O Pai idoso

Chega uma época em nossas vidas que paramos para ver o tempo passar, paramos para sentir o aroma do perfume gostoso  aguçar, paramos para apreciar o cair da chuva, a beleza do florescer de uma rosa ou quiça das flores do campo, paramos para pensar, para sentir o coração pulsar, paramos para sentir a brisa fresca no ar, mas nunca paramos para olhar nosso pai, olhar como o tempo passou como o rosto mudou, não, não paramos para ver o quanto ele se modificou durante os anos que estivemos lado a lado, dia-a-dia e então quando isso acontece somos pegos de surpresa e conseguimos enxergar aquele jovem pai,  que para muitos de nós sempre foi o herói preferido, o exemplo, o namorado ideal, o primeiro amor e tantas outras fantasias que criávamos quando somos crianças e jovens envelheceu, as rugas já compõem sua expressão, os cabelos agora estão quase como neve, ele é agora um idoso pai.

Forte como sempre, mas agora frágil e um pouco dependente, os anos passaram não apenas para ele, passaram para nós também, hoje somos adultos, mulheres e homens que também somos pais, que também somos exemplos, somos heróis, somos amores somos tudo que a imaginação de nossos filhos criou assim como a nossa também um dia foi igual, nós também vamos envelhecer, já estamos a caminho desta etapa.

E nossos pais? Os avôs de nossos filhos ou bisavô de nossos netos?

Ele ainda está ao nosso lado, ele ainda é aquele que tudo começou aquele homem que deu origem a outros seres, aquele que se envolveu na nossa criação que nos fez seres de bem e para o bem, será que ainda temos tempo para dedicar a ele como antes um dia mesmo no corre- corre das tarefas diárias ele algum tempo nos dedicou?

Será que com o passar dos anos, conquistada nossa independência não estamos deixando eles de lado sem ao menos nos lembrarmos de que um dia comemoramos “seu dia”, o dia dedicado a todos eles, pais, na escolinha que estudávamos, em casa junto à família reunida e tantas outras situações que tanto valorizávamos?

Hoje quero falar desta data e o que ela pode significar para todos os pais e principalmente aqueles que são idosos e que muita das vezes está à mercê da vida esperando o tempo passar sem esperança, sem companhia, sozinhos deixados de lado em algum “canto” da vida.

À medida que a vida passa vamos criando nossos próprios caminhos e alguns de nós por “força do destino” voamos para longe de nossos ninhos e sem muito que poder fazer seguimos, é a lei da vida.

Nossos pais agora envelhecidos cada vez mais precisam de atenção, de cuidado, de carinho, uns vivem sozinhos, outros em asilos, outros ainda com seus familiares, eles apenas envelheceram eles estão ali e são nossos pais eles precisam conversar, de sentar à mesa sentindo que ainda pode contar com a presença dos filhos, alguns se irritam fácil com a zoeira dos netos a correr pela casa, outros se alegram com as brincadeiras, cada qual com suas particularidades, com seu jeito cria em seu mundo envelhecido como ele “situações” que o vão proteger de situações que possam surgir, mas todos eles com certeza não se opõe ao amor a ele dedicado, a atenção a ele dada, o carinho dispensado.

O tempo não precisa ser longo, todos nós “temos o que fazer”, mas é dia dos Pais, é domingo, porque não reunir seus filhos (aqueles que têm filhos) a ele e juntos programar um dia especial? Ele precisa de vida em sua vida, ele quer qualidade e não mais quantidade, talvez seja como antes quando ele também corria para casa à noite cansado e ainda tinha tempo para um abraço gostoso, um sorriso maroto e também por que não um puxão de orelha para ensinar a você o que e como deveria ser.

Ele sabe que a cada dia que passa pela lei natural da vida está mais perto o dia da “partida” ele sabe que um dia ele não estará mais com vocês.

Ele agora precisa de amor assim como um dia também nós vamos precisar, ele hoje está envelhecido, muitos já perderam a companhia de suas esposas ou junto delas envelheceram e “aquele aroma” de família reunida agora não existe mais, a casa ou seu quartinho está sempre arrumado, os chinelos, os brinquedos e as roupas não estão mais esparramados.

É um desafio, todos nós sabemos disso, os valores não são iguais, a vida moderna muita das vezes não permite comemorações a este nível, estamos às vezes “ocupados demais”. Agora com nossas próprias famílias não faz mais “sentido” comemorar esta data junto de nossos pais, precisamos pensar, repensar, mudar nossas  atitudes valorizando mais o tempo presente com nossos pais,  vamos parar para pensar, assim como no inicio eu disse paramos para tantas coisas, paramos para aquela cervejinha no bar, paramos para comemorar no happy hour com os amigos no fim das tardes de qualquer dia, porque então não tirar algumas horas para a eles dedicar?

Abrace mais seu pai, se ele chorar enxugue suas lágrimas com carinho, tenha paciência eles precisam de nós e esta data pode trazer lembranças, é o dia dos pais vamos a eles um dia todo dedicar, e para aqueles que a vida os pais levou, porque não fazer diferente, porque não um domingo diferente criar e em algum asilo, alguma casa de repouso uma visita fazer e um abraço gostoso de presente dar a aquele que por ventura não iria ganhar?

Reúna aqueles que ama, acredite que em cada coração de um pai mesmo que não seja o seu ainda brota esperança, brota alegria e um sorriso feliz, basta fazer do dia dos pais um dia especial.

Pense Nisso.

Gilwanya Ferreira

Psicóloga Clínica

Psicogerontóloga

Capacitada em Sexologia Clínica.

Compartilhe este artigo com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.