conteúdo mineral e ficam com menos força, resistência e densidade. Quando as mulheres atingem a menopausa, os riscos da perda da densidade óssea são maiores e isso aumenta as hipóteses de sofrerem de osteoporose. Para que isso não se suceda, é fundamental realizar exercícios físicos com regularidade, ingerir cálcio e vitamina D diariamente e, acima de tudo, evitar o tabaco, o álcool e em alguns casos o café.

– O Metabolismo e a Composição Corporal: – Quando começa a envelhecer, o corpo humano precisa de mais energia para desempenhar as suas funções habituais e o seu metabolismo vai diminuindo. As alterações hormonais que acontecem no organismo resultam num aumento da gordura corporal e na diminuição da massa muscular. Nesse sentido, a melhor maneira de gerir estas mudanças é ingerir menos calorias e manter ou aumentar a sua atividade física. Quando a massa muscular é fortalecida, o metabolismo fica mais rápido e funcional.

– O Cérebro e o Sistema Nervoso: – As alterações da memória são significativas do processo de envelhecimento e é normal que determinados episódios não sejam recordados. No entanto, isso pode ser melhorado e trabalhado. Com a orientação um psicogerontólogo capacitado em atendimentos cognitivos  e também a prática de exercícios físicos que aumentarão o fluxo sanguíneo e o oxigênio para o cérebro as mudanças  podem ser retardadas proporcionando melhor qualidade de vida para o idoso.

– O Coração e a Circulação Sanguínea: – O coração torna-se menos eficiente à medida que o corpo envelhece, pois é obrigado a trabalhar mais para fazer exatamente as mesmas atividades que fazia. Por conseguinte, a energia e a resistência humana vão diminuindo quando o coração necessita de trabalhar mais.

– Os Pulmões: – Com a ausência de atividade física, os pulmões fornecem menos oxigênio para o corpo desempenhar as suas funções mais básicas e isso é muito prejudicial para a saúde humana. Para manter os seus pulmões fortes, é necessário que mantenha uma atividade física regular e também a orientação de um profissional capacitado para tais exercício de técnicas de respiração.

-Os Rins: – Os rins tendem a diminuir o seu tamanho e as suas funções quando o corpo começa a envelhecer. Eles não purificam tão rapidamente os resíduos e os medicamentos que se encontram no organismo e não ajudam o corpo a lidar de forma tão eficaz com a desidratação. Nesse sentido, é fundamental que beba muita água e que elimine a ingestão de qualquer tipo de toxina alcoólica e medicamentos desnecessários.

– Mobilidade e equilíbrio: – Mobilidade de uma pessoa e o equilíbrio pode ser afetado por mudanças etárias relacionadas. Osso, articulação, e problemas musculares listados acima em conjunto com alterações no sistema nervoso são os principais contribuintes para tais problemas. As quedas podem ocorrer, resultando em danos ainda maiores  resultando em contusões e até fraturas.

– Forma do corpo: – Como um resultado de alterações ósseas do envelhecimento, a estatura do corpo pode tornar-se mais curta e a curvatura das vértebras para trás pode ser modificada. Perda de massa muscular aumentada e metabolismo da gordura reduzida também podem ocorrer. A gordura pode ser redirecionada para a área abdominal e glútea e consequentemente  manter um peso corporal ideal se torna ainda mais difícil.

– Face: – Alterações do envelhecimento também acontecem no rosto. Além de rugas e manchas da idade, o contorno facial global pode mudar. Perda global do volume do osso facial e gordura podem resultar em menos aperto da pele facial o que causa a flacidez.

– Dentes e gengivas: – Os dentes podem tornar-se mais fraco, frágil, e seco. As glândulas salivares produzem menos saliva. Gengiva também pode retroceder (puxar para trás) a partir dos dentes. Estas alterações podem resultar em boca seca, cárie dentária, infecções, mau hálito, perda de dentes, e doença periodontal.

– Hormônios e glândulas endócrinas: As alterações hormonais são vistas comumente em idosos. O mais comum é o controle hormonal do açúcar no sangue e metabolismo de carboidratos levando à diabetes. Disfunção da tireoide e problemas com o metabolismo de gorduras e colesterol também são comumente encontrados. Cálcio e vitamina D também podem ser afetados.

– Memória: – Problemas de memória são comuns em idosos. Contudo, é importante perceber que os problemas de memória menores não constituem em demência ou em doença de Alzheimer. Lapsos de memória simples, como não se lembrar de onde você guardou uma chave ou se você trancou a porta dentre outros lápsos é uma parte normal do envelhecimento.

– Imunidade: – O sistema imunológico do corpo pode ficar mais fraco com a idade. As células do sangue que combatem infecções (glóbulos brancos) tornam-se menos eficaz e podem conduzir a infecções mais frequentes.

Envelhecer, portanto é acreditar que apesar das mudanças no corpo o ser humano pode manter-se ativo e produtivo e que mesmo que o organismo sofra tais alterações, independente da causa o envelhecimento não esta vinculado unicamente a quantidade de anos que o indivíduo viveu e sim na qualidade de vida que este mesmo indivíduo teve durante o tempo vivido

Pense nisso.

Gilwanya Ferreira

Psicóloga Clínica

Psicogerontóloga

Capacitada em Sexologia Clínica.

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.